domingo, 11 de dezembro de 2016

KARAMBIT: A GARRA DE TIGRE


Karambit tradicional


KARAMBIT ou KERAMBIT é uma faca semicurvada do arquipélago da Indonésia (principalmente nas ilhas de Sumatra e Java). Seu design é inspirado nas garras dos grandes felinos e é considerada uma das principais armas do silat e das artes marciais filipinas.

Esta arma era originalmente um instrumento agrícola projetado para cortar raízes e fazer a trilha para plantar arroz.  Os primeiros a perceber o potencial de defesa pessoal do karambit foram as mulheres, que amarravam seus cabelos com ele (até hoje o karambit é considerada uma arma feminina pelos praticantes de silat). Foi só uma questão de tempo até os homens começarem a utilizar.


Os soldados na Indonésia se apresentavam armados com um kris (faca ondulada) na cintura ou nas costas e uma lança nas mãos. Mas quando estas armas eram perdidas em batalha apelavam para o karambit. Além deles, os guerreiros Bugis eram famosos por seu abraço de kerambit.


Posteriormente, através de contatos comerciais entre a Indonésia com países vizinhos, o uso do karambit se difundiu para o camboja, Miamar, Laos, Malásia, Tailandia e Filipinas.

Tecnica

Meu primeiro contato com o karambit foi através de Thiago Lima Sensei, shodan em Aikido MAK no ABC paulista. A inteiração com o equipamento foi  quase que imediata: a faca permite conduzir, socar, martelar e socar. Os drills ( sequencias)  são rapidamente aprendidos. Essa flexibilidade de métodos tanto beneficia  quem é acostumado a conduzir os adversários em chaves e arremessos, como os praticantes de Aikido, Systema e Grappling quanto ajuda a quem é acostumado a desferir socos, como os kickboxers e boxeadores . 




  A arma é empunhada com a lâmina apontando para baixo a partir do fundo do punho, geralmente curvando para a frente, porém ocasionalmente para trás. Além de permitir a condução, em movimentos cortantes e/ou engatantes.  O anel de dedo do Karambits com um anel de dedo também pode ser usado num movimento para esmurrar o adversário, de forma semelhante a um soco inglês. Alguns Karambit são projetados para serem usados ​​num movimento de martelo.   O protetor/anel de dedo torna difícil desarmar e permite que a faca seja manobrada nos dedos sem perder o controle. 

O curto karambit filipino foi o que mais se difundiu no Ocidente, porque em tese sua biomecânica  permite  golpes de corte mais poderosos e rasga mais as feridas. E também porque  a sua usabilidade é a hipótese como mais intuitiva, embora continue a existir debate sobre este assunto.

Variações

O Sistema Emerson Wave pode até parecer
um abridor de garrafa. Mas faz uma diferença grande!
Existem muitas variações de karambit. O comprimento da lâmina, por exemplo, pode variar de uma aldeia ou de um cuteleiro para outro. Alguns não têm protetor de dedo e alguns possuem duas lâminas, uma em cada lado da alça. Alguns de lâmina fixa tem fio nos dois lados da lâmina. E existem, mais modernamento, os canivetes karambit. Se for comprar um canivete karambit certifique´se que tem o sistema Emerson Wave. Esse sistema nada mais é do que um forma prática e extremamente eficiente de abrir a lamina de forma automática quando você tira o canivete do cinto ou mesmo quando se  desliza a arma na roupa do adversário.   

Tipos tradicionais incluem:
  • Kuku Bima : Garra de Bima de Java Ocidental
  • Kuku Hanuman : Garra de Hanuman de Java Ocidental
  • Kuku Machan : Garra de tigre , endêmica de Sumatra , Java Central e Madura
  • Kerambit Sumbawa : kerambit maior, mais resistente feito especialmente para a batalha. Das Ilhas Sumba
  • Kerambit Lombok : Tão especifico para a batalha, mas feito em Lombok
  • Lawi Ayam : garra de frango , criado pela comunidade Minang

Bons treinos!
Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijutsu e Goshin Jutsu
É Médico Veterinário por vocação, artista marcial por graduação e blogueiro por teimosia.

Referências
Wikipédia

Imagens
https://www.youtube.com/watch?v=vi7TPa1eQ8w
https://www.youtube.com/watch?v=k_ImUV0r4mo
https://www.youtube.com/watch?v=fl_XSzJur5w

Se você gostou desse texto, vai gostar também de :

3 comentários:

batman disse...

Boa noite. por favor, esta lâmina é confiável pra defesa pessoal, e tem o sistema Emerson Wave?
Obrigado.

batman disse...

Boa noite. por favor, esta lâmina é confiável pra defesa pessoal, e tem o sistema Emerson Wave?
Obrigado.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado Adilson, bom dia!
O sistema emerson wave esta ilustrado na segunda foto do artigo ( aquele que mostra um canivete). A função dele é no momento do saque da arma abrir o canivete de forma semelhante a uma mola de canivete automatico. Precisa de um pouquinho do prática, mas depois que vc aprende, é como andar de bicicleta. Pra saber se sua karambit canivete tem o sistema, basta abri-la e ver se esta parecida com a foto. Se quiser, passe um e-mail que eu te mando um vídeo de como fazer
Sobre a defesa pessoal... eu sou fã da karambit: a lamina dificilmente passa 10 cm, tornando os cortes menos agressivos, pode ser usada para conduzir, aplicar chaves ou para retalhar. O punho pode ser usado como soco ingles e ...quando esta empunhada é dificil de ser desarmada.
Forte abraço

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan