sábado, 31 de dezembro de 2016

BUMERANGUE/BOOMERANG/KYLIE

À direita esquerda temos o kylie e à esquerda o bumerangue
Bumerangue  é um objeto de arremesso com origem em várias partes do mundo. Muitas pessoas ainda estão um pouco confusas sobre estes brinquedos de vôo único, e erroneamente acreditam que eles sejam usados ​​para a caça. Nada mais falso. Os bumerangues são objetos de arremesso criados para voltar à mão do arremessador . O kylie sim, é a arma do caçador solitário. Mas... Quando mais de um está caçando, bumerangue e kylie trabalham em conjunto. e no combate corpo a corpo...o Kyle dá conta do recado muito bem.

História e Lendas

É um erro acreditar que o bumerangue foi criado na Austrália. A origem ainda não é muito certa, mas em diversas culturas existiam objetos assemelhados a bumerangues. No Egito Antigo os faraós o empregavam para caçar pássaros. Indios da California e do Arizona o usavam em combates corpo a corpo. Na ìndia e usado para caçar coelhos. Na Polônia foi achado um bumerangue feito de uma presa de mamute, há 23 mil anos. 
De qualquer forma, o país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos. O mais antigo encontrado tinha 9 mil anos. 

Vejam o poder do kylie

Então por que a confusão dos nomes?

Parte da razão para a confusão entre o bastão de caça e o bumerangue remonta ao tempo em que o capitão Cook explorou pela primeira vez o continente da Austrália. A lenda diz que os exploradores do grupo estavam tentando reunir tanta informação e artefatos quanto possível para levar de volta para a Inglaterra. Eles viram os aborígenes usando bastões dobrados para diversas  tarefas. Eles cavavam, tocavam música, caçavam e praticavam jogos de arremesso demonstrando habilidade . Às vezes, essas varas retornavam para o atirador. 

Quando os exploradores perguntaram o nome dos bastões, os aborígenes ficaram confusos e não entenderam a pergunta pois eram dois objetos distintos (um pra arremessar e outro pra caçar) e responderam: "bumerangue". Ora , na língua dos aborígenes bumerangue quer dizer: "Do que você está falando?"  . Como os exploradores não conheciam a língua aborígene, acreditaram que todos os bastões - usados para caçar ou não - eram chamados de bumerangues e que todos retornariam ao lançador, se jogados corretamente. Ainda hoje há quem chame o kylie de bumerangue que não retorna.

Como são ser usados?
Os Kylies podem ser usados para  cortar carnes e vegetais, cavar a terra em busca de raízes comestíveis, caçar , esfolar a presa caçada e também para golpear a superfície da água durante a pesca. Os nômades até hoje caçam com eles. Já o bumerangue era jogado contra um bando de pássaros ou outros grupos de animais para forçar a revoada deles. Aí outros caçadores - que estavam de tocaia- entravam em ação usando o  Kylie . 
O bumerangue  foi aperfeiçoado e alguns podem funcionar como kylies

O esporte

O exemplar levado pela comitiva de Cook à Europa despertou tanta atenção que o bumerangue foi elevado à categoria de esporte e aos poucos foi aperfeiçoado. Os primeiros clubes, federações e entidades foram formados na Austrália, Europa e Estados Unidos no fim dos anos 1960 e início dos anos 1970. Em 1987 foi realizado o primeiro evento de categoria internacional.
Existem diversas categorias: distancia, precisão, captura, etc.  
Apesar da tradição australiana, o bumerangue como esporte não é popular em nenhum país do mundo, nem mesmo na Austrália. O campeonato mundial acontece a cada dois anos e é liderados por seleções européias. 

Aracaju, 21/12/2016



REFERENCIAS E IMAGENS:
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estudo Aikido, Aikijutsu e Goshin Jitsu
Blogueiro iniciante, não curte lenga-lenga
e perde horas pesquisando o que escreve
http://slinging.org/forum/YaBB.pl?action=print;num=1364523160
https://www.youtube.com/watch?v=b0fbEYhsGiY
https://www.youtube.com/watch?v=If3D9gNsKxIhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Bumerangue
https://en.wikipedia.org/wiki/Boomerang

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan