segunda-feira, 10 de novembro de 2014

AGATSU, MASAKATSU KATSU HAYABI


"Lutar é errado, mas perder uma luta por princípios honrosos é pior ainda. 
Lutar bem é tão adequado quando andar corretamente ou falar convenientemente"
(Velho ditado chinês)






O Sensei Carlos Humberto, do Aikido Dokuritsu, certa vez nos disse que o Sensei Ueshiba, ao tomar conhecimento da filosofia cristã de oferecer a outra face ao agressor, teria respondido o que pensava dela:

"Quem me ataca esta cometendo um pecado contra si próprio e contra o agredido. Se eu der a outra face, duplicarei este pecado. É necessário que eu impeça esta pessoa de pecar já de imediato, neutralizando o ataque com um mínimo de dano ao agressor"

Nesses casos, nos restam as seguintes opções:

  • Não reagir fisicamente, mas guardar medo e/ou rancor de quem nos ofendeu. São sentimentos que nascem da fraqueza e afetam apenas os covardes que as mantem. Nos fazem nos sentir fracos, impotentes, não nos deixam pensar com clareza e podem gerar ate ulceras no aparelho digestivo. Além de tudo, você estará se anulando, e perdendo o respeito por si próprio. Se você não se respeita, como pode esperar que lhe respeitem?
  • Não reagir fisicamente, mas ignorar por completo o agressor . É uma atitude realmente forte, normalmente causa um efeito devastador no agressor, mas apenas se o ignorarmos totalmente (tanto física quanto verbalmente). Normalmente o agressor fica confuso, sem ação e -envergonhado- evita repetir a situação.
  • Reagir fisicamente, com raiva e outras emoções negativas. Outro ato de covardia e infantilidade, que pode ter consequências severas, como lesões permanentes em um ou ambos contendores ou mesmo a morte. Além disso, podem haver retaliações (vinganças) por parte do agressor.
  • Reagir fisicamente ou verbalmente, mas livre de qualquer emoção ruim. Só deve ser feito se você estiver absolutamente convencido de que é a melhor opção. E deve estar preparado para as consequências . Para todas elas! E lembre-se: a reação deve ser proporcional ao ataque! Não se pode revidar uma ofensa moral com um soco forte nem defender um empurrão com uma facada!

O Kaiso (fundador) não fugiu a este assunto. Pelo contrário, abordou-o bem quando utilizou os termos Agatsu, Masaktsu Katsu Hayabi (A vitória verdadeira é a vitória sobre si próprio).


AGATSU: Vitória sobre a violência do outro, e não “sobre o outro”. É  importante fazer com que o outro receba de volta (em círculo) o seu ataque. Devemos dizer - com clareza - o que ele precisa ouvir, ou seja, a verdade. Entretanto essa verdade deve ser dita através das palavras ditas por ele próprio ( porém com um  novo significado). É importante deixar claro que não estamos de acordo com o que nos foi dito (ou as pessoas podem pensar que estamos de acordo com o que foi expressado)! Fisicamente, corresponderia a fazer um tai sabaki e redirecionar o ataque.

MASAKATSU:  A vitória que eu alcanço sobre a minha própria pessoa, o tornar-me melhor do que sou.  corresponde, numa decisão do potencial conflito verbal, a sentir-me bem, em paz comigo mesmo, pela escolha feita a respeito do que deve ser dito ao outro, e que eu tenha aprendido algo com isso. Significa aprender com suas escolhas. Se algo der certo, ótimo. Porém se der errado, ao invés de se martirizar, devemos fazer as seguintes perguntas:

  1. Eu fiz o melhor que eu podia ?
  2. Se eu não fiz o melhor que podia, estou disposto a fazer o melhor que posso na próxima vez?
  3. Se eu não fiz o melhor que podia...o que estou disposto a fazer sobre este assunto?


KATSU HAYABI: A rápida vitória do bem sobre o mal. Corresponde a dar a resposta que o outro merece ouvir, e encerrar o assunto imediatamente! Não precisa sobrepujar o outro, apenas resolver o problema. Essa atitude (ou não atitude) tomada pode ter consequências. Você deve ser capaz de conviver com elas, tendo a certeza de que tomou a atitude certa! Como na canção da espada.

Não me empunhe por orgulho
Não me desembainhe sem motivo
Não me guarde sem honra
(Canção da Espada)




MANOEL FELIPE MESQUITA DE ALBUQUERQUE
Médico Veterinário, estuda AIKIDO, AIKIJUTSU e GOSHIN JITSU
Procura conviver com o peso de suas escolhas 

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan