domingo, 16 de agosto de 2015

QUAL A DIFERENÇA ENTRE JIU JITSU, BRAZILIAN JIU JITSU E GRACIE JIU JITSU ?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE

JIU JITSU, BRAZILIAN JIU JITSU E GRACIE JIU JITSU ?


Êta páreo duro de responder! Talvez alguns praticantes mais radicais  discordem de minhas palavras, mas , antes de tomarem qualquer atitude mais drástica, talvez seja melhor ler a entrevista do Mestre Hélio Gracie, no final desta matéria. Assim, vamos às apresentações:

JIU JITSU, JU JUTSU,JU JITSU, JIU JUTSU, são apenas formas de se escrever ou falar - em português- a palavra  柔術,que quer dizer: 


  • 柔:( JU,ou JIU), quer significa Suave
  • 術 (JUTSU ou JITSU), que significa Arte

O termo arte suave entretanto, não diz respeito a nenhum estilo específico. É um termo genérico, ou seja, era a palavra com que os japoneses - até o século XIX- designavam qualquer sistema de combate desarmado. Haviam estilos especializados em atemi ( parecidos com o atual karate), outros focados em arremessos e os que se direcionavam para estrangulamentos, etc. Normalmente não  havia randori ( luta, treino livre ) no jiu jitsu japonês. Eram aplicados apenas kata, sendo o treino muito parecido com o do aikido de hoje.
Um dos estilos originais de  Jiu Jitsu 

O BRAZILIAN JIU JITSU, surgiu no Brasil no início do século XX, com o imigrante japonês Mitsuo Maeda, também conhecido como Conde Koma. O conde era formado em JUDO, que na época era conhecido como KANO JIU JITSU. Entretanto, ja tinha sido expulso da KODOKAN ( Organização máxima do JUDO na época) por viajar pelo mundo fazendo lutas por dinheiro. Ao chegar ao Brasil foi ajudado por um imigrante escocês, chamado Gastão Gracie. Como forma de agradecimento, começa a ensinar o KANO JIU JITSU aos filhos de Gastão, em especial a Carlos Gracie. Entretanto, o grande divulgador do novo sistema foi um dos irmãos de Carlos, o mestre Helio Gracie, que adaptou diversas técnicas ao seu biotipo franzino, privilegiando o combate no chão (NE-WAZA). Este JIU JITSU, mostrou-se muito efetivo em combates de ringue, subjugando adversários com peso e força muito superior. Logo perceberam que o sistema precisava ser internacionalizado. Assim,  como forma de divulgação no exterior, passa a ser chamado inicialmente de BRAZILIAN JIU JITSU (BJJ). 


Hélio Gracie: Carlos apendeu Judo!

Entretanto, o que poucos sabem é existem linhagens de BJJ que não são originárias dos Gracies. Como exemplo temos:


  • Luiz França. Este mestre é uma lenda do BJJ. Teve aulas com Soishihiro Satake quando morava em Manaus. Ao se mudar para Belém, passou a estudar com o Conde Koma,  no mesmo local onde dava aulas para Donato Pires, Jacinto Ferro, Carlos Gracie e alguns outros. Após ser diplomado faixa preta, viajou para São Paulo e passou a estudar  com outra lenda do então Judo/Jiu Jitsu: o imigrante japones Geo Omori. França ensinou Jiu Jitsu para fuzileiros navais e o seu melhor aluno foi Oswaldo Fadda.
  • Oswaldo Fadda teve como mestre principal Luiz França, mas também aprendeu bastante com o  grande Takeo Yano, que ensinava Jiu Jitsu e Judo ;
  • Takeo Yano- da BOTUKUKAI- que ensinou a Biuce Osmar, que foi o professor do invencível Ivan Gomes. É importante falar que Ivan Gomes, teve uma formação eclética, tendo depois -, devido a suas muitas viagens e lutas - tido aulas com diversos professores. O mestre Yano ensinou também Jurandir Moura, irmão de Jairo Moura;
  • Geo Omori, que treinou os mestres Luiz França e Carlos Pereira. Grande divulgador do judo, foi chamado de "O Guardião Samurai". Há um livro sobre ele com este título de autoria de Marcial Serrano;
  •  Soishihiro Satake, que ensinou Luis França e Vinícius Ruas. Curiosamente, Vinícius é tio do praticante de luta livre e ex-campeão do UFC Marcos Ruas. Oficialmente, Marcos aprendeu os fundamentos de luta agarrada com Carlos Brunocilla
  • Os irmãos Ono. Um deles perdeu e outro estrangulou o George Gracie
Propaganda do Jiu Jitsu na primeira metade do século XX

Todos esses não fazem parte da linhagem Gracie, mas fazem parte do BRAZILIAN JIU JITSU (BJJ). O JIU JITSU especifico da família Gracie, atualmente pode ser chamado tanto de BJJ ou de  GRACIE JIU JITSU (GJJ). Os maiores campeões da família Gracie Nos primeiros anos foram Carlos, Gastão , George e Hélio. Um grande marco no GJJ ocorreu nos anos 70 com um dos filhos de Helio Gracie, o inesquecível Rolls Gracie- que incorporou com extrema habilidade -ao BJJ uma série de movimentos do sambo e luta olímpica. 

Felipe Albuquerque
Apreciador de um embate saudável, 

acredita que conhecimento só é poder quando e divulgado

Bons Treinos!


Aracaju, 12/08/2015


Se você gostou deste texto , poderá gostar também de:


Jiu Jitsu Tradicional Ivan Gomes

Oswaldo Fadda - O homem que venceu os Gracie
O visionário Jigoro Kano
Judo Tradicional
Wally Jay - Professor de Grandes Mestres


6 comentários:

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Para ver mais sobre as origens do Jiu Jitsu, acesse https://higajiujitsuclube.wordpress.com/2015/07/08/a-verdadeira-historia-do-jiu-jitsu/

Anônimo disse...

O jiu jitsu aderiu internamente estilos variados conforme seus adeptos praticantes. O brazilian jiu jitsu, sendo uma luta de chão pura, deu parâmetros de estilos diversos no chão , principalmente o nada conhecido estilo crawl, que é uma luta de rastejar no chão com técnicas de brazilian jiu jitsu. O estilo crawl é uma modalidade tipica de soldado de guerra, onde o combatente rasteja no chão para se esconder do adversário e ao mesmo tempo ataca lo sorrateiramente com movimentos rasteiros no mais claro movimento de cobra rastejante. Em academias de MMA da Team Nogueira tem este tipo de treinamento. O interessante que se o estilo crawl fosse uma arte marcial a parte poderia beneficiar pessoas paraplegicas, amputados dos mebros inferiores e ate mesmo lutadores que poderiam aprender técnicas mais apuradas de rolamento e rastejamento no chão . Fica meu parecer .

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado Ramos, gostei do seu comentário, principalmente sobre o estilo crawl. Será que você poderia me enviar mais informações sobre o referido estilo para mangustonegro@yahoo.com.br ? Talvez dê pra fazer uma matéria sobre este assunto

Outsiders disse...

O Morganti ju-jitsu, é um estilo de ju-jitsu idealizado por Ricardo Morganti, faixa preta de vários estilos de artes marciais. Ele conheceu o estilo através do seu pai Paulo Morganti que foi aluno do Sensei Naiochi Ono, um dos responsáveis por trazer o Judô para o Brasil.

Primeiramente o estilo que foi resultado de um trabalho de conclusão de curso de Educação Física do Shidoshi Ricardo Morganti na faculdade UNIFMU, cujo nome era Método Morganti de Arte Marcial, um sistema de recreação criado para alunos do ensino fundamental. Foi só em 1998 que o estilo foi apresentado ao mestre Wally Jay fundador da ISJA (International Sport Jiu-Jitsu Association) que concedeu a ele o 5º Dan de Ju-Jitsu.

O símbolo

O símbolo do MJJ é formado por um círculo com as inscrições "MORGANTI" no topo, "JU-JITSU" na parte de baixo, do lado esquerdo temos a inscrição "MORGANTI" novamente só que em katakana モルガンチ "MORUGANTI" em romaji e do lado direito temos novamente o inscrição "JU-JITSU" em kanji 柔術. No centro temos o símbolo Mitsudomoe e ao redor dele tem 3 pares de lutadores, sendo que cada par representa uma das três fases da luta.

Princípios Psicológicos
O Morganti Ju-Jitsu é um caminho para se viver. Um método de luta e uma forma de atividade física que reúne mente, corpo e espírito. Propicia ao praticante uma forma estimulante de conhecimento, otimizando a calma, paciência e equilíbrio. Através desta forma de aprendizado, propõe a não violência, pois o objetivo do Morganti Ju-Jitsu é mostrar ao praticante que é preciso seguir uma filosofia de crescimento interno, ou seja, o caminho do auto-conhecimento.

Dojo Kun (Normas do Local de Treino)

Manter minha conduta, sempre de acordo com os preceitos do Morganti Ju-Jitsu e da sociedade;
Ser leal a minha arte e ao meu professor;
Visar sempre à integridade de meus companheiros e ao crescimento da arte através da cooperação mútua;
Restringir a minha arte ao local do treino, e somente usá-la em real situação de perigo iminente.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado Daylight Ends, pretendemos fazer uma matéria especifica sobre o polêmico Morganti Jiu Jitsu. E desde já vc esta convidado a escrever suas impressoes. Por favor, envie-nos um texto para mangustonegro@yahoo.com.br

Outsiders disse...

O Jiu Jitsu (Jiu-Jitsu, Ju Jutsu e várias outras grafias quando traduzido do japonês) era originalmente a arte de combate dos samurais. Várias artes modernas descendem dessa arte. Um deles, e provavelmente o que você está se referindo com o “Jui-Jitsu”, é freqüentemente chamado de Jiu-Jitsu Japonês hoje para diferenciá-lo do Brazilian Jiu Jitsu. A versão moderna é principalmente uma arte permanente, com ênfase em fechaduras comuns. Aikido e Judo também vieram do Jiu Jitsu. O Brazilian Jiu Jitsu descende do judô. Manteve os princípios de lances e bloqueios de juntas, mas mudou para uma arte mais baseada no solo e aumentou o foco na alavancagem.

No esporte, o judô e o jiu-jitsu brasileiro são muito diferentes, mas em seu núcleo compartilham muitas semelhanças até hoje.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan