domingo, 1 de dezembro de 2013

UKEMI

 Por Mitsugi Saotomi *



(Traduzido por Gustavo Castilhos)



A prática do Aikidô requer a presença de um parceiro. Alguns exercícios podem ser feitos isoladamente para aprimorar sua força ou habilidades técnicas, mas a chave para o bom treinamento está na interação entre uke e nage. Algumas pessoas incorretamente simplificam as definições de uke e nage como "atacante" e "defensor". Tal simplificação é enganosa com relação à verdadeira natureza e importância dos papéis de nage e uke. Mais corretamente, nage significa "aquele que projeta" e uke significa "aquele que recebe a força". Se você pensa em termos de atacante e defensor, é provável que você considere o papel de nage, aquele que é atacado e executa a técnica, como o papel importante, e o papel de uke como meramente fornecer ao nage um corpo no qual praticar sua técnica. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Ukemi é a arte de ser uke, e a qualidade da prática do nage depende de quão bem o uke aprendeu esta arte. Ukemi envolve criar as condições que tomam uma dada técnica apropriada, responder corretamente aos movimentos do nage, e levar qualquer queda que conclua a técnica. Em suma, o uke é responsável por criar as

condições que permitem ao nage aprender. Se o uke não entende os efeitos de uma técnica, não tem resiliência, nem sensibilidade aos movimentos do nage ou se ele é receoso ou inábil ao cair, o nage não poderá estudar a técnica efetivamente.

Ao praticar qualquer técnica, os parceiros alternarão os papéis de nage e uke. Você não deve considerar o tempo que você gasta no papel de uke como meramente passar o tempo - entre as suas vezes de ser nage, mas sim como uma oportunidade para aprender de importância igual ou maior que o tempo que você gasta no papel de nage. De fato, aqueles que se sobressaem em ukemi provavelmente o farão também em técnica, já que eles serão capazes de absorver conhecimento de qual é a sensação de uma técnica executada apropriadamente através de seus corpos, além de absorver conhecimento através de suas mentes. Desenvolver bom ukemi é o caminho mais curto para adquirir habilidade em Aikidô.

Muitos elementos constituem bom ukemi. O primeiro é mussubi.

Você deve ter boa comunicação com seu nage, tanto física quanto intuitiva.
 

Se você é insensível aos movimentos ou intenções de seu parceiro, você atrapalhará a prática deste e arriscará se machucar. Um bom uke não antecipa os movimentos do parceiro mas sim afia sua percepção até o ponto onde suas reações são instintivas e intuitivas, em vez de unicamente dependentes de manipulação física.

Aprender ukemi é aprender a proteger seu corpo contra ferimentos - você deve estar
 constantemente flexível - e alerta. Você deve ser capaz de cair de qualquer ângulo a qualquer momento inesperado. Tal habilidade leva ao domínio de técnicas avançadas. Você deve também aprender a executar ukemi quando segurando bokken e jo.
 
O treinamento com armas em Aikidô inclui algumas técnicas nas quais um parceiro desarma o outro. Muitas dessas técnicas incluem projeções e o uke deve estar preparado para isto.

Aprender a se proteger através de ukemi é também sua responsabilidade para com seus companheiros de prática.

Enquanto o nage deve estar ciente das limitações do uke e abster-se de usar brutalidade desnecessária, seus parceiros tem o direito de esperar um grau de proficiência em seu ukemi proporcional ao seu nível de progresso.

Se seu ukemi fica para trás em relação à sua habilidade nas técnicas à medida que você progride, você atrasará o treinamento de seus parceiros. Você também pode estar colocando muito da responsabilidade de sua própria segurança em seus parceiros, especialmente quando você começar a praticar as técnicas mais exigentes. Seu próprio treinamento também sofrerá, já que você nunca poderá praticar as técnicas mais difíceis com total intensidade.

Executar ukemi não significa que você está fazendo o papel de perdedor. Ukemi é um estudo de comunicação, percepção e autoproteção. Ainda mais, é um meio de manter controle sobre si mesmo e suas circunstâncias. Este aspecto de ukemi toma-se aparente em treinamento avançado, quando a prática vai além de técnicas envolvendo um simples ataque seguido por uma projeção, para técnicas envolvendo múltiplos ataques e contra-ataques. A sensibilidade e percepção ao nage que lhe permitem ser um bom uke também lhe dão a habilidade de ver as fraquezas na técnica do nage e reconhecer os pontos onde o nage está desprotegido. Se você é um bom uke, você pode se aproveitar disto e fazer uma boa recuperação ou contra-ataque. Se você não aprendeu bom ukemi, você não será capaz de manter equilíbrio ou controle suficiente para fazer nenhum deles.

Aprender bom ukemi, obviamente, leva tempo e muita prática.

Como iniciante, você será apresentado ao conceito de ukemi lentamente. Após ser apresentado aos movimentos de irimi e tenkan, você começará a praticar rolamentos e quedas. Isto deve acontecer antes de você começar a treinar técnicas básicas. Quando você começar a praticar técnicas básicas, seu estudo será baseado em kata. O kata dá ao estudante uma estrutura na qual estudar e explorar o funcionamento de diferentes movimentos e aperfeiçoar sua execução. Você deve dominar o kata antes de fazer um uso mais criativo dos movimentos do Aikidô e tomar-se mais flexível em seu ukemi. Jiu waza no qual espera-se que você responda instantaneamente a diferentes ataques e projecões deve ser reservado a estudantes mais avançados. À medida que seu treinamento progride, lembre-se sempre que a chave para obter habilidade para técnica espontânea e criativa está em bom ukemi.
  Durante meu tempo como uchideshi, fui censurado por executar ukemi inferior. Os comentários de Ô Sensei, como eu me lembro, podem ser resumidos como se segue:  

 


1. Não tente antecipar o que está por vir. Uma mente excessivamente calculista irá obscurecer as reações do corpo e atrasá-las. Isto lhe forçará a executar ukemi anormal, o que por sua vez se refletirá no treinamento de técnicas, retardando seu desenvolvimento.



2. Observe os movimentos de seu parceiro e perceba sua intenção. Isto faz parte do treinamento em ukemi.



3. Não se esqueça da relevância do treinamento em ukemi para sua vida diária. Todas as pessoas proeminentes que alcançam algo de valor na vida diária absorveram os princípios do ukemi. A jornada da vida é cercada por muitas adversidades. O sucesso vem para aqueles que resolvem suas dificuldades com a flexibilidade e mente aberta do ukemi. Aqueles que forçam seu ukemi de modo anormal no treinamento não verão resultados positivos do seu treinamento na sua vida.



4. É simples sabedoria evitar ferimentos e lutar pelo objetivo de sua escolha, quer seja no dojo ou na vida diária.



5. Uma mente aberta e ágil, um corpo flexível, humildade, e sinceridade - estes são os elementos necessários na arte do ukemi. Sem eles, o treinamento em ukemi falha. Sem ukemi, seu treinamento nunca dará frutos.

Observe as palavras de Ô Sensei sobre a relevância do ukemi para a vida diária. Ukemi alimenta sua habilidade de sentir o que está por vir, analisar uma circunstância e responder rapidamente. Assim como aqueles que antecipam demais em seu ukemi no treinamento freqüentemente falham em ver a direção de uma técnica, aqueles que são calculistas demais na vida freqüentemente falham em observar o que está acontecendo a sua volta. Eles não têm flexibilidade para responder as dificuldades na vida porquê eles não conseguem vê-las até estarem ao seu alcance. Treinamento em bom ukemi lhe permitirá ver o futuro realisticamente porquê sua visão será baseada na observação e intuição, ao invés de uma decisão arbitrária feita antecipadamente à evidência. Bom ukemi representa a mesma sabedoria que aquela do pescador que através de longa experiência pode sentir as condições do tempo que estão por vir.



Treinamento em ukemi tem grande mérito físico; ele fortalece o corpo e aumenta sua flexibilidade.

Além disso, quanto mais confortável você se sentir com seu ukemi, mais divertida sua prática se tomará. Eu me lembro da alegria de Ô Sensei durante o treino, seu entusiasmo e seu humor. Para ter prazer em seu treinamento não precisa estragar sua concentração; você pode relaxar e ainda assim estar sério. É impossível exagerar a importância do treinamento em ukemi e sua contribuição para a sua prática e sua vida.




Treinamento em ukemi tem grande mérito físico; ele fortalece o corpo e aumenta sua flexibilidade. 
*Mitsugi Saotome foi discípulo pessoal de Morihei Ueshiba durante quinze anos até a morte do Fundador em 1969. Em 1975, deixou a posição de instrutor no Hombu Dojo em Tóquio para ir aos Estados Unidos, onde fundou a Aikido Schools of Ueshiba, com dojos associados nos Estados Unidos e Europa. 

 








0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan