sábado, 11 de fevereiro de 2017

SIPALKI DO (십팔기): A arte das 18 tecnicas




Há 4300 anos atrás, duas das principais tribos mongóis viajaram em caminhos diferentes uma para o Norte e a outra para o Sul da Ásia. Uma delas chegou à uma península, que é hoje conhecida como Coréia . No novo lar, os antigos mongóis cresceram como povo e cultura, formando uma nova nação e introduzindo várias artes marciais. 

Até o ano 1552 D. C., na Coréia existiam mais de 56 técnicas distintas, com e sem armas. E neste ano, por ordem do imperador da Coréia,as artes marciais foram resumidas a 18 técnicas, originando-se assim o nome  SIPALKI-DO (십팔기): Caminho das 18 Técnicas.

As 18 técnicas eram divididos em 3 grandes grupos:

  1. Emprego de golpes de um contra um: Chutes, rasteiras, tesouras, socos, saltos com chutes, projeções, torções, defesa pessoal.
  2. A luta de um contra vários, sendo 50 % braço e 50% pernas.
  3. Defesa pessoal e luta com Facas, bastões curtos..médios...longos.., baionetes, espadas, nuntchaco, lança, chicote, machado, corrente com faca na ponta... etc.
As coisas mudam...

Em 1908 o Império Japonês invade a Coreia e proíbe a pratica de quaisquer artes marciais por parte do povo coreano. Isso causou 2 mudanças tecnicas:

  • Muitos dos mestres migraram para outros países e começaram a praticar diferentes artes marciais desses países. Os que foram para a China aprenderam alguns estilos de kung fu, os que foram para o Japão foram apresentados ao Judo, ao Karate e outros métodos de auto-defesa;
  • Os mestres que ficaram tiveram que se adaptar ao fato de que a cavalaria japonesa atacava. Assim foi introduzido um novo grupo (ISI-As-ILLBAN-MUIE) com 5 tecnicas de defesa quando o atacante está a cavalo. esta tecnicas estão previstas em alguns estilos.


Com o fim da ocupação japonesa ( 1945), os experts em artes marciais retornam ao país e com eles trouxeram novos conhecimentos marciais e a pratica de artes guerreiras fica liberada. Infelizmente, em 1950 a Coreia entra em guerra civil e se divide em dois países: Coreia do Norte e Coreia do Sul. Neste período, a proibição de praticas marciais retornam e apenas com o fim da guerra ,( em 1955) é que voltam a ser estudadas.


Escolas

Antigamente existiam muitas escolas de Sipal-ki, só que na atualidade as 4 mais importantes são:
Íon-bi-ryu, Ya-sem-ryu, Me-jua-tang-ryu e So-rim-ryu.

SIPALKI-DO no Brasil 

No Brasil o trabalho pioneiro foi desenvolvido  pelo Mestre Cláudio (em memória) e hoje é dirigida pelo seu irmão Mestre Juarez dos Santos Rodrigues 5º Dan. O trabalho foi desenvolvido na  Academia do Instituto Mhe Hua que é filiada a Federação Sulamericana foi criada em 1984
Atualmente possui 8 Academias em Foz do Iguaçu - PR, Cascavel - PR, Catanduvas - SC, São Paulo - SP, Porto Alegre - RGS e no exterior em Hernandarias - Paraguay.


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitus e Goshim Jitsu
Curte uma discussão saudável e não tem problemas em rever seus conceitos


REFERENCIA E IMAGENS

1 comentários:

Outsiders disse...

http://globoesporte.globo.com/ms/videos/v/conheca-o-sipalki-arte-marcial-milenar-de-origem-asiatica/5812761/

https://www.facebook.com/InstitutoMheHua/

https://www.facebook.com/waudibert

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan