sábado, 22 de outubro de 2016

Sanshou (散手)/ Sanda (散打)

Sanshou (mãos livres), também é chamado de Sanda (luta livre), é uma forma chinesa moderna de auto-defesa e um esporte de combate criado na China Moderna. O termo sanda é um dos mais antigos e de uso mais comum, porém, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais, usou oficialmente o termo sanshou.  O termo sanda é usado apenas para as competições profissionais. 

É importante que se diga que o Sanshou/Sanda não é um estilo próprio, mas apenas uma parte de várias artes marciais chinesas. Qualquer escola de arte marcial chinesa pode se adaptar às suas regras.

Características
O Sanda possui semelhanças com o Muay Thai e Kickboxing, porém ssem cotoveladas ou joelhadas. Podem ser feitas  técnicas de projeção (arremesso ao solo). Quando um dos adversários cai, o combate recomeça em pé.




No MMA o sanda/sanshou é representado por Cung Lee
Os treinamentos cardio-vasculares e de resistência muscular nessa modalidade são bastante intensos, às vezes até extremos, possibilitando aos competidores um preparo físico invejável.


História
Tradicionalmente na China Antiga adversários competiam em cima de uma plataforma de madeira chamada Lei Tai (擂臺 ). O vencedor se tornava o "dono" do Lei Tai, o campeão e as lutas normalmente eram sem regras e poderiam acabar em morte. Apos estas lutas serem proibidas, e a Revolução Cultural de Mao Tse Tung,  os militares chineses começaram a aperfeiçoar as tecnicas de sanshou e competir entre eles. Após a guerra da Coreia, o governo chinês resolveu melhorar o treinamento de seu exercito, e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde participaram especialistas em artes marciais de toda China, médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar três critérios:


  • Simplicidade;
  • Combate direto;
  • Efetivo contra oponentes mais fortes.

Nessa época o nome para o novo sistema ainda não estava formado e se buscaram varias outras ainda denominações tais como  xiangbo, shoubo, chaishou, qiangshou, jiji, daleitai e finalmente sanshou. Em 1979, o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o sanshou estaria ligado ao wushu como esporte de competição.  Aos poucos começou a ocorrer uma padronização nos treinos, nas técnicas e principalmente nas regras. Em 1982 chegou-se à metodologia que ainda hoje é adotada . Mas, como todas as regras esportivas, é possível que mudem no futuro.


O sanshou como esporte de combate
A prática contemporânea do sanshou como esporte de combate teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comite organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respetiva regulamentação.

O sistema está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro- inclusive no Brasil- com duas modalidades de competição:  a amadora e a profissional . 


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Acredita que existam 3 tipos de pessoas:
_Aqueles que o amam
_Aqueles que o temem
_Aqueles que o invejam.
Qual deles você é?


Bons Treinos!




Referências:

6 comentários:

Outsiders disse...

Sanda é o boxe chinês.
Kudo Daido Juku é um híbrido de Karate + Judo (depois incluído mais artes marciais)

Kudo é interessante por causa deste capacete de proteção e não ter katas (formas). E mesmo assim é cheio de rituais.
Kudo serve como base para ser atleta de MMA (e precisa de complementos).

Sanda(Chinês) e Kudo(Japonês)... Ambas são de grande contato e quase parecem luta de rua. E qual é realmente mais eficaz? Qual será melhor para defesa pessoal? Qual melhor para briga de rua? E qual aquela que deve apostar como arte marcial para o resto da vida...
Amigão que praticar Sanda ou Kudo, afirmo que o mais bem preparado lutador, quando tiver a oportunidade, irá vencer. As artes chinesas são mais antigas e por isso muitas outras lutas utilizam os fundamentos das chinesas, e isso não as torna melhor ou pior. Pena que o Kudo só permite 30 segundos de luta de solo, deveria ter um tempo maior.

Outsiders disse...

Sanda ou Kudo assista em:

:::SANDA::: http://www.youtube.com/watch?v=2LAwrwNUNE0

:::KUDO::: http://www.youtube.com/watch?v=n13JLzkMXIw

Outsiders disse...

Sanshou (mãos livres) ou Sanda (luta livre) é uma forma chinesa de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, e um prática de combate.
Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.

Após a guerra da Coréia onde enfrentou diretamente as tropas americanas o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em Artes Marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar 3 critérios: Simplicidade; Combate direto; Efetivo contra oponentes mais fortes.

Quase que paralelamente ao Sanda militar se desenvolveu o sanshou civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e ficaram quase que um Vale Tudo ao molde dos primeiros UFCs.
Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como Xiangbo, Shoubo, Chaishou, Qiangshou, Jiji, and Daleitai.

Em 1979 o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o sanshou estaria ligado ao Wushu como esporte de competição. Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação fisica, além de experimentação em campeonatos. Em 1982 o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ring era redondo! com 9m de diametro.

Sanshou é uma forma desportiva de combate dentro do Wushu ou Kung fu. Diferente do combate tradicional(Sanda militar) por não empregar técnicas como torções, golpes contra pontos críticos ou vitais (olhos, garganta, joelhos, genitais), o Sanshou exige técnica apurada, velocidade, preparo físico intenso e a noção exata de equilíbrio e tempo.

Na dinastia Tang (618/907), época de grandes batalhas e conquistas, foi necessário estabelecer um método de seleção dos melhores guerreiros segundo o conceito de luta chamado Taleitai (luta sobre plataformas), que consistia em combate sem regras e limite de tempo, realizado em plataformas de 3 metros de altura, com a luta finalizada se o adversário caísse ou se perdesse totalmente suas forças.
Na Dinastia Song (960/1279), foram criados os primeiros regulamentos do Sanshou.
Do seu passado como lutas Lei Tai, sem regras, regulamentos como o uso de luvas foram adotados no ambiente militar em eventos competitivos entre soldados, para prática de suas habilidades e técnicas marciais. Foi utilizado pelo Kuomintang como forma de treinamento na primeira academia militar moderna da China, em Whampoa, na década de 1920. Posteriormente também adotado pelo Exército de Liberação Popular da China.

Outsiders disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Outsiders disse...

As pessoas que fala que o sanda e muito diferente do sanshou...E é verdade isso? Qual desses estilos são mais combativos? Qual a diferença de sanshou para sanda?
Sanshou e Sanda são a parte do Kung Fu e são muitíssimos parecidos com o Muay Thai. As suas características são:
Sanshou - é a extensão profissional. Possuem diversos golpes, como joelhadas entre outros.
Sanda - é a extensão desportiva. Não se permitem alguns golpes.

Sanda ou Sanshou?
Normalmente utilizam-se os termos Sanshou (散手, sǎnshǒu) ou Sanda (散打, sǎndǎ) de forma indiferenciada para identificar o sistema de combate que se joga em cima de um ringue semelhante ao do boxe que se pratica no ocidente, uma plataforma quadrada sem as cordas que se vê nos ringues das competições no ocidente.
Na realidade existe uma diferença entre os dois, de acordo com as suas raízes e objetivos:
o Sanshou é originalmente uma arte marcial desenvolvida pelos militares chineses em colaboração com os soviéticos e baseada em estudos intensos dos vários métodos tradicionais de luta chinesa combinados com os desenvolvimentos em medicina desportiva e metodologia moderna;
E o Sanda é uma vertente desportiva do Sanshou, praticado como um desporto de combate em cima de uma plataforma, conduzido segundo regras determinadas com vista a preservar a integridade física dos seus praticantes.

Espero ter ajudado, pessoal!!!

OBS: Nossos artistas marciais poderiam aprender um pouco mais do sanda militar, né??? rsrs

Outsiders disse...

“O Sanshou Moderno desenvolveu-se como desporto em 1960, sob tutela do Governo Chinês. Assim, de maneira a uniformizar os estilos de Kung-Fu, convocou grandes mestres e estudiosos das universidades de esporte de toda China, juntaram-se com o objetivo de organizar um sistema em que as regras fossem comuns para todos. Daí resulta o nascimento do Sanshou ( esporte de combate)”. A síntese do esporte de combate da China que depois viria a ser a luta mais difundida no bloco socialista no leste europeu e oriente médio.

(...) consiste em técnicas de ataque e defesa onde são permitidos os golpes de socos, chutes e as projeções (quedas). Devido à diversidade de técnicas torna-se um esporte muito dinâmico e atraente. Permite que o praticante vivencie experiências limite e exige raciocínio rápido, além de impor intensidade fisiológica benéfica ao sistema cardiovascular promovendo também o ganho de força, resistência, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio físico e mental.

O estilo de combate Sanshou foi incluído nos Campeonatos Mundiais a partir de 1991, ano em que o primeiro conjunto de regras foi publicado pela Federação Internacional de Wushu. Fora o uso de equipamentos de proteção, sua principal diferença do combate real é o fato de não empregar técnicas de quebramento, tais como torções e golpes contra pontos críticos ou vitais como olhos, garganta, joelhos e genitais.

O local de luta é uma plataforma elevada, sem cordas, chamada Lei Tai. Ela faz parte da história marcial da China, onde combates sem regras eram realizados no passado, até a morte do oponente.

Os golpes permitidos são socos, chutes e derrubadas. Um lutador pode vencer por pontos ou nocaute. Em torneios, as lutas são compostas por 2 rounds de dois minutos cada, mais um terceiro round, caso nenhum lutador tenha vencido os dois primeiros assaltos. A derrubada do lutador é também uma importante técnica do Sanshou. Compará-lo com outras artes marciais como o Kickboxing, é um erro, principalmente em função da estratégia empregada. (WUSHU 2006

O Sanshou é uma modalidade de luta de origem chinesa e sua tradução significa luta com as mãos livres ou luta livre sem armas. Surgiu no antigo templo Shaolin como a elite das técnicas de luta do antigo Kung-fu, sendo ensinado posteriormente apenas para soldados do alto escalão da guarda imperial da China. Com a formação da República Popular da China no início do século XX, sua prática e ensino foram proibidos em todo o território, ficando a luta restrita apenas às famílias descendentes de soldados do antigo império, que treinavam de maneira clandestina e hereditária. A Associação Choy Lee Fat do Porto (2006), de Portugal, indica as mudanças ocorridas no Wushu e o nascimento do Sanshou Moderno:

O Muay Thai (Do tailandês Luta da Liberdade), por sua vez, também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela, além dos punhos e pés. A modalidade possui adeptos no mundo todo, mas sua popularidade na Tailândia é tanta que um dos maiores nomes no esporte, Apdej Sit-Hirun foi homenageado pelo próprio rei do país ao tornar-se o maior campeão que a Tailândia já conheceu. É um esporte de combate com mais de 1000 anos de existência, que emprega técnicas de ataques diversificados. A maioria dos autores concorda que o Muay Thai se originou de um estilo de Kung Fu conhecido como Boxe Chinês, vindo a sofrer modificações

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan