segunda-feira, 2 de julho de 2012

Muhammad Ali - Muito além do boxe

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.






E ainda assim, a ameaça do tempo vai me encontrar...
E deve me achar destemido !
Não importa se o portão é estreito...
Não importa o tamanho do castigo...
Eu sou o dono do meu destino! Eu sou o capitão da minha alma!

(Nelson Mandella - INVICTUS)



O pugilista Muhammad Ali-Haj, nasceu Cassius Marcellus Clay Jr., em Louisville, no dia 17 de janeiro de 1942. É mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito " O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999. Mas...o que o torna tão especial ?

1. Era confiante. Frequentemente se referia a si mesmo como "O maior de todos". Logo apos ganhar o 1º título mundial, chegou a perguntar à imprensa: "Com quem voces querem que eu lute? Eu estou preparado para enfrentar o melhor " . Os repórteres então indagaram-lhe: "Quem é o melhor ?" E ele lhes respondeu: "Não sei. Encontrem esse homem. E tragam-no a mim !"
2. Defendia suas posições com coragem- Numa época em que o racismo imperava, ele se orgulhava de sua cor. Ensinava: "Black is beautifull!". Combateu ferozmente a discriminação racial. Chegou a se recusar a servir no exército durante a guerra do Vietnã: "Nenhum vietcongue jamais me ofendeu, jamais me chamou de crioulo!". Foi penalizado por isso: Perdeu seu título mundial, foi proibido de lutar nos Estados Unidos, foi condenado a 5 anos de prisão (se livrou da cadeia pagando uma fiança de U$ 10,000.00). Mas continuou firme. A lição: Toda decisão tem suas consequências...

3. Criava aberturas em seus adversários.- Frequentemente provocava seus adversários para desestabiliza-los psicologicamente. Das 17 vezes em que disse em que round venceria, acertou 14. Ele os intimidava: "Você é muito feio para ser campeão mundial"- disse a Joe Frazier. "O que vou fazer com Joe Frazier pode ser considerado ilegal ".
4. Tinha uma tecnica encantadora. - Ao perceber os tornozelos fortes dos bailarinos, começou a estudar balé. Isso lhe deu um jogo de pernas fantástico, que aliado a seus golpes contundentes, devastava seus adversários. Frequentemente dizia de si mesmo: "Estou flutuando como uma borboleta e ferroando como uma abelha". Bruce Lee confessava que era fã de Ali e estudava suas lutas a fim de melhorar sua performance.
5. Sabia enfrentar adversidades.- Em seu primeiro título, lutou o ultimo assalto cego, devido a uma substancia que passaram nas luvas de seu adversário. Ao ter o título cassado em 1967, voltou a lutar após 3 anos parado. Perdeu para Joe Frazier. Percebeu que não tinha mais o jogo de pernas e os reflexos de jovem. Não se abalou, passou a lutar usando a inteligencia e a estratégia, fez outras lutas, conseguiu uma revanche e venceu. Em 1973, lutou - com o maxilar quebrado- 12 assaltos com Ken Norton , e o venceu!. Ao perder o título em 1978 para Leon Spinks, pediu uma revanche e recuperou o título. A lição: Todo fim também marca um novo começo.
6. Tinha números impressionantes.- Medalha de ouro nas Olímpiadas de Roma ( 1960), 3 vezes campeão Mundial de boxe, 61 lutas ( 56 vitórias, 37 nocautes). Venceu os maiores boxeadores de sua época: Foreman, Liston, Shavers, Frazier, Quarrie, Chuvallo, Petterson, e Folley. Sua luta contra George Foreman, no Zaire é até hoje considerada "A Luta do Século". Por diversas vezes anunciou-se a luta entre Ali, o campeão mundial do profissionais, contra o cubano Teófilo Stevenson ( 3 vezes campeão olímpico de boxe). Infelizmente, devido a problemas técnicos e políticos esse confronto jamais ocorreu.
7. Era um líder- o verdadeiro líder não precisa dar ordens, ele inspira as pessoas a dar o melhor de si. Ali era um mestre nisso. Seja com brincadeiras, seja com sua grande confiança em si mesmo. Ali foi o lutador que tornou o boxe um verdadeiro show bizz. Fez com que as pessoas tivessem orgulho de serem negras e vergonha de serem racistas. Negociou - com sucesso - a liberdade de cidadãos americanos reféns em um país árabe. Após se retirar dos ringues, devido ao mal de Parkinson, passou a angariar fundos de  pesquisa para a cura da enfermidade. Seu instituto já distribuiu 232 milhoes de refeiçoes ao redor do mundo além de comida e suprimentos médicos para crianças no México, Indonésia, Marrocos e Cote D'Ivoire.Inúmeros governos e organizações o premiaram por seus esforços para tornar este mundo um lugar melhor.  Ainda está em dúvida? Veja o vídeo abaixo ate o fim




Nota do autor: Infelizmente, no dia 03/06/2016, o mundo perdeu este grande atleta e mestre na nobre arte. ele lutou contra o Mal de Parkinson por 32 anos

Manoel Felipe M de Albuquerque
Faixa preta em medicina veterinária e blogueiro nas horas vagas. Via os desenhos animados do Ali quando era criança. Hoje ama a vida e trabalha para ser o capitão de sua alma




Referências:

Imagens: Divulgação
Se você gostou desse artigo, poderá gostar também de :

Floyd Patterson
Bruce Lee: O Pequeno Dragão

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan