sábado, 20 de agosto de 2016

PALMA DE FERRO (铁掌功)

"Não há saber mais ou saber menos. Há apenas saberes diferentes"
(Paulo Freire)


A palma de ferro ou a mão de ferro (铁掌功)  é uma técnica marcial chinesa, associada ao treinamento Chi Kung marcial . Esta técnica condiciona as mãos e o corpo de modo a permitir que o praticante libere grande quantidade de energia ao quebrar objetos rígidos, sem ferir o corpo.

É interessante que se diga que a palma de ferro não consiste num sistema proprio de arte marcial, mas faz parte de várias artes marciais chinesas. Assim como vários são os sistemas de defesa chinesas, também são muitos os métodos de treinamento para se conseguir dominar esta técnica. Por exemplo No norte da China é a técnica mais comum de endurecer suas mãos em um balde que pode conter diversos elementos, tais como areia, pedra, limalha de ferro, entre outros, enquanto que no sul é mais conhecido o treinamento com uma bolsa ou travesseiro. Além disso, para muitos professores a metodologia é um segredo valioso , sendo compartilhado com alunos escolhidos a dedo.

Algumas artes marciais não-chinesas, tais como Hapkido,Geon Gon Kwan, Muay Thai e muitas escolas de karate, enfatizam também o condicionamento e/ou calejamento das partes do corpo; entretanto, o termo "palma de ferro" é um método específico da arte marcial chinesa.

Treinamento

Em regra geral, o treinamento da palma de ferro envolve três componentes preliminares:

O primeiro é o condicionamento.  Há diversos métodos . Isto pode ser conseguido repetidamente golpeando objetos relativamente duros incluídos na lona/sacos de couro e tratando as mãos, geralmente com um dae (dispositivo automático de entrada) medicinal criado dos derivados de plantas. Os malefícios de alguns treinamentos errôneos da palma de ferro, causam danos como quebrar ossos e não fortalecem em nada a mão, mas, enfraquecem a estrutura original, e devem ser ignorados. Dentre os mais de 20 métodos se destacam:

  • Palma de ferro Shaolin - normalmente costumam bater limalha de ferro dentro de um balde ou bacia;
  • Palma Ha Say Fu - Esta forma de palma é feita usando uma mesa especial, onde além dos cursos básicos de Shaolin é adicionado um choque externo e uma pressão interna, uma garra de tração como um tigre e um calcanhar de palma. Além disso, cada curso deve ser sincronizado com um passo ou a postura que ajudam o praticante a praticar os deslocamentos enquanto luta;
  • Bambu folha de palmeira- consiste em golpear um saco cheio de peças de bronze foi pendurado numa palmeira;
  • Palma Espada  machado demônio- É realizada usando apenas a borda da mão. Primeiro golpeia-se um  um bloco de madeira macia e depois contra uma pedra ou rocha polida;
  • Palma Tornado Em uma tigela cheia de areia, ele cava um buraco com a mão, em seguida, fazer um círculo, até a areia  sair do recipiente;
  • Palma empurrar uma montanha-Treinar a força empurrando a palma da mão  contra uma parede de tijolos;
  • Palmas envenenadas- E um grupo de sistemas muito perigosos, que aos poucos estão desaparecendo. Todos eles seguem o mesmo princípio, de esfregar as mãos com a pele irritada num veneno rapidamente absorvido pela pele. começam com doses pequenas, até conseguirem ficar imunes à droga. O objetivo é fazer com que o veneno fique na pele sob as mãos. Assim, ao baterem no adversários, os mesmos acabam sendo envenenados.
O segundo é a técnica. Aprender os mecanismos específicos do corpo que produzem uma batida mais poderosa exige um instrutor qualificado, a fim de evitar injúrias irreversíveis à todo o corpo, em especial às mãos. De novo ressaltamos: cada estilo adota sua própria técnica de palma de ferro. Não existe sistema certo ou errado, existem praticante que melhor se adapta ao estilo A ou B. 
O terceiro componente é intensificar exercícios do Chi Kung, a fim desenvolver o Chi. Este treinamento, feito conjuntamente com o treinamento físico, é feito para permitir que o praticante focalize o Chi para melhorar o foco mental, a fim de produzir uma batida mais poderosa. Alguns consideram que o aspecto místico do Chi pode ser separado do foco mental.

Referências e imagens

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan