sábado, 8 de julho de 2017

A MAKHILA BASCA

A makhila

"Makhila" (às vezes grafada makila) no Euskara (Língua Basca) literalmente pode significar "vara", "bastão de caminhada, "bengala" ou maça. A primeira vez que ouvi falar dessa arma  foi lendo um livro fantástico chamado SHIBUMI. Nele, um dos heróis é do País Basco e empunha uma makhila. Demorou muito até eu ter a oportunidade de escrever sobre ela.


Chamar a makhila de simples bengala é desmerece-la. Além de ajudar a se locomover nas montanhas, é um símbolo da cultura basca, sendo usadas inclusive em danças folclóricas. Também são dadas a alguém  em homenagem por seus préstimos ou feitos heróicos. Nesses casos as parte metálicas da makhila são entalhadas em  em ouro ou prata e normalmente tem um comprimento padrão de 1,20 m.

Tão boa é a makhila que seu design permaneceu inalterado por séculos. Seu comprimento varia conforme a altura do indivíduo, indo desde a altura dos quadris até a altura do osso esterno, ou seja de um metro a um metro de quarenta. No fundo é muitas vezes parafusado uma virola de metal (espiga sem corte para facilitar a tração). A alça também é frequentemente coberta de couro metálico ou tecido para formar um punho, com um cordão preso ao fundo desta pega. O bastão é tapado com um botão achatado, chamado pomo), que pode ser feito de  chifre, aço ou bronze. A parte superior que consiste no botão e no punho da mão pode ser puxada para fora da parte superior da vareta, revelando uma  lâmina oculta, o que efetivamente transforma o cajado numa lança curta. 

Esta lança transforma a makhila de uma excepcional ferramenta para os pastores e montanheses numa arma formidável para a defesa pessoal contra ladrões e predadores ferozes como lobos . A arma pode ser movimentada pela alça para ataques rápidos, ligeiros ou usado da maneira oposta para atacar com o pomo. Como último recurso, o cabo pode ser retirado de forma extremamente prática e a lança mortal é revelada.

Como a makhila é feita
Quando se remove o cabo,
a Makhila revela uma lança
extremamente eficiente
O processo de fabricação é impecável e pode demorar anos: A madeira empregada é de excepcional qualidade. Um dos ramos da árvore ainda jovem é marcada pelo artesão na primavera. O corte ocorre no outono, tempo pelo qual a madeira cura e expande o desenho na sua superfície.  O artesão então retorna para a árvore aonde ele marcou o ramo, corta-o,  remove a casca e apruma o eixo usando um aquecimento cuidadoso num forno. Depois disso, o bastão deve ser armazenado por vários anos, a fim de que fique adequadamente seco. Uma vez que isso aconteceu, a madeira é manchada usando um método secreto e, em seguida, equipada com as várias faixas de metal e acessórios. O artesão então assina seu trabalho com o símbolo ou o nome de sua família e também gravará no pomo da makhila uma identificação do proprietário ( nome ou brasão da família ou mesmo um outro texto previamente solicitado).


Referencias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan