segunda-feira, 27 de agosto de 2012

KENJUTSU

Não me empunhe por orgulho
Não me desembainhe sem motivo
Não me guarde sem honra 
(Canção da espada)



KENJUTSU significa literalmente , "arte da lâmina" ou "técnica da espada". Para o samurai, o sabre não era apenas uma arma, mas um símbolo de honra e bravura. O treinamento do samurai começava ainda  criança, quando eram mandados para as escolas de kenjutsu para para aprender:

  • O manejo técnico e habilidoso das armas da época: daisho ( 2 sabres: o katana e o wakizashi), naginata (alabarda) e kyu (arco e flecha);
  • A arte da estratégia;
  • Disciplina, auto controle e formação de caráter;
  • Os rituais de conduta e  etiqueta.
Para fazer parte da classe guerreira, primeiro se exigia berço: apenas descendentes de nobre poderiam portar 2 espadas. Além disso o samurai ainda tinha que se orientar pelo código de ética, o bushido ( caminho do guerreiro).

Com o advento das armas de fogo,  e a abertura do Japão ao ocidente e a subsequente proibição de se portarem espadas, a maioria das mais de 200 escolas de kenjutsu encontrou seu fim. Poucas continuaram praticando seus ensinamentos em segredo familiar. Uma das formas de preservação foi - apos a 2ª Guerra Mundial de um novo esporte: o Kendo ( caminho da espada).  Provendo-se de recursos como bogus(armaduras) e shinai(espadas de bambu), o Kendo permite que as técnicas ensinadas na época dos Samurais sejam ainda praticadas, porém, com uma considerável limitação quanto aos estilos e técnicas exploradas mais profundamente no Kenjutsu. 

Sensei Kuroda


O Treinamento

Exitem diversos estilos de kenjutsu e sua pratica  varia de acordo com o estilo em questão. Na maior parte dos estilos o treinamento se baseia em katas (formas pré-arranjadas). Em alguns estilos, a prática dos katas é complementada por treino de luta utilizando bogu
No treinamento de katas, normalmente, é utilizada uma espada de madeira semelhante a uma katana, chamada bokken ou bokuto. Cada estilo de kenjutsu costuma impor medidas específicas de comprimento, largura e curvatura para o seu bokuto.
Já no treinamento de luta, os dojos que o fazem utilizam alguma forma de proteção para evitar lesões graves. A maior parte utiliza o mesmo equipamento de proteção do kendo, composto por bogu (armadura) e shinai (espada de bambu). Outro equipamento que também pode ser utilizado para lutar é o fukuro-jinai, uma espada semelhante à shinai do kendo, mas com o mesmo comprimento que uma katana e construído a partir de várias tiras de bambu cobertas por um revestimento de couro.
Alguns estilos praticam também corte (tameshigiri e suemonogiri) com shinken(espada de metal com corte).
Cabe lembrar que cada estilo tem características próprias de treino. O praticante já começa o combate com a espada desembainhada. Existem tantas sutilezas no desembanhar do katana, que existe uma arte marical própria para isso: o IAIDO. 

Golpes como o corte de baixo para cima, horizontais, apoiar o dorso da lâmina com as mãos, lançar a espada, ajoelhar-se enquanto golpeia e outras formas antigas e que não foram incluídas na elaboração do kendo esportivo são aplicados a partir das quase 60 posturas de combate. Destaque importante é o estudo do combate com duas espadas, mais conhecido nos filmes e livros sobre o lendário samurai Miyamoto Musashi.

No Brasil e na America do Sul, o Kenjutsu tem sua representação pela Confederação Brasileira de Kobudo (CBKO) e o Instituto Niten, onde se encontram escolas antigas como o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu do samurai Miyamoto Musashi ; o Suiyo Ryu  (do Lobo Solitário) ; o estilo mais antigo de todos , o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu Kenjutsu , o Kassumi Shiinto Ryu Kenjutsu e outros.
Seu maior divulgador na América do Sul é o mestre Jorge Kishikawa, oriundo do kendo. O sensei Kishikawa foi por diversas vezes campeão nacional de kendo e já conseguiu um 4º lugar no mundial de kendo. Atualmente se dedica ao estudo do Kobudo (armas) japonês e do kenjutsu do Niten Ichi Ryu. Existem outros praticantes de kenjutsu espalhados pelo Brasil, mas são pouco conhecidos.

Regras da competição

Os torneios são realizados de acordo com os regulamentos da CBKob e permitem aos atletas combaterem e escolherem as suas armas. Os atletas podem optar por combater com a espada menor apenas, espada maior, ou com as 2 espadas.

O combate é realizado em uma quadra de 10m x 10m sendo que há o en (círculo) no seu interior , semelhante a arena do sumo. O atleta obtém a pontuação com o yuko (bom golpe) equivalendo a meio ponto , ou com o ippon (golpe certeiro) o equivalente a 1 ponto. São necessários dois "yuko" ou um "ippon" para se vencer nos torneios oficiais. O tempo oficial é de 3 minutos.
Esta forma de pontuar advém dos próprios combates dos antigos samurais com espadas, quando era raro, senão impossível , vencer o adversário com um só golpe certeiro. Além de que, minar o adversário pouco a pouco fazia parte de muitos estrategistas da época dos samurais.
O atleta que, durante o combate de kenjutsu, deixa parte de seu corpo fora do en, consagra o "yuko" ao seu oponente, raciocínio comparável ao sumô (no caso do sumô, sair do círculo consagra ippon ao adversário).


Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Médico Veterinário, acredita que o progresso acompanha a prática;
 que o bem pode vencer o mal e que aquilo que é realmente bom nunca morre



REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA
Aizen

Imagens: Divulgação

Se vc gostou deste artigo, vai gostar também de:
KOBUDO JAPONES
NAGINATA
Esgrima e Espadas I
Espadas Chinesas

10 comentários:

Outsiders disse...

Qual a diferença entre Kendo e Aikido?
Pode parecer meio estranho, mas existe a ligação dos mesmos com Kenjutsu.
Kendo é uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Diferenciou-se deste último depois da proibição do uso de armas no Japão no fim da década de 1860, enfocando mais o aspecto esportivo ao invés da eficiência em combate.
O aikido é uma arte marcial criada no Japão nas décadas de 1920 a 1960 pelo mestre Morihei Ueshiba, a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam O-Sensei ("grande mestre") ou Fundador. Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto).

Outsiders disse...

Qual a diferença de ninjutsu e kendo? Quais suas origens ??
O Ninjutsu, também conhecido pelo termo Ninpō, é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões e assassinos (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI).
Consistia num conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas (Sengoku Jidai), a utilização de espiões caiu em desuso. Muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato, sendo responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias atuais. Kunoichi (a mulher ninja) era utilizada para seduzir o inimigo, e utilizava-se de ervas para envenená-lo, matando-o ou tirando-o de combate por vários dias, sendo este método usado sobretudo em generais.

O kendo ou quendô é uma arte marcial japonesa moderna (gendai budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. O praticante de kendo é chamado de kenshi ou kendoka.
No Japão, desde os seus primórdios, dentre vários armamentos, a espada vem sendo reverenciada. Isso se deve ao fato de haver muitas histórias relacionadas à espada, nos mitos e lendas japonesas. Além disso, as espadas eram ofertadas como tesouro divino aos templos ou recebidas como símbolo da nomeação de um generalíssimo.
Apesar de ter sido originalmente, criado no Japão, foi na Coréia que o Kendo se popularizou e tornou-se mais agressivo, quando movimentos do taekwondo e hapkido foram integrados a esse estilo deixando-o mais dinâmico.

Praticar ambos!!!

Outsiders disse...

A arte marcial ''KENDO'' serve para defesa pessoal ?
Cara, Kendo é uma arte marcial que foi usada por Samurais, entretanto faz uso basicamente de espadas ou espadas de madeira. Se você andar com um pedaço de madeira ou usar uma bengala, com certeza irá se defender muito bem.
Na parte nua de mãos, praticamente não há golpes e, por isso para a Defesa Pessoal , fica limitada ao uso de espadas ou de cabos de madeiras. Dizem que é uma excelente arte marcial, que foca os pontos vitais do adversário, mas para o dia-a-dia não creio que tenha muita efetividade.

Quais os beneficios do kendo?
Bom, os psicológicos sao o aumento da capacidade de raciocinar sob pressao e com grande aproveitamento. Mais coragem para exercer atividades do dia a dia.
Os físicos são o aumento da agilidade, da força, da mobilidade e da compreensão na reação a certos eventos.

OBS.: Apesar de existir o Kendo, não se deve confundir como KEMPO, que é uma arte marcial que faz uso de golpes com as mãos e pés e que também é uma excelente luta "Kick and Punch". O Kempo é uma ótima arte marcial.

Outsiders disse...

O kendo é uma arte marcial japonesa inspirada nas técnicas de samurais do Japão. Kendô literalmente significa "caminho da espada" em japonês. É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o Kenjutsu. O Kendô lida com as habilidades físicas e mentais necessárias para o confronto. O objetivo do Kendô não é apenas desenvolver a habilidade física de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem eventualmente serem aplicadas na vida real. No Japão, é uma das mais disseminadas artes marciais, mas é também popular nos Estados Unidos, Coréia, Europa e também no Brasil, que tem a honra de ter alguns dos melhores Kendocas do mundo. Apesar de existir desde muito tempo, ela é considerada moderna porque foi desenvolvida a partir de técnicas tradicionais ainda mais antigas do país oriental. A prática se espalhou pelo mundo junto com os imigrantes japoneses e chegou ao Brasil por volta de 1908. O combate é feito com espadas, normalmente de bambu, e o treinamento visa o aperfeiçoamento da arte marcial, não a vitória em si. Os atletas devem atingir alguns locais do corpo do adversário (cabeça, pulso, pescoço e peito) e a vitória acontece quando o combatente consegue atingir duas vezes consecutivas um desses alvos ou três deles em cinco minutos. Há também diversas graduações na arte marcial e, durante os exames, a aplicação das técnicas de combate são observadas e julgadas.
Existem três tipos de espada: a shinai, de bambu, a bokotu, de madeira e a katana, de lâmina. No início, o atleta aprende a arte marcial utilizando a espada de bambu, que é a mais comum. A mudança de espadas normalmente acontece após as mudanças de nível dentro das graduações. Os trajes necessários para prática do kendo são o hakama (pernas) e keikogi (tronco). É necessário se atentar às cores dos trajes, já que apenas três são as permitidas. As roupas brancas normalmente são para as mulheres, o azul escuro (padrão) e o preto, este utilizado nos maiores níveis. Além das roupas, é necessário também usar uma máscara para kendo, que protege o rosto dos golpes do adversário. O bogu, a armadura, pode ser utilizada desde o começo dos treinos.
Durante os combates, os lutadores devem tentar atingir quatro regiões do adversário: a cabeça, o peito, o pescoço e o pulso. Cada uma dessas regiões vale um ponto. Entretanto, não é apenas conseguir atingir os alvos que é importante. A técnica e a qualidade do golpe também são avaliadas. Para vencer, o atleta deve atingir duas vezes consecutivas um desses alvos no adversário ou deve atingir três desses alvos em cinco minutos.
Não existem faixas de cor para diferenciar a graduação, como acontece em algumas artes marciais, como judô. As graduações do kendo são expressas como “título”. Para realizar os exames, é necessário ser federado e existem diferentes frentes que variam de acordo com a graduação pretendida. Os níveis vão 1º dan ao 8º dan, sendo esta a graduação máxima.

Fonte: http://www.kendo-fik.org/

Outsiders disse...

Diferenças entre o Kendo e o Kenjutsu

No início do século XX algumas artes marciais do Japão, principalmente por influência do fundador do Judô, Jigoro Kano, passaram a adorar o sufixo "Dô", que significa Caminho, para denotar este objetivo em sua prática.

Alguns estilos tradicionais dos Samurais, seguindo esta tendencia, substituíram a partícula "jutsu" por "dô". Por exemplo, o estilo de Jojutsu, Shindo Muso Ryu, passou se chamar Shindo Muso Ryu Jodo (embora ainda use o termo Jojutsu ao lado de Jodo) e diversos estilos de Iaijutsu passaram a utilizar tambem o termo Iaido.

Já o caso do Kendo e do Kenjutsu é diferente.
"Kendo" não é um termo que substituiu a palavra Kenjutsu, mas uma arte marcial inteiramente nova criada já no século XX, a partir da simplificação e regulamentação da prática do treino de combate com uso de equipamento de proteção (Gekken) praticado por alguns estilos de Kenjutsu no fim do século XIX e começo do século XX.

No treino de Kenjutsu engloba o Kendo, todas as suas técnicas e conceitos, mas vai além, em direção à essência da espada samurai, chegando no mais próximo possível hoje do combate dos antigos Samurais do Japão feudal.

Fonte: Instituto Niten

Outsiders disse...

Quais as diferenças entre o Kendo(técnica samurai de espada) e o kenjutsu (tecnica ninja de espada)?

Bom, no enunciado você separou o Kendo do Kenjutsu como um sendo usado por samurais e o outro por ninjas, mas na verdade não é essa a definição correta.

O Kenjutsu é a Arte do manejo da espada japonesa (as do tipo Kashima no tachi). Toda a técnica executada com um sabre japonês é considerada kenjutsu. Mas existem diferenças entre os estilos kenjutsu samurais e os estilos ninja. O Niten Ryu Kenjutsu (do samurai Miyamoto) é muito diferente do Itto Ryu Kenjutsu (também samurai). E esses se diferem também do Kenjutsu Shinobi (como o Kenjutsu Iga Ryu).

O Kendo é uma arte marcial moderna. Uma versão esportiva do Kenjutsu, onde se usam espadas de bambu (shinai), máscaras protetoras, armaduras e todo o equipamento de proteção necessário para tornar a competição segura.

Isso é tudo.
Oyasuminasai!

Outsiders disse...

Qual a diferença entre Kendo e Kenjutsu?
Kenjutsu é "a técnica da Espada" e kendo é "o caminho da espada". Kenjutsu tem as técnicas antigas, incluindo técnicas muito perigosa que não são vistos no kendo. Mais especificamente, o kenjutsu é matar oponentes e kendo é fazer com que os outros vivem.

Agora, aqueles que praticam kenjutsu não para o seu desenvolvimento pessoal e disciplina para matar ninguém. Pelo menos no Japão.

Kendo era um método de formação de kenjutsu. Os antigos guerreiros japoneses inventaram shinai para que não se machucar durante o treinamento. Então, pouco depois, eles inventaram armadura que estava próxima do que temos agora.

(Ref: Quem praticar Kendo no Período Edo?)

Kendo tomou seu próprio caminho e tornou-se o kendo que temos agora. Estamos habituados a ter as técnicas antigas, como golpes com os pés e tudo, mas não são utilizados hoje em dia ainda em formação. A razão é fácil. Nós não kendo magoar os outros, mas treinar e crescer juntos.

Kendo e Kenjutsu agora têm os mesmos propósitos e conceitos, que é a disciplina ea desenvolver-se até tornar-se uma melhor auto.

Kenjutsu é basicamente de kata (forma) orientado (com ou sem um parceiro), enquanto kendo envolve mais interação física com um parceiro.

Outsiders disse...

Quer saber qual a diferença das técnicas e da historia entre kendo,kenjutsu,iaido,iaijutsu, haedong gumdo e outras artes marciais de uso de espada?
a diferença entre kendo e kenjutsu é: o kenjutsu é o pai do kendo, era o kenjutsu que os samurais treinavam, só que com bokken e tinha sequencias de katas e eles lutavam um contra o outro. O kendo surgiu depois e é treinado com shinai, porem nessa arte eu acho que não há katas, só luta. Além de eles treinarem com toda aquela proteção e no kenjutsu eles treinarem sem nada.
A diferença entre iaido e iaijutsu é: NÃO HÁ DIFERENÇA, são dois nomes diferentes para duas artes marciais iguais.

SE VC QUISER SABER MAIS PESQUISAR NO INSTITUTO NINTEN

Outsiders disse...

Mas esse "kenjutsu" que está no imaginário popular NÃO existe. Se me permite compartilhar uma opinião, é um termo absolutamente genérico que abrange qualquer tipo de manuseio/habilidade com espadas, e não necessariamente japonesas! O termo mais adequado seria "koryu", ou escola clássica. Quando alguém dizia que era entusiasta do "kenjutsu", era necessário perguntar "qual escola" para se ter uma precisão.

Entretanto, conceitualmente, os termos kendo e "kenjutsu" significam o MESMO tipo de prática e vivência: treinar espada, independente de peculiaridades entre as escolas. Daí achar que são coisas "diferentes" é um equívoco. Existem escolas de koryu que usam de bogu para treinamento (como Nakanishi-ha Itto-Ryu) e outras que focam em kata. Não existe uma "melhor", o que existe são as visões dos mestres e praticantes aplicadas ali.

Só um adendo, em Kendo prefere-se o uso do termo "bokuto" a "bokken", mais difundido para o Aikido :)

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Grato pelos comentarios. Voce estuda kendo no instituto Niten?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan