terça-feira, 2 de junho de 2015

GLADIADORES ROMANOS E SUAS ARMAS



OS GLADIADORES ROMANOS


"Ave Cesar! Os que vão morrer te saúdam!"




No mundo Ocidental, o império que mais durou e influenciou a História, certamente foi o Império Romano. Artes, política, literatura, direito, escultura, engenharia até nossos dias têm até hoje traços da cultura romana. Nos esportes de combate, não poderiam ser diferente. Até hoje os westlers têm seu espaço assegurado tantos nas Olimpíadas quanto nos combates de MMA (Mixed Martial Arts).

Hoje entretanto, falaremos dos combates sangrentos travados nas arenas dos circos romanos, protagonizados -na sua maioria- por escravos em nome da diversão de seus senhores: os Gladiadores. O nome Gladiador, vem do gládio, a espada curta romana que a maioria deles empunhava. Mesmo existindo regras e juiz, sejamos sinceros, nada tem a ver com esporte, mas com matança.

Os combates ocorriam em circos e normalmente acabavam com a morte de um dos oponentes. Entretanto, quando o oponente era dominado ainda com vida, um juiz escutava a plebe e transmitia ao patrocinador (normalmente era o imperador) o que a platéia desejava: se fosse a morte, berravam "jugula". Mas, se decidissem pela vida, gritavam "missa". 

As batalhas nem sempre eram contra outros gladiadores: muitas vezes, animais (em geral importados da África) eram os oponentes. Essas batalhas eram consideradas menos prestigiosas pelos gladiadores. Também haviam batalhas temáticas, como batalhas navais e simulações de caçadas. E claro, as vezes os elementos eram misturados: Nada impedia que fossem trazidos leões para a arena para dar um toque a mais de emoção no meio, ou ao final, de um combate entre dois gladiadores..

Abaixo, listamos os principais tipos de gladiadores.





TRÁCIO




Os trácios eram os únicos a lutar com a sica, uma espada curva originária da Trácia (região entre a atual fronteira da Grécia com a Turquia), era um pouco mais leve e longa que outras espadas da época, possibilitando cortes rápidos. Como usavam um escudo pequeno, eles tinham também chapas de metal para proteger as pernas. O capacete com plumas era outra marca registrada. A maioria dos filmes de gladiadores representa esta categoria.






SECUTOR

Treinado para encarar o retiarius, era um "tanque de guerra" bem protegido. Tinha um grande escudo retangular e capacete mais liso (para não prender na rede do retiarius) e com pequenos buracos para os olhos (para evitar as pontas do tridente). Sua arma era a clássica espada romana:  o gládio e não era muito longa - tinha cerca de 70 cm. Ideal para luta a média distância, era uma arma tanto de corte como de perfuração.


RETIARIUS



Era o tipo mais ágil e veloz, mas também o mais indefeso, pois tinha pouca proteção - nem sequer usava capacete. Encarava gladiadores "pesados"como o secutor, usando só uma rede com pesos nas bordas, como uma rede de pesca que funcionava tanto para manter o adversário a distância, como para imobilizá-lo ao ser lançada sobre ele, e um tridente que era uma arma que intimidava e tinha o alcance de uma lança. As três pontas do tridente serviam ainda para desarmar o adversário - a lâmina da espada do rival ficava presa entre elas. Para finalizar a luta, contava ainda com uma adaga que possuía corte nos dois lados da lâmina e uma ponta extremamente afiada. Assim como o gládio, a adaga  fazia parte do arsenal carregado pelos legionários romanos. Eram os únicos gladiadores que era permitido recuar em combate.


DIMACHAERI

Dimachaerus



Há poucos registros sobre este tipo de gladiador - os historiadores não sabem ao certo nem quem ele enfrentava nas arenas. Mas, pelo fato de usar só duas espadas, alguns especialistas acreditam que o dimachaeri era um dos gladiadores mais bem treinados.






MURMILLO

Tinha o apelido de "homem-peixe" por usar um capacete com o desenho de um peixe na lateral. As armas e proteções eram similares às do secutor, podendo variar o escudo. As lutas entre trácios, murmillos e retiarius eram consideradas os verdadeiros clássicos das arenas.







HOPLOMACHUS

Homenageava os guerreiros das falanges gregas, por isso portava uma lança, que podia ser usada junto com uma adaga ou com uma espada. Tinha boas proteções para o corpo, como o secutor, mas precisava se virar apenas com um pequeno escudo circular.







SKISSOR


Talvez o mais misterioso de todos os tipos de gladiadores. Sobre ele, sabemos apenas de alguns recursos. Sua principal característica era usar a tesoura (skissor)  no combate de gladiadores no Império Romano . Não era bem uma tesoura como conhecemos hoje. O Skissor era utilizado encaixada no antebraço; tinha cerca de 45 cm e era feito de aço sólido e a cavidade metálica da base tornava mais fácil os contra-ataques rápidos e de curta distância.






GLADIADORAS

Pode acreditar: no Império Romano rolava também combates entre mulheres. Aliás, esses duelos eram eventos especiais na programação dos jogos. Alguns pesquisadores acreditam que, para "animar a torcida", as gladiadoras não usavam capacetes e lutavam com pelo menos um seio aparecendo. Não encontramos nada que fundamentasse essa idéia. De qualquer forma, normalmente as mulheres  não combatiam contra gladiadores do sexo masculino normais ou animais. As vezes elas lutavam contra anões... Aliás, falando em anões, eles também lutavam, entre si, contra mulheres ou em equipe contra um único gladiador normal.







EQUITES


Gladiadores montados que combatiam entre si com uma lança e um escudo circular médio. A hasta, era a mais longa, havia ainda o pilum (um tipo de dardo para arremesso). O equites era o único gladiador que usava o pilum. Em alguns duelos, trocavam a lança por uma espada. Os equites podiam lutar em pares ou em grupos, atuando como uma cavalaria







ANDABATI

A cavalo, os andabatis se enfrentavam com um capacete com o visor tampado. É isso mesmo, um combate às cegas, sem escudo e portando apenas uma espada! Eles não eram do mesmo nível dos outros gladiadores e serviam mais como um "alívio cômico" durante os jogos.







Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Cavalheiro, pesquisador marcial e aspirante a blogueiro.



Referências
Mundo Estranho
Wikipédia
InfoEscola
LocoTales



Imagens:
Portal História
Imagens da Internet

Se você gostou desse texto, gostará também de
As Elegantes Espadas Européias
As poderosas espadas árabes


3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom ,obrigado!

Unknown disse...

Muito bem explicado estou fazendo um trabalho escolher e aqui tem tudo que eu precisava saber 👏🏿👏🏿

Unknown disse...

Escolar*

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan