domingo, 23 de agosto de 2015

GONGKWON YUSUL: O JIU JITSU COREANO

GONGKWON YUSUL
Gongkwon (空 拳) significa lutar com as mãos vazias onde não há arma disponível. Além disso, significa todos os tipos de técnicas de ataque no sentido mais restrito. Yusul (柔術) é composto por duas palavras diferentes: flexibilidade e técnica. Idealmente, Gongkwon Yusul persegue a força e a utiliza através da flexibilidade. Dessa forma, o praticante pode obter o melhor dentro de um combate com grande efetividade e eficiência, da maneira mais rápida usando como arma todas as partes do corpo e usando-as sem nenhum limite em uma situação onde armas não estão disponíveis. Estudada profundamente para incluir as dilemáticas vantagens de segurança e praticabilidade para o treinamento também busca a harmonia entre as técnicas de contato e os métodos de luta suave.

O Fundador


Kang Jun, o Presidente da Korea Gongkwon Yusul Association, nasceu em 27 de maio de 1969, em Seul, Coréia do Sul.
Sua formação começou aos 10 anos de idade e foi bastante eclética: estudou  Hakko-Ryu Jujutsu (em coreano Pal Kwang Ryu Yu Sul),  Judô, Hapkido (tem o grau de mestre), Kick Boxing,  Kyuk Tu Gi, Gundo ( caminho da espada coreana), Taekwondo ( graduado na HSD University) e Taekkyon entre outras. Desde os 16 anos começou a estabelecer suas proprias idéias. Percebeu por exemplo que os artistas marciais tradicionais coreanos têm um ponto fraco: eles focam muito em chutes ao invés do amplo combate. Pensou em adicionar tecnicas de jiu jitsu e de combates de solo. Mas, não encontrava nenhuma escola coreana que mostrasse isso ou mesmo que apoiasse suas idéias. Assim, sua busca continuava. 

Após fazer as devidas distinções entre estilos tradicionais e estilos de combate, ele estabeleceu o Gongkwon Yusul em 1996, na época chamado de "Combat Style Hapkido".  O sistema foi se aperfeiçoando e , em 1998, l foi oficialmente denominada Gongkwon Yusul. Hoje  é um estilo respeitado e muito bem conhecido do povo coreano, tendo sido criadas associações ao redor do mundo, angariando o reconhecimento de arte marcial tradicional e esporte de combate.

O logotipo e a filosofia do método


O logotipo da arte reflete bastante a filosofia do sistema. Enquanto estava pescando, o mentre Kang Jun caiu num sono profundo e recebeu uma mensagem que resultou no atual logotipo do Gongkwon Yusul. A cor preta das letras simboliza o nível de Faixa-Preta (Dan) que só pode ser conseguido através do treinamento incessante. O círculo no meio significa a firme determinação desde o início e representa externamente suave, mas internamente um forte estado de espírito. O círculo imperfeito aponta para a coexistência daquilo que é forte e suave, e implica que as técnicas de ataque e as de Yusul estão no mesmo contexto. A cor vermelha simboliza a perseverança incessante de formação exigida para o árduo treinamento e esforços. Gongkwon Yusul possui um ponto de partida, mas não um ponto final. Isso nos força a alcançar a meta espiritual de perfeição e fomento humano que trabalha em alinhamento com o que é forte é flexível e vice-versa, através da prática incessantemente e aperfeiçoada. A aparência flexível dos caracteres chineses pintados a pincel, representa um sistema técnico,  que é naturalmente ligado continuamente, sem qualquer quebra ou ruptura. 

Gongkwon Yusul é um exercício para a vida.


A saudação : Ho Chin !


A palavra Ho Chin significa autodefesa em coreano. Todos devem se cumprimentar um outro com a palavra de comando "Ho shin!” , seja no início ou no término de uma aula, após a realização de uma técnica ou explicação ou explanação do Mestre ou Instrutor no comando da aula. Deve-se permanecer educadamente com os pés juntos. Trazer a mão direita cerrada junto da palma mão esquerda de forma que ela se ponha suavemente sobre a direita á altura do peito, e logo após, se curvar em ângulo de 45º um para o outro.


O Sistema

A fluidez deve ser buscada de forma que nossas mentes possam entrar até mesmo em um estado meditativo de forma que nosso cérebro funcione de forma fluida em qualquer parte de nosso dia-a-dia. 
Além disso, todo respeito ao companheiro de treino é importante, principalmente quando se estudam tecnicas que podem mchucar, aleijar ou mesmo matar.  Assim, tanto por uma questão de responsabilidade, quanto de amadurecimento do praticante, elas se destinam apenas a estudantes avançados.
Nas competições, o conceito do “ponto perfeito” é  importante. Ele é dado no momento em que se aplica um golpe  “perfeito” tanto do ponto de vista plástico quanto de potência, tanto faz sendo duro ou suave. Ou seja, uma técnica que, se aplicada em alguém poderia causar um dano que  incapacitaria.

A vitória sobre um adversário não deve acontecer  simplesmente pelo uso de força externa ou através de ofensa física indiscriminada. O triunfo verddeiro se baseia na força interior. A postura do praticante tem que refletir isso. Deve ser relaxado a ponto de não esboçar a intenção de ataque, mas ao mesmo tempo estar pronto para seu desferir se “full point” fulminante de forma a gerar tremenda força sem gastar sua preciosa energia em gestos ou agressividade sem necessidade.

Técnicas do Gongkwon Yusul

O método é muito complexo, abrangendo diversos tipos de técnicas. Podemos agrupa-las em:

- Takyeokgi
Chutes (Jokgi), socos (Sugi), técnicas de defesa, combinação de técnicas de ataque fazem parte do extenso arsenal de ataque do Gongkwon Yusul. Existem cerca de 1200 técnicas.
- Maechigi
Arremessos com as mãos (Songisul), por movimentos da cintura (Heorigisul), por movimentos de pernas ou por técnicas de sacrifício, técnicas de pé (Balgisul), onde se subdivide em Witgisul, Araetgisul, BangJoksul, Jwasul. São técnicas semelhantes àquelas usadas no Judô ou Jiu-Jitsu, diferenciando na intenção do golpe que não é o ponto perfeito, mas sim a técnica mais indicada a cada situação de luta real. Existe cerca de 350 abordagens e projeções.
- Sulgi
Técnicas de luta agarrada em pé.
- Wasulgi
Técnicas de luta de solo.
- Hoshinsulgi
Formas de defesa pessoal dentro da visão do Gongkwon Yusul, onde suas técnicas são exploradas e bem desenvolvidas visando a sobrevivência de qualquer pessoa face a um agressor.
- Samwonbon – Formas do Gongkwonyusul
Simmubon - em número de dez (estágio onde encontramos o que o básico de Gongkwon Yusul) Kyeonbeopbon - Em número de nove (nessa fase adquire a visão em profundidade através da compreensão do básico de Gongkwon Yusul Ipgibon - Formas em numero de seis (fase de estabelecer a sua própria técnicas)
- Hyeong – Formas avançadas do Gongkwon Yusul

Representante no Brasil

Até o fechamento desta matéria, Michel Salgado é o único no Brasil com o título de Mestre, sendo reconhecido pela Associação Coreana e pelo governo Coreano. Já praticou com profundidade o judo, e é faixa preta em Taekwondo, Hapkido e Jiu jitsu. Sentindo falta de uma arte que fosse mais efetiva e completa nos treinamentos e ao mesmo tempo preservasse a integridade física dos praticantes, em1998 adaptou técnicas de jiujitsu e hapkido e ensinava aos seus alunos de hapkido com o nome Yusul ( Jujitsu em Coreano ). 
Em 2004 conheceu o Gongkwon yusul, treinou com total dedicação e em 2006 foi para a Coréia, onde participou de um rigoroso treinamento e avaliação na qual foi considerado apto a receber a graduação de Mestre.

Professores oficiais de Gongkwon yusul no Brasil: Rodolfo Cruz - RJ .


Aracaju, 16/08/2015
Felipe Albuquerque
Entusiasta do embate saudável, acredita que a receita do sucesso é trabalhar duro
e aproveitar as oportunidades. A vida sempre as manda!

Referências

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan