domingo, 26 de junho de 2016

PANCRÁCIO ( Παγκράτιον)

Παγκράτιον

Reza a lenda que os primeiros campeões do Pancrácio foram Hércules e Teseu

Pancrácio ( Παγκράτιον) pode ser chamado de avô do MMA ( MIxed Martial Arts). Foi uma forma de combate desarmado agressivo e nada elegante que misturava boxe ( πυγμὴ) e luta olímpica (πάλη) com golpes e técnicas de lutas que incluem socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, estrangulamentos, agarramentos, quedas, arremessos, derrubadas, imobilizações, torções, chaves e travamento das articulações. Literalmente Pancrácio quer dizer: O PODER TODO.
Tudo era permitido, com excepção de enfiar os dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder. A vitória ocorria quando um dos atletas já não conseguia continuar a lutar, levantando um dedo para que o juiz se apercebesse.
Teve a sua primeira aparição em Jogos Olímpicos na 33a olimpíada (648 a.C.), quando o vencedor foi o gigante Lygdamis de Siracusa, que conseguia medir o estádio com seus pés, em apenas 600 passos. A modalidade foi abolidada por ser extremamente traumática e sangrenta: muitos ficaram permanente aleijados ou  morreram.
Os soldados de infantaria gregos eram treinados nas técnicas do pancrácio. Quando Alexandre, o Grande, invadiu a Índia em 326 a.C., os gregos trouxeram consigo o pancrácio e o praticavam em seus campos militares como parte do treinamento.


TREINAMENTO NADA LEVE ...


Os praticante treinavam em um espaço chamado "palaestra". Nele há um aposento especial denominado "korykeion", que abrigava equipamentos especiais de treinamento para os lutadores.
Os iniciantes começavam com técnicas básicas ( socos, chutes e agarramentos) até estarem prontos para participar de treinos leves e pugilato com outros praticantes. Por exigir muita energia e flexibilidade, eram poucos os que continuavam. Uma das tecnicas favoritas era esmurrar um saco de pancadas, permitindo que o saco batesse de volta no praticante. À medida que o nível ia aumentado, o treinamento ficava mais pesado.
Nas primeiras competições, os praticantes gregos lutavam nus e besuntados de óleo. Mais tarde passaram a vestir tiras de couro cru para proteger os antebraços e as mãos; quando o pancrácio chegou à Roma, os lutadores italianos vestiam tangas para proteger seus genitais. Finalmente, eles começaram a ficar parcialmente vestidos e - em alguns casos- armados com luvas revestidas de pregos, conhecidas como "caestus".
As técnicas originais foram esquecidas ou fragmentas na luta olímpica e no boxe. Uma tentativa de resgate dessas técnicas está sendo feita por lutadores gregos tradicionais, baseado principalmente nas obras de arte da antiga Grécia, que mostram combates do Pancrácio.

PANCRACIO MODERNO

As técnicas originais foram esquecidas ou fragmentas na luta olímpica e no boxe. Uma tentativa de resgate dessas técnicas está sendo feita por lutadores gregos tradicionais, baseado principalmente nas obras de arte da antiga Grécia, que mostram combates do Pancrácio. Existem demonstrações de cunho folclórico, onde os lutadores procuram lutar com tangas tradicionais. A nível de competições, luta-se com trajes modernos de submission. Já existem federações e competições oficiais.

Bons treinos!
Aracaju, 15/06/2016
Felipe Albuquerque
Faixa Preta em Medicina Veterinária , estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Apreciador de música de qualidade e capucchino, sonha provocar transformações na vida através da pratica marcial



REFERÊNCIAS
IMAGENS:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan