sábado, 29 de abril de 2017

O QUE EU FAÇO SE FOR ATACADO POR UMA FACA ? - 1ª PARTE

Muito rapido;;; E brutal!
O texto de hoje  foi retirado do blog Esgrima Criolla e foi escrito por Jorge Prina, um estudioso da esgrima gaúcha e grande especialista em ataques de faca e facão. O texto mostra uma abordagem realista sobre uma arma que não erra o alvo: a faca. O texto está em espanhol e uma tentativa de adaptação foi feita por nós. Caso sejam identificadas falhas na adaptação , favor enviar-nos pelo e-mail mangustonegro@yahoo.com.br . As imagens não são as originais e seus créditos estão registrados nas referências na parte final do artigo. Mais uma vez, devido ao tamanho do post, optamos por dividi-lo em dois parte. Boa leitura!

*******************************************************************


O que eu faço se for atacado por uma faca?

Ele seria extremamente irresponsável para explicar aqui como tecnicamente lidar com este problema, mas podemos discutir isso , e ver como flui do senso comum.

A principal coisa é ..Se o atacante estiver à distância, eu devo correr? Sim, se você tem uma boa distância, e se você tem a certeza que uma vez que a perseguição for iniciada ele não vai conseguir te alcançar ( caso contrario o agressor pode enfiar uma faca em suas costas), OK, pode funcionar. Senão, terá que enfrentar o problema. Geralmente quado se chega ao ponto de encarar um malfeitor com uma faca, é sinal de que você não tem a distancia certa pra fugir ...

Se puder usar um escudo... USE!
Qualquer coisa pode ser usada como escudo, inclusive um cinto.
E chutes baixos podem ajudar um bocado!
Uma das  medidas a tomar é saber que usar um objeto no incidente como um escudo de defesa ( pode ser uma jaqueta, mochila) pode deter os primeiros ataques.

Outra excelente medida é dar  chutes baixos(no máximo na altura da coxa), pois mantem a distancia da faca longe de seu corpo e pode dar espaço para fuga. Lembre-se sempre de que para a fuga ter sucesso você deve ter uma boa visão perimetral da área , conhecer o terreno (sua vizinhança por exemplo) e ter uma boa noção do numero de delinquentes. se estiver faltando um desses fatores, sua fuga tem poucas chances de  dar certo..

É importante lembrar que , durante um assalto ficamos num estado de nervos diferente, e o corpo produz  uma resposta fisiológica, liberando adrenalina. Nesses casos ficamos com a chamada "Visão de Túnel", só vemos o que está na nossa frente, nosso sangue é desviado de outros órgãos (por isso ficamos pálidos) e é desviado principalmente para nossos músculos e nossa força aumenta (lembre-se que essa reação demora menos de um minuto) e mesmo que a ação do meliante seja rápida, ao descreve-la parece que estamos contando um filme de mais de duas horas. Assim, é melhor procurar resolver estas situações da forma mais rápida possível



Tanto em sistemas de combate como em MMA nos são mostradas uma série de técnicas para resolver este problema. Algumas são boas outras infelizmente são ruins. Então qual escolher? O conselho que eu daria seria , sem dúvida,  escolher as técnicas dos sistemas voltados para a defesa pessoal, que abordem desde a prevenção até a ação propriamente dita.

Se eu for ferido por uma faca, posso continuar a lutar e só perceber o corte apenas mais tarde; ou pode acontecer que minha volemia (volume de sangue) caia e eu acabe desmaiando. Existem ainda casos conhecidos de homens corajosos que tendo colocado sua mão na barriga cortada - a fim de segurar suas vísceras- ainda continuava lutando tal qual um leão. E ainda existe os corte em artérias vitais, tais como as carótidas, artéria braquial, coração. Por isso precisamos proteger nosso corpo.

Agora, falamos sobre como a defender e como a correr, mas ... temos de nos defender !!! Lembre-se dos chutes baixos, qualquer instrumento ( guarda chuva, garrafa, chaveiro, uma pedra, etc) elemento pode ser transformado numa arma improvisada. você pode inclusive utilizar um objeto como arma em sua mão direita e outro como escudo em sua mão esquerda. Lembremos que a distancia de corpo-a-corpo não nos favorece. E se precisamos tomar a faca, o ideal controlando a mão ou o pulso do agressor, mas isso é muito, muito difícil.  Há mais dicas para estas respostas defensivas mas um artigo não é a melhor forma de ensina-las.

E, finalizando os conselhos deste artigo, é importante tentar estabelecer um diálogo com o agressor ( sabemos que nem sempre é possível) até mesmo porque enquanto o agressor estiver falando é pouco provável que nos ataque. Além disso ganhamos tempo para analisar a situação.

Imagens

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan