Fudoshin ryu é uma arte marcial tradicional com raízes em antigos estilos de jujutsu japoneses. As principais influências são de Saigo ryu aiki jujutsu, Yoshin ryu jujutsu, Tenjin Shinyo ryu jujutsu e Ishiguro jujutsu. Além disso, Ju-no kempo (o antecessor do karate esportivo) tem um papel importante dentro do Fudoshin ryu. O estilo usa a força do oponente para desequilibrá-lo e para isso tem uma variedade de golpes como socos, pontapés, arremessos, chaves, técnicas de solo e estrangulamentos.
O treinamento tem muito atemi (golpe traumático).
E o ne-waza ( técnicas de solo) é bem estudado
Ao assistir uma apresentação do Fudoshin ryu verifica-se de antemão que é um estilo versátil e extremamente eficaz. Não competitivo, é focado exclusivamente em defesa pessoal. O respeito, a solidariedade e a disciplina são fundamentais. Isso permite a todos os praticantes a ótima oportunidade de treinar em seu próprio ritmo . Além das técnicas físicas, são praticadas os princípios de meditação e respiração. O progresso é reconhecido mediante certificados (um menjo) oficiais.
A jornada de Ron den Boer nas artes marciais começou há cerca de 40 anos. Nascido em 1966 em Amsterdan (Holanda). Seu pai era boxeador amador e lhe orientou nos primeiros passos da nobre arte. Nos anos 1970, entrou para o Judo e depois para o Karate e ficou praticando ambos os sistemas até os 13 anos de idade.
Em 1980, aos 14 anos de idade viu uma demonstração do sensei Hiroshi Sakamota (1928-1997) e de imediato se apaixonou pelo sistema e se tornou uchi-deshi (aluno interno) de Sakamoto sensei até o ano de sua morte. Hoje o mestre Ron den Boer tem o 6º grau de Aikijitsu Fudoshin.
Tamanho é seu reconhecimento que ensinou no Centro de Treinamento da Força Policial de Amsterdan-Amstelland (APGS) e em 2007 ministrou aulas num programa de instruções (IBT) para o distrito de Koninklijke Marechaussee, Schiphol (KMAR).
As bases que formaram o FUDOSHIN RYU são as seguintes:
O FUNDADOR
Mestre Ron den Boer |
Em 1980, aos 14 anos de idade viu uma demonstração do sensei Hiroshi Sakamota (1928-1997) e de imediato se apaixonou pelo sistema e se tornou uchi-deshi (aluno interno) de Sakamoto sensei até o ano de sua morte. Hoje o mestre Ron den Boer tem o 6º grau de Aikijitsu Fudoshin.
Tamanho é seu reconhecimento que ensinou no Centro de Treinamento da Força Policial de Amsterdan-Amstelland (APGS) e em 2007 ministrou aulas num programa de instruções (IBT) para o distrito de Koninklijke Marechaussee, Schiphol (KMAR).
AS RAÍZES DO ESTILO
As bases que formaram o FUDOSHIN RYU são as seguintes:
SAIGO RYU AIKI JUJUTSU: o irmão do DAITO RYU
Aiki jujutsu é uma forma muito refinada de jujutsu. Tem muitas semelhanças com o Aikido, até mesmo porque o Aikido foi criado com base num estilo de AIKI JUJUTSU (também chamado de AIKIJITSU). As características típicas são a hiper-extensão das articulações e técnicas de imobilização. Durante a realização das técnicas, a ênfase não é o poder físico, mas mais a sua execução correta. Acredita-se que Aiki Jujutsu foi criado dentro da família real Seiwa que reinou de 858 até 876 DC. O sistema foi elaborado por Shinra Saburo Minamoto no Yoshimitsu, um comandante samurai do século 11.
Tanomo Saigo |
Um fato estranho deste Samurai era que ele perambulava nos campos de batalha e locais de execução para estudar os cadáveres de soldados mortos e prisioneiros condenados. O objetivo era descobrir os efeitos dos golpes no corpo humano.
Aiki jujutsu tem 2 estilos principais: o Daito ryu e o Saigo Ryu. O Daito ryu foi apresentado à população em geral através de Sokaku Takeda (1860-1943), que foi o professor de Ueshiba, o criador do Aikido. A história não seria completa sem mencionar o papel de Tanomo Saigo (1839-1903), que foi o último herdeiro (kaiso) do clã Aizu. Ele era especialista em Oshiki Uchi e Aiki Jujutsu e recebeu seus ensinamentos de Soemon Takeda (1758-1853), que ensinava um sistema chamado Aiki-In-Yo-Ho.
YOSHIN RYU JUJUTSU: A escola do coração do salgueiro
Muitas escolas diferentes adotam este nome, o que torna difícil saber a data exata do
estilo Yoshin ryu jujutsu . Entretanto, normalmente se usa esse nome para a escola criada, em 1723, pelo médico japonês Akiyama Yoshitoki. Ele aprendeu artes marciais na China, mas concluiu que a execução efetiva também dependia muito da força física. De volta ao Japão, ele se isolou em uma montanha para meditar. Em um dia de inverno com fortes nevascas, olhou para uma cerejeira e um salgueiro e percebeu que enquanto os ramos rígidos da cerejeira se quebravam com o peso da neve, os galhos do salgueiro se curvaram sob o peso e permaneciam ilesos. Esta observação levou-o a se retirar no templo de Tenmango, aonde desenvolveu suas 103 técnicas de defesa pessoal. Chamou seu método Yoshin ryu jujutsu, que se baseia no princípio de ceder para superar.
JU-NO KEMPO
De acordo com certas lendas, Ju-no Kempo (kenpo) se originou do sistema chines Chuan-Fa (kung-fu). Através dos acordos comerciais entre a China e Okinawa, alguns estilos de boxe chinês foram trazidos para Okinawa entre eles o Ju-no Kempo . O sistema combina ataques abertos de mão e chutes baixos com técnicas tradicionais de jujutsu, como arremessos, chaves e estrangulamentos. Os bloqueios e técnicas de atemi não são tensos e visam as partes frágeis do atacante, com sequências de golpes rápidos.
ISHIGURO JUJUTSU
Ishiguro Ryu se originou em Chiba durante o período do Bakumatsu (幕末). O fundador mais provável foi Ishiguro sensei. Bakumatsu significa literalmente "o fim do regime militar" e se refere aos últimos anos da época do Shogun (ditador militar) , que ocorreu entre 1853 a 1897. O sistema tem muitas técnicas de ne-waza (luta de solo).
TENJIN SHINYO RYU JUJUTSU
Tenjin Shinyo-ryu (天神 真 楊 流 ) , literalmente, significa Verdadeira Escola Divina do Salgueiro, foi fundado por Iso Mataemon Ryukansai Minamoto no Masatari (nomezinho curto, hein?) em 1830. Este estilo de jujutso se tornou muito popular no Japão, tendo sido estudado inclusive por Jigoro Kano (fundador do Judo) e Morihei Ueshiba(fundador do aikido).
Bons treinos!
Aracaju, 21/07/2017.
Felipe Albuquerque Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijutsu e Goshin Jitsu Acredita que o mundo não pára só pra você ficar bem |
Imagens e referências:
0 comentários:
Postar um comentário