quarta-feira, 25 de março de 2015

APENAS ATORES ?

Vamos falar agora de uma série de personalidades que JAMAIS praticou artes marciais ou esportes de combate, mas que ficaram bastante conhecidos do grande público por interpretar artistas marciais. Entretanto, contribuíram - e muito - para a divulgação de vários sistemas de defesa pessoal.


O primeiro da lista é David Carradine,  mais conhecido por seu personagem "Kwai Chang Caine", na série de televisão Kung Fu, produzida a partir dos anos 1970, na qual interpretava um monge Shaolin, mestre em Wushu, no Velho Oeste dos Estados Unidos. A série foi concebida por Bruce Lee para ser estrelada pelo próprio. Entretanto, os produtores não quiseram um chinês "autêntico", optando por escolher o ator e dançarino Carradine. A série foi um sucesso mundial e foi reprisada durante décadas, divulgando as artes marciais chinesas para o grande público.
O curioso é que Carradine - leigo no início das filmagens- começou a se interessar e depois se tornou um ávido praticante, tendo inclusive produzido alguns vídeos didáticos.



Resultado de imagem para pat morita
Pat Morita como o Sr. Miyagi
Noryuki Pat Morita, era americano, falava inglês fluentemente , contraiu tuberculose espinhal aos 2 anos de idade e como consequência disso, só aprendeu a andar aos 11 anos, graças ao sucesso de uma cirurgia da coluna. Era um ótimo comediante quando foi escalado para ser o Senhor Keisuke Miyagi, que ensinava karate para o jovem Daniel San. O filme foi um sucesso mundial, rendeu 3 boas sequencias e uma ótima refilmagem. Morita não sabia Karate, mas seu personagem inspirou muitos a entrarem em um dojo para aprender o karate e a sua filosofia. Quem o substituiu nas cenas de luta foi o famoso mestre em Karate Fumio Demura.



Ralph Macchio sempre será lembrado como o eterno Karate Kid. No papel, ele era um jovem Daniel LaRusso ( Daniel  San) que sofria de bullyng e severas agressões por parte de valentões da sua escola. Passa então a ter aulas de karate com um velhinho japonês que lhe ensina que mais que uma luta, o karate é toda uma filosofia de vida. 
Ralph Macchio nunca treinou karate, exceto para aprender as coreografias do filme. Apesar da cara de bebê, tinha 22 anos durante as filmagens de Karate Kid. O filme popularizou o Karate, com direito a faixa nas cores azul e branco na cabeça e tudo mais.







O segredo do Karate não está nas mãos. Está na mente e no coração.

Bons Treinos!



Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estudo Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Acredita que sempre podemos aprender com alguém



Referências:

2 comentários:

Wagner Rogers disse...

Para os piadistas de plantão, a faixa preta do personagem Daniel Larusso, o Daniel San, foi conquistada via supletivo.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado Wagner, bom ler seu comentario. Não sabia que ele tinha se graduado ( mesmo que de forma pouco elogiosa,rs). Mas ele nao esta sozinho. Basta lembrar da faixa preta de Elvis Presley ( Karate)

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan