O Louva-a-Deus (Mantis, em grego) |
O estilo do Louva-a-Deus |
Este eficiente e tenaz sistema de Kung Fu ( Kuo Shu) é baseado nos movimentos do inseto mais referido das artes marciais: o Louva-a-Deus.
Reza uma das lendas que, há cerca de trezentos e cinquenta anos atrás havia na China um praticante chamado Wang Lang que era habilidosíssimo com a espada. Sabendo da fama que os monges do Templo Shaolim tinham de serem invencíveis, foi até o templo propor um desafio aos mesmos. Devido a sua insistência repetitiva, o monge mestre permitiu que um monge novato lutasse contra Wang. Para a surpresa de Wang, o noviço ganhou facilmente o combate.
Wang resolveu então se isolar nas montanhas e iniciar um treinamento severo. Ele treinou diligentemente seu estilo "Caminho da Espada"( Tsien Tao ) enquanto ao mesmo tempo, constantemente se exercitava e fortalecia seu corpo. Ele voltou ao monastério convencido que estava pronto a mostrar aos monges sua superioridade. Os monges aceitaram mais uma vez o convite para uma luta amigável. Novamente ele enfrentou o monge mais novo e dessa vez venceu. Derrotou ainda outro monge, de baixa graduação, e outro de categoria mais elevada. Confiante, resolveu enfrentar o monge mestre, chamado Abade Fen. Para sua surpresa, Wang não foi capaz sequer de tocar o mestre. Incontestavelmente derrotado, novamente desapareceu na floresta.
Um dia, enquanto descansava debaixo de uma árvore, Wang reparou em um frágil Louva-a-Deus engajado em uma luta de vida ou morte com uma grande cigarra numa luta de vida ou morte. O pequeno Louva-a-Deus venceu. Impressionado, decidiu capturar o inseto vitorioso e então observar os seus movimentos defensivos e ofensivos.
Usando um graveto de pequeno comprimento, ele cutucava e provocava o Louva-a-Deus em todas as direções. Invariavelmente, o Louva-a-Deus, com sua cabeça capaz de virar para qualquer direção, se defendia efetivamente quando provocado de frente ou de costas. O perseverante inseto tornou-se a nova inspiração de Wang para o seu novo sistema de combate. Com cuidado meticuloso, ele ordenava os movimentos defensivos e ofensivos do inseto em uma arte de luta humana. Ele a dividiu em três principais categorias :
- Peng Pu, método importante de bater ou tirar o antagonista de seu balanço;
- Lan T’seh, usado para restringir ou reduzir a força do oponente
- Pa Tsou, a defesa "oito cotovelos".
Caracteristicas Técnicas
Com diferentes escolas por todo o mundo, as principais características são:
- grande quantidade de técnicas e movimentos
- técnicas duplas: ataque e defesa simultâneos
- usa defesa também como ataque
- usa pouco força mas gera grande força física e interna
- explora a precisão dos alvos
- golpes direcionados aos pontos vitais
- movimentos de braço muito semelhantes ao do inseto inspirador
Os estilos
A herança do estilo Louva-a-Deus se dividiu na dinastia Ch’ing quando quatro discípulos, cada um desejando inovações e procuraram se desligar da escola fundadora. O Mestre Louva-a-Deus disse então que, seus desejos poderiam ser satisfeitos com uma condição, que cada discípulo nomeasse seu sistema individualmente, de acordo com as marcas das costas de um Louva-a-Deus capturado por cada um. Um tinha a aparência do símbolo Yin-Yang ( Tai T’si ), outro parecia com uma flor de ameixa ( Mei Hua ) e no outro, um conjunto de marcas que tinham a aparência de sete estrelas ( Tsi T’sing ) . Houve um Louva-a-Deus que não tinha marca aparente. Este estilo ficou conhecido como estilo despido ( estilo sem marca - Kwong P’an ). Hoje existem diversos outros estilos, todos extremamentes ferozes e eficientes.
Felipe Albuquerque Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin JItsu Escreve sobre o que acha interessante e ficaria honrado de sua presença neste blog |
Referencias
Templo Shaolin
Wah Lun Kung Fu
https://www.youtube.com/watch?v=4-w5qCqmN0A
Wikipedia
Pen Lai Brasil
Shen Xin Kung Fu
Imagens
http://www.portaldekungfu.com/wp-content/uploads/2012/12/estilo-louva-deus.jpg
http://kungfums.com/estilos/louvaadeus.php
http://www.dreamworks.com/kungfupanda/br/images/uploads/characters/mantis_icon.png
0 comentários:
Postar um comentário