domingo, 31 de julho de 2016

O BUDO DE O-SENSEI E A GUERRA

O que o criador do Aikido 

pensava sobre a guerra




Com a idade de  20 anos O'Sensei entrou para o Exército e serviu no Regimento 37 da 4ª Divisão de Osaka. Lá, ele ficou  conhecido por sua habilidade e coragem na batalha, ganhando o respeito de seus superiores. Mas muitos anos depois, quando a sua fama se espalhou como o grande professor (O-Sensei) e tinha entendido o significado do Budo (caminho da guerra), os militares lhe solicitaram que ensinasse sua arte para seus homens. Naquele tempo as operações militares japonesas de 1942, eram muito violentas e causaram uma crise internacional . Esta foi a resposta de O-Sensei: 

"O exército conta com um número crescente de indivíduos que utilizam seu poder cegamente. Eles se esqueceram que é necessário para ajudar aqueles que sofrem. Eles são como um bando de desfile louco exibindo sua violência, intolerância e amor para a destruição. Como podem ser tão tolos para atacar a natureza e vontade dos deuses !!! "

E depois que ele continuou resignadamente: 

"O Caminho do BUDO respira nova vida a este força universal da qual todas as coisas nascem. Harmonia, amor e cortesia são os elementos essenciais do verdadeiro BUDO. Mas aqueles que têm o poder hoje só pensam em brincar com armas. Acreditam errôneamento que o  BUDO  é um instrumento de violência e destruição e querem me usar para atingir seus objetivos. Sinto-me longe de este absurdo e não tenho intenção de se tornar o seu instrumento."



Referências:
Imagens:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan