Aikido não é um sistema de como lutar, mas sim um sistema sobre como não lutar, sem a pretensão de proteger ou aumentar o ego, mas potencialmente, de erradicá-lo. Os valores (da Arte) estão em promover qualidades diametricamente opostas às advogadas para uso 'na rua'.
(David Lynch, Aikido Journal, # 120)
Estudar uma arte marcial é muito diferente de estudar um método de combate. Envolve principalmente conseguir evitar conflitos, ou resolve-los da melhor forma possível ( preferencialmente sem lutar). O cinema muitas vezes vende uma imagem irreal de que o bom defensor é um campeão, um sujeito que consegue se impor através do medo que coloca em seus adversários ou dos ferimentos que lhes provoca. Nada mais falso. Essa não é a postura de um líder, de um sujeito que faz a diferença. É apenas uma postura equivocada de um valentão com pouca ou nenhuma massa cinzenta. Vamos estudar algumas situações abaixo:
Postura de quem é inseguro "até umas horas"...
|
Discussões Domésticas
Saindo do dojo, você percebe que um casal - no interior de um carro- está discutindo calorosamente e em voz alta, com nítida desvantagem para a mulher. O "cão de guarda" - se arriscando a provocar uma briga ou mesmo levar um tiro- vai ate o carro e pergunta de forma arrogante "o que esta acontecendo". O verdadeiro protetor sabe que pode ser apenas uma briga doméstica que pode - ou não- trazer consequências maiores. E sabe também que nesses casos são comuns as reconciliações entre o casal. Assim, anota a placa do carro e chama a policia para resolver o assunto. O defensor age fisicamente APENAS se houver uma agressão física.
Defesa de Pseudo Vítimas
Você vai ao barzinho com sua namorada. Dois palhaços passam por vocês e mexem com ela. Seu sangue sobe imediatamente. Ela olha pra sua cara e fica esperando sua reação, sem dizer nada. Você parte pra cima dos caras e ela fica tentando apartar a briga, como se ela mesma não a tivesse provocado. Vencendo ou perdendo, você acha que fez bem em defender sua pobre e indefesa mulher. Parabéns, você caiu no conto da pseudo-indefesa vítima.
Defender uma mulher é algo belo e honrado, mas é importante perceber que no mundo moderno, raramente mulheres são vitimas indefesas. Sabem se defender - e muito bem- de assediadores e bundões distribuindo 'foras' . Assim, se ela não esboça qualquer reação ao ser assediada provavelmente (e infelizmente) está dando um atestado de que gosta daquilo que ouve, sente e vê. Além disso, algumas mulheres têm um certo prazer em ser disputada por vários homens. Essas costumam fingir que são indefesas aos “gaviões” e esperar que você tome alguma atitude. É uma forma dela provocar ciúmes (dependência) em você e ao mesmo tempo ser o centro das atenções. Se um garanhão mexe com sua namorada e tudo o que ela faz é ficar sem jeito e olhar pra sua cara como que dizendo “Pega, Rex!”, tenho más notícias pra você: Você não mostrou ser um defensor, mas sim um vira-lata amestrado ( pronto para servir). E não se mostrou nem um pouco atraente para a moça....
Um defensor consciente -ao perceber que esta sendo usado - possivelmente questionaria por que a garota não se defendeu da mesma forma que se defendia quando solteira. Entraria em ação física apenas se o assediador tentar tomar sua namorada/parceira à força contra a vontade dela ou se ela claramente o rejeitar e der-lhe um fora e mesmo assim o paspalho insistir e persegui-la.
Sendo Pro-ativo(a)
Aprenda a conjecturar possibilidades. Por exemplo, ao entrar num banheiro masculino e perceber que ali dentro existe uma criança desacompanhada, demore-se um pouco mais (ate a criança sair). Isto vai inibir a ação de um agressor/sequestrador. Se a criança estiver perdida, chame a segurança e deixe-a sob seus cuidados.
Você esta tarde da noite no estacionamento de um shopping ou de um grande supermercado e nota que - num carro próximo - uma senhora esta sozinha colocando as compras no veiculo. Deixe o carro ligado e fique de prontidão ate ela sair. Sua presença devera ser suficiente para impedir a ação de diversos espertinhos. Assim, mantenha suas portas trancadas e os faróis acesos ate a mulher em questão entrar no carro. Caso perceba uma movimentação estranha, anote a placa do carro e chame a policia.
E, se você for a mulher do exemplo do estacionamento, evite ir sozinha até seu carro. Chame um segurança para acompanha-la, principalmente se observar movimentos/pessoas suspeitas.
Bons treinos!
Referencias: Aikido ITN
Imagens: divulgação
0 comentários:
Postar um comentário