Os combates de savate primam pela elegância
Não se pode atribuir ao savate um só criador. O cenário do desenvolvimento do savate remete à época das colonizações no século XVIII (por volta de 1790). Quando embarcados, os marujos do sul da França precisavam das mãos para se pendurar nos velames e cordas do navio, assim, tinham que atacar com os pés. No norte da França, e em Paris, havia um tipo de luta de rua chamada de Chaussonn, e envolvia apostas clandestinas. No Chausson se notava o uso de golpes de perna, mão, joelho, cabeça, cotovelos e alguns movimentos de grappling (golpes de queda). Da união destes estilos nasceu o savate ( bota velha).
A padronização começou com Michel Casseux, que classificou a arte em 15 divisões de tecnicas de pé e 15 divisões de técnicas de bengala ou bastão. No início o savate era semelhante à Capoeira, onde as mãos eram usadas preferencialmente para a defesa ou abertas para desferir tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. Tamanho foi a popularidade, que, em 1845, foi feito um combate entre o boxe ingles e o boxe frances, com a vitoria do boxe ingles. A partir daí, foram eliminados os tapas e as cabeçadas e acrescentados os socos do boxe inglês para criar o savate moderno.
Como defesa pessoal, o savate mantem uma serie de golpes de chaves e arremessos e é ensinado principalmente nas forças policiais francesas.
A parte da defesa pessoal é ensinada principalmente para a polícia francesa
Brasil
A história do Savate no Brasil começa em 1906 com a chegada ao Brasil da Missão Francesa em São Paulo, com o objetivo de treinar a Força Pública paulista, permanecendo em São Paulo até 1914 . O Savate passa então a fazer parte curricular da Escola de Educação Física da Força Pública (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) desde sua fundação em 1910.
Referência
FELIPE ALBUQUERQUE Estudante de aikido por opção, veterinário por vocação e apaixonado pela vida. |
A nobre arte
A evolução do boxe
Eder Jofre
Krabi Krabong ( กระบี่กระบอ)
3 comentários:
é possivel que o savate tenha inspiração em estilos do sudoeste asiático, por onde navegavam navios franceses
É verdade Jefferson Pierce. Como falamos antes, não se pode atribuir uma única base ao savate, até mesmo porque é um sistema dinamico e em constante evolução.
Ja ouvir algumas pessoas do mundo das lutas referindo-se a essa arte, como karate savate,pelos socos que ao tocar no corpo pode variar para cotoveladas....tem algum fundamento?
Postar um comentário