( Por Kanshu Sunadomari*)
Uma vida de treinamento: Perseguindo técnicas que tocam o coração do nosso parceiro.
O seguinte texto é formado por instruções dadas por Kanshu Sunadomari Sensei no 351º seminário de faixas – pretas, em 23 de janeiro de 2005, na cidade de Kumamoto, Japão. O texto foi originalmente publicado no aikido journal e traduzido em portugues no blog aikido impressoes em 22/11/2011.
A prática do taisabaki (o desvio do corpo)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXbvGcbDj8PAbTwmtsXvE4ZKJn52knqBfXXzf0Y3JLmB33OuLwnQ5wHaLnr7Q8OeazLbnPbFgTW34LXywTFtoPfrhFgb_D47vFbSIFeQsMj9wI7XYlCvUOeepBe-azkQIlm7gi18ZS9YA/s1600/artigosKotegaeshi.gif)
O esforço em desenvolver técnicas que transportam o seu espírito
Nós devemos desenvolver técnicas que incorporem e expressem nossos espíritos. Quando envelhecemos, técnicas que não transmitem o espírito através do corpo físico não possuem significado algum. Pregar sobre o amor sem ser capaz de transmiti-lo á outros é infrutífero. Temos que alcançar um ponto em que consigamos manifestar fisicamente o espírito através do nosso corpo. Justamente o que o Fundador se referia em suas palavras “Aiki é amor” e “fazer com que o inimigo deixe de ser inimigo”. Precisamos gastar uma quantidade significativa de tempo estudando como incorporar essas ideias em nossas técnicas.
O uso crescente da força física leva para a autodestruição
O corpo é um veículo para o espírito
Recentemente, incidentes de crimes violentos estão aumentando cada vez mais e mais, fato notado pelos jornais e no dia a dia. Eu interpreto isso como um sinal de que os corações de todos estão “murchando”. Uma “pessoa” é um espírito em um corpo físico. (Em japonês, “hito”, a palavra para pessoa, pode ser escrita com dois caracteres kanji que representam “espírito/alma”, “consertar”, “amarrar” ou “manter”). Durante nossas vidas, nossas aspirações e o propósito por trás de nossas ações nos formam e podem servir para elevar e melhorar nosso espírito ou nos tornar presas das tentações do mal.
Direcionando nossas visões na realização da visão do fundador de um “Paraíso na Terra”
A cada seminário, participantes se enfileiram e Sunadomari sensei permite que cada um agarre o seu pulso e sentir a sua técnica. Esse método nos permite sentir seu poder Kokyu e “pegar” a sensação do estado mente/espírito que ele desenvolveu como resultado de mais de sessenta anos de pratica. No instante em que alguém o agarra o poder de luta desaparece e uma energia igual á força do ataque retorna para você. Na fração de um segundo se tornar sensitivo e perceptivo o bastante para alcançar a essência do movimento do sensei Sunadomari é algo extremamente difícil de se conseguir.
“Bu (do) é amor. O verdadeiro Caminho marcial do Japão é um espírito de paz que luta para pacificar o conflito antes que ele se manifeste. Isso é (o caminho do) Aikidô. Em épocas passadas, o Caminho das artes marciais era uma ferramenta usada para matar e conquistar. Ainda quando tudo era dito e feito, tal Caminho era ‘desencaminhado’ e levava a autodestruição. Aikidô, no entanto, é (o Caminho da) harmonia, é a manifestação do vasto e fundamental universo. Sem a compreensão desse espírito é impossível haver progresso no Aikidô e (praticá-lo) não tem nenhum significado. Nutrindo essa compreensão, Aikidô também se torna um método de autodefesa e um regime de saúde e beleza.”
(Morihei Ueshiba, em 26/05/1961).
*Kanshu Sunadomari é autor do Livro A Iluminação Através do Aikidô. e ensina aikido em Kumamoto(JA) |
Referências:
Aikido Journal
Aikido Impressões
0 comentários:
Postar um comentário