segunda-feira, 29 de junho de 2015

MUDJONG (木人樁)

"Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros."
(Confúcio)



MudJong ou Moodjong ou Muk Fa Chong ou Muk Yan Jong ou Muk Jong  é um "homem de madeira" com três braços e uma perna utilizado para treinos em artes marciais chinesas, principalmente nos estilos do sul da China, tais como o Wing Tsun ( WT), o Garra de Águia, o Garra de Tigre e o Jeet Kune Do O MudJong fornece ao artista marcial de hoje um parceiro de treino prático. O boneco de madeira mostra a execução correta das técnicas, O bom posicionamento em relação a um adversário, circulando pés, chutando, braços e perna condicionando, o desenvolvimento da sensibilidade para a resistência de peso, pegadas, e outros princípios importantes. O trabalho no muk yan jong era composto de 116 movimentos que compõem a forma tradicional como era ensinada por Yip Man e contem aplicação das três formas de mão. 

No treino o praticante deve empregar energia e força. O manejo deste equipamento não é indicado  para iniciantes, sendo apresentado ao praticante que possui no mínimo um 4º grau no WT. 


Origem


A lenda popular diz que, para se formar no templo Shaolin, o particante deveria entrar num corredor aonde haviam 108 bonecos mecânicos acionados por armadilhas distribuidas no piso do corredor. Conforme o praticante avançava, acionava os ataques dos homens de madeira ( algumas lendas falam em homens de aço). Quando o templo foi destruído, seis monges escaparam, inclusive Ng Mui ( a criadora do sistema WT). Ng Mui combinou então os 108 manequins num único homem de madeira. Mudjong do WT usa um braço e perna configuração projetada para cultivar habilidades de luta e energia simultaneamente. Por isso mesmo é chamado de mudjong "vivo".


Modelos



Muk Yang Jong de parede. 
Portátil, porém  "morto"
Existem basicamente dois tipos de modelos: os que são fixos no solo, como um poste ( também chamados mudjong "morto") e os que dão algum tipo de amortecimento e devolvem a energia recebida de quem o golpeia, simulando mais verdadeiramente. E são chamados mudjong "vivos".

O material empregado pode ser de madeira, o polipropileno ou o PVC industrial. Abaixo algumas fotos podem explicar melhor





Muk Yan Jong "vivo" com ripas que passam pelo poste




Com amortecimento, "vivo".
(O corpo é em PVC e a perna em aço carbono)














Agora a grande pergunta é: "Pode ser usado no treinamento de Aikido ou de Aikijutsu? " Bom, cabe a nós descobrir. Vale lembrar que Gozo Shioda dizia que não existe aikido sem atemi. E, quando se trata de atemi e chaves, o mudjong funciona muito bem. 

Bons Treinos!
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, AikiJitsu e Goshin Jitsu
Pesquisador de artes marciais e esportes de combate,
acredita que pequenos gestos podem fazer grandes transformações






Referências:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan