quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

DESVENDANDO O PRINCÍPIO DO AIKI (I)

AIKI


Hoje apresentamos uma coletânea de artigos sobre o Aiki e o Aikijiujitsu publicados pela primeira vez em português no site da Academia IMOTO. A publicação original pode ser lido aqui e trata das opiniões de dois integrantes do Sagawa Daito Ryu Dojo: Yukioshi Sagawa Sohan e Tatsuo Kimura Sensei. Para evitar que o texto se tornasse cansativo, preferimos dividi-los em duas partes. As imagens não são as originais, tendo sido colocadas apenas como forma de divulgação.
Acreditamos que os textos aguçarão mais a curiosidade sobre o princípio do Aiki.
Boa leitura!





RELATO SOBRE O SAGAWA-HA DAITO-RYU AIKIBUJUTSU
por Paul Wollos
Fonte: Aikido Journal


Yukiyoshi Sagawa Sensei e seu sistema de AIKI sempre foram encobertos por obscuridade. Mesmo hoje existem poucas informações. Espero que os leitores aproveitem este relato sobre minhas experiências com este impressionante sistema. Este artigo foi escrito com a permissão do Sr. Tatsuo Kimura, atual líder do Sagawa-ha Daito-ryu Aikibujutsu.

PESQUISA PESSOAL
Minha paixão pelas artes marciais, e especialmente pelo Daito-ryu, começou em
 1981. Depois disso, eu fiquei fascinado pela arte do Daito-ryu, e pesquisei os aspectos técnicos e históricos dos seus vários ramos. Eu estava buscando por algo misterioso, mas sempre havia uma forma lógica para explicar as técnicas.

"Aiki é a habilidade de tirar do oponente 
todo o seu poder no instante do contato."
(Yukioshi Sagawa Sohan)
Desde 1995 o foco de minha curiosidade foi uma escola em particular: o Daito-ryu Sagawa Dojô. Mas as informações sobre esta escola eram muito raras, e minhas pesquisas foram bastante difíceis, se não impossíveis. Tudo o que pude descobrir sobre Yukiyoshi Sagawa Sohan ("Sohan", um título de Sagawa Sensei em sua arte do Daito-ryu Aikibujutsu, significa mestre dos mestres) estava no livro de Stanley Pranin intitulado "Conversas com Mestres de Daito-ryu". Apesar de ser claro que Sagawa Sensei não aceitava alunos estrangeiros, decidi escrever uma carta a ele. Eu queria ser aceito para treinar com Sagawa Sohan. Por vários anos mandei muitas cartas ao Sagawa Dojô, com apenas uma resposta: "Sentimos muito, mas seu pedido não pode ser atendido..."

Sagawa Sensei faleceu em 1998 [com 96 anos de idade], mas continuei tentando obter o máximo de informações sobre o Sagawa-ha Daito-ryu Aikibujutsu. Eu pesquisei na Internet, inclusive em websites japoneses, aonde encontrei poucas informações. Gradualmente, mais e mais pessoas souberam sobre meu interesse sobre o Sagawa Dojô e o Sagawa-ha Daito-ryu Aikibujutsu. Naquela época, eu pensava que, como eu já tinha algumas habilidades básicas, eu podia aprender o Sagawa-ha Daito-ryu e "promovê-lo" fora do Japão. Logo descobri que minha forma de pensar era ingênua. Meu pedido foi rejeitado novamente, mas eu não podia desistir de minhas aspirações.


O PRIMEIRO CONTATO

(Tatsuo Kimura Shihan)

Interview with Hiroshi Sagawa and Tatsuo Kimura - Part 2 | Aikido Sangenkai Blog | Scoop.it


"O Aiki existe em uma dimensão completamente diferente."
 Tatsuo Kimura Shihan - 10º Gen)
O acesso ao Sagawa-ha Daito-ryu Aikibujutsu não é restringido apenas em relação aos estrangeiros. Mesmo os japoneses nativos devem fazer um requerimento por escrito ao Sagawa Dojô, e seus requerimentos frequentemente são rejeitados.

Meu primeiro passo foi dado quando fiz contato com o professor Tatsuo Kimura, que possui o mais alto nível técnico em Sagawa-ha Daito-ryu Aikibujutsu. Recebida a permissão para participar de uma aula "experimental" em seu dojô na Universidade Tsukuba, parti para o Japão imediatamente.

O primeiro encontro
Kimura Sensei parece ser um homem comum. Na verdade, ele parece ser bem mais jovem do que realmente é [53 anos na época. Atualmente está com mais de 61 anos]. Ele certamente não parece ser alguém que possui habilidades marciais assustadoras. Olhando o Prof. Kimura ou as fotografias de Sagawa Sensei, nada indica que eles poderiam ter alguma capacidade ou habilidade extraordinária.

Kimura Sensei está sempre sorrindo, brincando, e parece estar constantemente feliz.

Kimura Sensei era 3º Dan em Kendô e 5º Dan em Aikido quando conheceu Sagawa Sensei. Após ter experimentado o "AIKI", o Sr. Kimura imediatamente pediu para ser aluno de Sagawa Sensei, mas foi rejeitado. Sagawa Sensei lhe disse que ele provavelmente apenas "roubaria" algumas técnicas para melhorar seu Aikido. O Sr. Kimura foi forçado a esperar. Ele persistiu, escreveu cartas, e finalmente teve permissão de treinar no Sagawa Dojô, mas com uma condição. Sagawa Sohan não lhe ensinaria nada pessoalmente! Parece que passou muito tempo antes que Sagawa Sensei se decidisse que o Sr. Kimura era merecedor de receber instruções diretas. Não apenas o sonho de Kimura Sensei se tornou realidade, mas ele também recebeu uma recompensa muito maior, pois lhe foi ensinado todo o sistema, incluindo os "segredos internos" desta arte.

Kimura Sensei me disse que sua primeira inspiração sobre o Aiki veio em 14 de Setembro de 1997 (domingo). Três dias depois, Sagawa Sohan ficou doente. Ele faleceu em 24 de março de 1998.

Mas um dia antes de sua morte, Sagawa Sohan arremessou o Sr. Kimura com Aiki continuamente por uns 15 minutos. Às vezes era com muita força, e o Sr. Kimura bateu a cabeça no tatame algumas vezes. Isso é apenas um fato.

Ele explicou que quando uma pessoa tem pela primeira vez uma inspiração sobre o aiki, ainda leva muito tempo até que ele consiga executar aiki em todas as técnicas. Mas a diferença se apresenta na execução de todas as técnicas. "A diferença aparece depois, pois o caminho do progresso é muito diferente com Aiki", explica Kimura Sensei.

Atualmente, ele está no nível técnico mais alto do Sagawa-ha Daito-ryu, como 10º Gen Shihan. (Yukiyoshi Sagawa Sohan organizou as técnicas do Daito-ryu em 10 níveis, clamados de "Gen", começando com o 1º Gen seguindo até o 10º Gen).

As técnicas

Kimura Sensei me encontrou em seu escritório na Universidade Tsukuba em 27 de fevereiro de 2001. Após assinar seu livro de registro (eimeiroku), ele me pediu que o agarrasse pelos braços. Kimura Sensei disse que eu deveria usar toda a minha habilidade para resistir, e que ele só começaria a técnica quando eu dissesse que estava pronto. Eu o segurei com muita firmeza, mas com cuidado para poder reagir rapidamente a qualquer movimento desde o início (ou, pelo menos, era isso o que eu pensava). Quando eu disse "estou pronto" fui atirado instantaneamente para trás em um sofá que ele tinha no escritório. Eu repeti a tentativa várias vezes, e todas as vezes parecia que minha força ou minha resistência era completamente inútil. Eu cheguei a pensar que meu corpo inteiro estava se recusando a me obedecer. No momento, não pude resistir, nem pude usar nenhuma força. Parecia que toda a minha força tinha desaparecido, ou que eu tinha me esquecido completamente como usá-la. Não só meu ataque não tinha intensidade, mas também as técnicas funcionavam contra a energia que eu estava aplicando, sem a união que é típica do Aikido tradicional. Isso ia contra todos os princípios que eu conhecia. O que era mais surpreendente, eu não conseguia me soltar dele para evitar o arremesso! Depois disso, eu coloquei os braços na minha frente e fui arremessado no momento em que Kimura Sensei fez contato, mesmo com um leve toque. Eu pensei, "OK, como será com uma pegada relaxada e leve, ou mesmo com apenas um toque?" Kimura Sensei novamente me chamou, desta vez para tentar qualquer pegada suave, ou que eu tocasse sua mão, ou que apenas pegasse levemente na manga de sua roupa com meu dedo mínimo e o polegar. Eu tentei tudo isso, de várias formas diferentes, e em todas as vezes eu fui arremessado no sofá. Eu não senti nenhuma força sendo usada, mas o impacto de minhas quedas era grande, mesmo caindo sobre uma superfície macia e confortável. Eu senti como se estivesse sendo arremessado pelo vento. Kimura Sensei então me convidou a dar socos para demonstrar Aikikempo. Assim que a mão dele bloqueava ou fazia contato com meu braço, eu era jogado para trás. Aconteceu a mesma coisa quando ele me pediu que bloqueasse seu soco, que era lento e fácil de ser recebido. No momento que meu braço aparava seu golpe, meus pés saíam do chão. Pela primeira vez eu senti que tinha encontrado algo misterioso em minha pesquisa sobre artes marciais. Imediatamente eu soube que estava diante de um verdadeiro mestre. Kimura Sensei ria e brincava todo o tempo (se divertindo muito em mostrar seu Aiki), mas eu não conseguia rir. A razão disso é simples; este encontro tinha um significado muito especial para mim, e eu me sentia profundamente honrado por me encontrar com uma pessoa assim.

Além de mim, outros dois convidados especiais estavam lá naquele dia. Um era Laurent, um estudante Francês da University Tsukuba, o outro, um artista marcial japonês, Sr. Hasegawa (ele é professor do Katori Shinto ryu, 5º Dan de Aikido, e tinha sido campeão da Prefeitura de Saitama de Kyokushin Karate). Lembro que ele tinha uma pegada muito forte e sua base era realmente estável. Mas, nas mãos de Kimura Sensei, ele parecia uma criança. Ele não conseguia resistir a nenhuma técnica, e também era arremessado no sofá. Então me pediram que o empurrasse no sofá (segurando-o pelos braços). Na verdade, foi muito difícil fazer com que ele se movesse para trás. Tudo o que eu podia fazer era realmente usar a força física. Então Kimura Sensei me mandou relaxar, e tocou a parte de trás de meus cotovelos. Para a nossa surpresa, meu parceiro imediatamente caiu para trás no sofá. Tudo isso aconteceu em segundos. De outra vez, Kimura Sensei tocou minha costas, fazendo que meus dois parceiros voassem (cada um deles segurava meus baços com ambas as mãos, resistindo com toda a força que tinham).

Depois disso, Kimura Sensei nos encorajou a atacá-lo juntos. E éramos arremessados como pedaços de papel, todos ao mesmo tempo. Às vezes éramos arremessados em direções diferentes, e em outras aplicações nós caíamos uns sobre os outros. Kimura Sensei pediu ao Sr. Hasegawa que o atacasse da maneira do Kenjutsu. No momento do contato, o Aiki seria aplicado através de qualquer objeto que estivesse sendo segurado. O Sr. Hasegawa realmente não acreditou nesta possibilidade. Ele mirou e atacou. Para sua incredulidade, realmente aconteceu, e ele desabou sobre o sofá. Isso foi uma demonstração de aiki-ken.

Após esta exaustiva experiência, recebemos uma explicação sobre o que aconteceu. Era a rara e mística habilidade do Aiki. Kimura Sensei era capaz de aplicá-la em qualquer pessoa, em qualquer momento, e sob quaisquer condições. Aiki sempre funciona. Era mais do que eu esperava. Imediatamente eu me senti envergonhado por ser um tolo, acreditando que aprendendo apenas as técnicas (a "forma" externa, a "moldura" do Aikijujutsu) uma pessoa poderia promover o Daito-ryu. O convidado japonês e eu fomos para o dojô com Kimura Sensei.

A verdadeira experiência de treinamento
Ao nos aproximarmos das portas fechadas do dojô, minha excitação aumentou. Não é todo mundo que pode estar presente em uma sessão de prática no dojô de Kimura Sensei, mesmo em uma simples "aula experimental". Após uma reverência de joelhos e uma saudação de "konbanwa" ("boa noite" em japonês), rapidamente colocamos nossos dogi brancos (e faixas brancas, é claro) e nos juntamos à turma. Todos os membros estavam ocupados treinando. Primeiro, Kimura Sensei me deu uma rápida explicação sobre umas poucas técnicas básicas (sua "aparência" ou "forma").
As técnicas ensinadas em cada aula de "experiência" consistiam de seis técnicas na posição sentada (zadori), incluídas no curso de primeiro mês do Sagawa Dojô.

Assim que eu tentava começar uma técnica, encontrava uma grande resistência, com minhas mãos sendo seguradas com "punhos de aço" ou era simplesmente arremessado. Parecia que o mais leve movimento que eu fizesse (ou o menor contato) era suficiente para iniciar Aiki. Por outro lado, quando eu tentava aplicar uma técnica contra Kimura Sensei, que não resistia, cada movimento meu gerava um contra-ataque e eu era arremessado. Na aula de Kimura Sensei todas as técnicas são aplicadas contra oponentes que resistem com firmeza. Recebi ordens de mudar de parceiros, começando com os mais graduados (faixas pretas), e gradualmente trabalhando com os demais até chegar nos faixas brancas, mas estes "novatos" não pareciam verdadeiramente "novatos" para mim. Eu fiquei muito surpreso com as habilidades de todos. Eles eram muito bons. Eu não consegui aplicar nenhuma técnica em ninguém naquele dojô, o que ocorreu foi o oposto, qualquer um deles podia facilmente aplicar suas técnicas em mim, me jogando para a esquerda e para a direita, para frente e para trás. É importante notar que todas as técnicas que me foram ensinadas eram feitas apenas em zadori. Estas são as técnicas do primeiro mês do Sagawa-ha Daito-ryu.

Eu tive a honra de ser o uke (parceiro) de Kimura Sensei algumas vezes. A cada vez eu era arremessado para cima e para longe, seriamente preocupado com a aterrissagem. Minhas habilidades com ukemi (rolamentos) se mostraram muito úteis, mas de forma limitada. Eu não conseguia sentir nenhuma força sendo usada pelo Sensei, mas podia sentir o impacto de cada técnica... no tatame! Compreendi que não existe jujutsu sem Aiki no Daito-ryu. Sem imobilizações de juntas que causam dor, mas um desequilíbrio imediato do agressor, forçando seu corpo a cair. Na verdade, eu não caía simplesmente, geralmente meus pés saíam do chão, como se eu realmente estivesse sendo arremessado no ar. Eu nunca senti algo assim em qualquer outro dojô, de Daito-ryu ou de Aikido.

A aula terminou em duas horas. Eu estava completamente confuso (assim como meu colega, o Sr. Hasegawa), e eu não podia me conformar com a idéia de não poder treinar novamente. Mas essa era a condição de Kimura Sensei, apenas uma aula de introdução!

Naquela noite não consegui dormir. No dia seguinte fiquei doente, incapaz de pensar. Minha mente estava distorcida. Eu consegui contatar Kimura Sensei, mas não poderia praticar mais. Entretanto, eu me decidi a manter o contato.

Uma benção
Mais de um mês se passou depois de minha primeira experiência com o Sagawa-ha Daito-ryu Aikibujutsu. Decidi contatar Kimura Sensei novamente. Neste dia, Kimura Sensei permitiu que eu treinasse novamente.

Cada vez que eu ia a Tsukuba era um dia especial para mim. Cada prática era uma honra, e tudo o que eu desejava era treinar Sagawa-ha Daito-ryu Aiki Bujutsu ensinado por Tatsuo Kimura Sensei.

Quase todas as práticas consistiam em técnicas na posição sentada. Acho que as técnicas básicas (para o primeiro mês de prática no Sagawa Dojô) feitas na posição sentada são os pontos chaves para muitas técnicas de Aiki no Daito-ryu. Só posso dizer que havia técnicas de imobilização de juntas (como eu disse antes, eu não sentia dor, mas meu corpo era arremessado), técnicas básicas de Aiki e algumas variações na posição de pé. Era diferente do Aikido tradicional, em que a pessoa cai para o parceiro. Todas as técnicas de Aiki de Sagawa-ha devem ser aplicadas contra parceiros que resistem 100% todo o tempo. Havia momentos em que as técnicas devem ser praticadas de forma relaxada, para que se domine a "forma", mas a prática real é feita através da aplicação eficiente de cada técnica contra oponentes que resistem completamente. Não pode ser usada nenhuma força física! Obviamente, eu não conseguia fazer nenhuma delas com sucesso, hoje em dia, como experiência, eu as pratico diariamente na esperança de uma iluminação.

Então, o que é o AIKI?

"Mesmo que você seja segurado (atacado) com força, faça a técnica com leveza!"
Yukiyoshi Sagawa Sohan

O Aiki é um poder da energia do Ki? É Chi Kung? - Não!

É um tipo de alucinação, hipnose? - Não!

O Aiki pode ser obtido através da meditação? - Não!

Ele se baseia nas leis da Física? - Não!

Na anatomia humana? - Não!

É mágica? - Não!

Então o que é?

Bem, primeiro eu devo informar aos leitores que Sagawa Sensei desenvolveu uma forma diferente de Aiki, mais avançada. Assim, esse Aiki é diferente do que foi aprendido de Sokaku Takeda Sensei. Sei que encontrarei críticas, mas para mim parece ser o único Aiki real, prático. Posso até ir mais além, declarando que se o único foco do Daito-ryu é o Aiki, então só deve haver um Daito-ryu, como uma arte completa.

Só posso descrever que o que eu aprendi sobre aiki da prática em Sagawa-ha Daito-ryu. Aiki não é Kiko (Chi Kung), não é hipnose nem mágica, e não tem muito a ver com o nosso modo lógico de pensar. A única didática é pensar nas várias formas ao aprender uma técnica eficiente de Aiki. DEVE SER FEITO COM LEVEZA. Qualquer excesso de força física é inaceitável. Através do treinamento constante da "forma" contra vários graus de resistência, talvez seja possível que um dia o praticante adquira a maestria desta habilidade. Para mim, o Aiki não é algo que possa ser encontrado em nosso mundo. Além disso, só Kimura Sensei possui esta habilidade única. Diz-se que ninguém além de Kimura Sensei atingiu um nível tão alto de compreensão do Aiki, e ele realmente o pratica.


"O Aiki existe em uma dimensão completamente diferente."
(Tatsuo Kimura, 10º gen Shihan)

Treinar muito todos os dias não trará os resultados desejados. O treinamento físico sem um desejo intenso será inútil, e vice-versa, e desejo por si só não fará com que a pessoa se torne um mestre de Aiki sem o treinamento sincero. E para finalizar este longo artigo, só posso dizer que eu estava muito cético quanto à parte mística de várias artes marciais antes de encontrar Kimura Sensei. A oportunidade que ele me deu mudou completamente minha forma de pensar. E mudou todo o meu conceito sobre o Daito-ryu.

Eu gostaria de demonstrar minha grande gratidão a Tatsuo Kimura Shihan por ter me dado uma oportunidade assim. Ao escrever este artigo, a ajuda de Kimura Shihan foi enorme. E também ao Sr. Stanley Pranin, porque sem o Aikido Journal seria muito difícil disponibilizar este relato sobre o Sagawa-ha Daito-ryu.

Referencias e Imagens: 
Aikido Sangenkai
Aikido Sangenkai (2)
Daito Ryu no Pinterest
http://aikikai.org.br/site.php?pagina=Sagawa-ha.html




1 comentários:

Dagmar disse...

Tenho pesquisado o Daito ryu, mas tenho encontrado só algo das ramificações. parece que muito se perdeu nesse caminho.
Dagmar Gonçalves
Taichichuan, Taikiken, Panantukan, Systema,

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan