segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Zanshin: O estado de alerta




Onde está o guarda-chuva ?                           



Zanshin
     Ao cabo de dez anos de aprendizagem, Zenno achava que já podia ser elevado à categoria de mestre zen. Em um dia chuvoso, foi visitar o famoso professor Nan-in. 
     Ao entrar na casa de Nan-in, este perguntou:
     - Você deixou o seu guarda-chuva e os seus sapatos do lado de fora?
     - Evidente - respondeu Tenno. - É o que manda a boa educação. Eu agiria assim maneira em qualquer lugar.
     - Então me diga: você colocou o guarda-chuva do lado direito ou do lado esquerdo dos seus sapatos?
     - Não tenho a menor idéia, mestre. 
     - O zen budismo é a arte da consciência total do que fazemos - disse Nan-in. - A falta de atenção nos pequenos detalhes pode destruir por completo a vida de um homem. Um pai que sai correndo de casa, nunca pode esquecer um punhal ao alcance do seu filho pequeno. Um samurai que não olha todos os dias a sua espada, terminará encontrando-a enferrujada quando mais precisar dela. Um jovem que esquece de dar flores a sua amada, vai acabar por perde-la. 
     E Zenno compreendeu que, embora conhecesse bem as técnicas zen do mundo espiritual, havia se esquecido de aplica-las no mundo dos homens.

(Conto Zen)

O conto acima reflete um princípio básico das artes marciais: Zanshin: o estado de alerta. Zanshin pode ser avaliado de várias formas:
Do ponto de vista físico permite que os parceiros pratiquem técnicas potencialmente perigosas em segurança, por dominarem a técnica.
Nos campos profissional e pessoal, trata de observar e /ou evitar as  atitudes que podem gerar futuros problemas, como por exemplo, o impacto que uma mesa de trabalho desarrumada causa em um cliente ou em seu chefe. Ou mesmo de observar os passos sutis da concorrência.
De forma alguma Zanshin deve representar uma paranóia onde o praticante acha que pode ser atacado a qualquer momento e - por medo- não saber diferenciar o peixinho de aquário  do tubarão. De certa forma, Zanshin se refere a posturas de neutralidade e não-agressividade ou de ficar numa postura de  forma a estar sempre pronto para ação. Zanshin também é o contraponto da devoção exclusiva à técnica. Você deve aprender a não focar exclusivamente nas suas ações mas ser atento e receptivo a todas as atividades que o cercam.
Contam que o sensei Ueshiba, certa vez foi procurado por um individuo que gostaria de aprender com ele. O homem se identificou como um artista marcial. O Kaiso logo lhe perguntou quantos passos ele havia dado do portão de entrada até aonde estava, naquele momento. O homem se mostrou surpreso e disse que não sabia. Então O-sensei lhe perguntou: "Que tipo de artista marcial é você, que não presta atenção no que se passa ao seu redor?"


Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Na busca pelo estado Mushin-Zanshin
Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan