sábado, 2 de julho de 2016

FUMIO DEMURA: O VERDADEIRO SENHOR MIYAGI

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.  



FUMIO DEMURA: 

O VERDADEIRO SENHOR MIYAGI

Nascido em Yokohama, Japão, em 1938, FUMIO DEMURA [出村文男] iniciou sua pratica no ShitoRyu Karate Do e no Kendo aos nove anos de idade, com Asano Sensei. Além disso, treinou Kobudo de Okinawa, Aikido, Judo e Iado. 


Primeira lição: 
Procure saber sempre mais do que você  já sabe. Não pare de aprender!

Aos 18 anos, foi campeão mundial de Karate Do e aos 23 se tornou  campeão japonês aos 23 (1961). Formado em Economia, viajou para os Estados Unidos sem saber falar inglês . Dois dias depois teve vontade  de abandonar tudo e voltar para o Japão. Naquela época, o preconceito contra japoneses era grande nos EUA. Mas ele não desanimou e foi a luta. Nos Estados Unidos, introduziu o KARATE SHITO RYU e o KOBUDO DE OKINAWA. Mudou a forma como se faziam as demonstrações de Karate. Escreveu diversos livros sobre Karate e Kobudo ( Tonfa, Bo, Sai e Nunchaku). Seu livro sobre nunchaku foi usado como base de estudo por Bruce Lee. Se tornou uma referência mundial do Karate e foi indicado 2 vezes ao Hall da Fama!



Segunda lição:
Não desanime! A sorte favorece aos que têm iniciativa.

Nos anos 70, sua academia (Genbukai) faliu. O shiham Demura então inovou: começou a se apresentar no Hotel Hilton em Las  Vegas, fazendo o papel principal uma pequena peça: Era um Samurai que salvava uma mocinha que era ataca por malvados no Japão. A apresentação ficou em cartaz por 2 anos. Aí passou a fazer pequenas figurações no cinema. Deu tão certo que começou a fazer pequenas pontas no cinema. Até que, na década de 80, o astro Chuck Norris o indicou para um dos papeis principais num grande filme: Karate Kid!

Terceira lição:
Caiu dez vezes ? Se levante onze!

O diretor do filme, ao ver Demura em ação não teve dúvidas: Ele era o mais indicado para ser o senhor Miyagi. Entretanto, o mestre Demura lhe disse que o papel estava muito além de sua capacidade de interpretação. Ficou então acertado que Demura seria o dublê nas cenas de luta do ator Pat Morita. A parceria deu tão certo, que se estendeu por todas as continuações de Karate Kid. ele e Morita acabaram ficando grandes amigos!


Quarta lição:
Você deve conhecer  bem seus pontos fracos.
Os bons, as disfarçam suas limitações. Os grandes, as usam.

“Fumio Demura: the Real Miyagi”



Em 2014 foi lançado um documentário sobre sua vida, intitulado “Fumio Demura: the Real Miyagi”. O filme conta com depoimentos de vários nomes do cinema de ação, como Chuck Norris, Dolph Lundgren, Steven Seagal, Michael Jay White e muitos outros. Lembrando a todos que antes de estudar aikido, Steve Seagal era  faixa preta 3º Dan de Fumio Demura. 



Fumio Demura-sensei, Dōmo arigatō [どうもありがとう]!


Aracaju, 01/06/2016
Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Sonhador em tempo integral, lê muito e fala um bocado
Se encontrar com ele, puxe a cadeira que a casa é sua


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan