terça-feira, 9 de dezembro de 2014

AIKIDO FUNCIONA? E NO MMA?

Esta semana tivemos a oportunidade de ver um vídeo que sugeria que tecnicas de Aikido já estavam sendo utilizadas no MMA (Artes Marciais Mistas) .

Até aí, nada de mais. Devemos nos lembrar que o Aikido foi desenvolvido a partir do AikiJitsu, um sistema mortal de combate. Além disso, o KAISO ( fundador) também participou de batalhas reais. Que as técnicas funcionam, não restam dúvidas.


Alguns podem argumentar que o que é mostrado no vídeo acima parece com o  Aikido, Mas que não é Aikido. gostaríamos de lembrar as palavras do Mestre Carlos Humberto Gomes, que além de professor de Aikido também foi - em sua juventude- praticante de Vale Tudo ( antigo nome do MMA): 

"Dificilmente num dojo moderno de aikido se pratica a técnica. Na verdade estuda o princípio no qual o técnica está baseada.O estudo da técnica é algo reservado para graus superiores. É um grande erro de estudantes de aikido tentarem aplicar na prática o princípio, ao invés da técnica". 

Talvez seja por isso que Rick Ellis, da Inglaterra, esteja se esforçando para "adaptar" técnicas do Aikido para o MMA.



Particularmente, o autor deste artigo encara com simpatia novos estilos de Aikido (principalmente os focados na eficiência do sistema na defesa pessoal). E, reconhece que essa adaptação pode ajudar a mostrar o Aikido para os jovens, normalmente cheios de pujança e espírito aguerrido. Entretanto, acredita que a preparação de um atleta para a competição não parece ser o melhor caminho para divulgar o Aikido. Mesmo porque dificilmente se conseguem aplicar técnicas de pulso no MMA, visto que os pulsos dos contendores estão protegidos por um penso esparadrapado ( que evita que o pulso se dobre ao aplicar um soco)  , além da própria luva em questão. Reconhece no entanto, que o assunto é complexo .
Voltemos à pergunta inicial? Aikido funciona num confronto real? Sim! Foi desenvolvido para salvar vidas! O autor deste texto já teve a oportunidade de testa-lo numa tentativa de assalto. E funcionou! Se pode funcionar para o MMA? Talvez seja melhor responder com outra pergunta: "Para quê?"

Bons treinos

Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, AikiJitsu e Goshin Jitsu
Acredita que ninguem erra porque quer. Apenas não conseguiu acertar

Imagens: Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan