E aí surge a grande pergunta: Será que a prática de artes marciais – além de melhorar nossa saúde física, consciência corporal etc – pode também nos ajudar a melhorar as relações, desenvolver maior estabilidade, equilíbrio emocional, relaxamento, e - principalmente - nos ajudar a superar em alguma medida a nossa raiva, inveja, orgulho, torpor, autocentramento…? Ou será que essa é uma visão muito romântica e idealista das artes marciais?
“A mentalidade do estudante no aprendizado de artes marciais é a de superar os seus problemas e se fortalecer. Todo mestre deveria exigir isso de seus estudantes. Seja para enfrentar situações caóticas, ou mesmo crises financeiras.
Eu acredito que aqueles que continuarem a usar a violência como uma solução vão declinar.
Aqueles que usam WT apenas para lutar – pensando que pode-se enfrentar até 9 oponentes de uma vez – bom, eu digo que isso não serve de nada para resolver os problemas da nossa sociedade.”
(Yip Chun,professor de WT e filho do patriarca Yip Man)
Acredito nesse processo de transformação. No potencial para o melhor e – infelizmente- também para o pior. E agora que tenho a oportunidade de partilhar o pouco conhecimento que tenho, a questão maior passa a ser como explorar esse potencial de forma mais proveitosa, direta e com resultados mais rápidos e evidentes.
Machucar os outros é fácil. Aplicar a AM na vida... Esse é o verdadeiro poder !
Bons Treinos
Machucar os outros é fácil. Aplicar a AM na vida... Esse é o verdadeiro poder !
Bons Treinos
Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque Acredita que o bem pode vencer o mal e que o verdadeiro amor nunca morre. |
0 comentários:
Postar um comentário