segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sokaku Takeda – O pequeno demônio de Aizu







O Sensei Sokaku Takeda foi o professor de artes marciais que mais influenciou o criador do Aikido. Para entender a relação existente entre os dois, Se faz necessário entender a biografia de sensei Takeda, bem como o período em que ele viveu. Sensei Sokaku Takeda nasceu em 1859 em Oike, prefeitura de Fukushima, e foi educado como um samurai durante o período de transição entre o velho e feudal sistema samurai e os tempos modernos do Japão.

A partir de 1876, os samurais ficaram proibidos de portar o seu símbolo (2 espadas). Esse período de mudanças significou, entre outras coisas, que muitos samurais ficaram desempregados e passavam dificuldade, mesmo recebendo uma pequena pensão do estado. As velhas maneiras de lutar não eram mais cogitadas e muitas artes marciais foram esquecidas. Diversas escolas de espadachins (kenjutsu) e ju-jutsu tiveram de se adaptar em sistemas educacionais como o kendo e o judô , abertos ao público onde se era enfocado o comportamento apropriado e o esporte. O aspecto marcial era treinado como forma de auto defesa, ao invés de se concentrar em habilidades para matar o oponente. Muitos samurais poderosos tiveram seus interesses mudados para outras áreas da sociedade, primeiramente como negócios e comércio, um setor que tinha sido desprezado centenas de anos antes. Alguns deles foram bem sucedidos e formaram grandes companhias, que hoje estão entre as maiores do mundo.

O pai de Sensei Sokaku Takeda, Sokichi Takeda, foi um lutador de sumo bem sucedido. Ele também era um expert nas artes da espada (kenjutsu), lança (yari-jutsu) e bo (bastão longo), tendo participado inclusive de batalhas, entre elas a batalha de Tobo-Fushimi em Kyoto, e a batalha do castelo de Aizu-Wakamatsu-cho. Takeda aprendeu todas as artes acima mencionadas através de seu pai, mas também aprendeu kenjutsu na escola Ono-ha Itto. Parecia que seu pai queria fazer dele um homem educado e fez com que frequentasse escola elementar, mas Sokaku Takeda protestou tanto que conseguiu ser expulso, aos 13 anos de idade. Alguns estudiosos sugerem que essa atitude obstinada e desobediente teve um infeliz resultado: Sensei Takeda era analfabeto.

Entretanto, ele convenceu seu pai que seria muito bom para ele, na verdade muito melhor que na escola, torna-se um uchi-deshi (aluno residente) do mestre habilidoso Sensei Kenkichi Sakakibara em Tókio. O dojo era chamado Jikishinkage-ryu dojo, e era renomado pela sua qualidade em diversos sistemas com armas como: kenjutsu, a lança, o pequeno arco, a corrente com foice (kusarigama), a naginata (alabarda) e outras armas menores. Sokaku ficou nesse dojo por 3 anos. Aos 16 anos, ele estava atravessando uma ponte em Inawashiro em Fukushima, e foi atacado por ambos os lados por uma gangue de malfeitores, mas lutou para achar sua saída, cortando as pernas de 4 ou 5 oponentes antes de se jogar no rio , onde ele poderia escapar. No ano seguinte, ele sobreviveu a uma emboscada de 3 bandidos que queriam roubar e mata-lo, mas ganhou a luta com uma série de ataques, que significou a morte de um deles. Preocupado, no mesmo ano, seu pai quis que ele se tornasse monge no santuário de Tsutsukowake em Fukishima, que era administrado por um membro do Clã Aizu, Chikanori Hishona. Este havia se tornado sacerdote e adotado o nome de Tanomno Saigo.

Tanomo Saigo – vamos chamá-lo assim - era detentor de uma arte secreta de defesa, reservada à elite encarregada da proteção do palácio, chamada de oishiki-uchi. Tanomo se desesperava por não encontrar alguém a quem transmitir sua arte. Havia ensinado suas técnicas a seu filho adotivo, Shiro Saigo, que a seguir iria desempenhar papel importante nos primeiros dias do Kodokan, quando os judokas de Kano tinham de enfrentar os desafiantes das antigas escolas de jujutsu. Entretanto, quando foi chegada a hora de Shiro Saigo tomar seu lugar como sucessor do oishiki uchi, ele foi incapaz de se decidir entre seus 2 mestres e abandonou ambas as artes, passando a dedicar-se ao estudo do arco.

Foi durante essas numerosas visitas a Tanomo Saigo que ele estudou o oishiki uchi. Julgando sem dúvida que essa arte punha muita ênfase no ritual e no cerimonial, Takeda Sokaku, seguro de sua experiência e de seus conhecimentos em artes marciais, o modifica. Chama seu estilo de Daito ryu aiki jujutsu. Tanomo Saigo o convence a tornar pública sua arte. “O caminho da espada acabou. Ensine estas técnicas maravilhosas a todos ou o conhecimento de seu clã perecerá”. Mas, ele ficou somente algumas semanas antes de se decidir pelo seu período de auto treinamento, ou musha-shugyo. Dos anos que se seguiram sabe-se que :

• Visitou diversos dojos até chegar ao Momonoi Dojo em Sakai. Lá aprendeu mais técnicas de kenjutsu;
• Juntou-se a grupo de acrobatas que passeava pelo país. Quando foram para Kumamoto, ele viu uma demonstração de Okinawa-te, (uma forma antiga do Karate), que o impressionou muito. Ele desafiou o homem totalmente desarmado e venceu, no entanto, parecia estar tão interessado nessa arte que abandonou seu grupo de acrobatas, e foi ao sul para Okinawa a fim de estudar essa arte mais profundamente por 2 anos;
• Retornou a Kyushu, onde Kendo tinha se tornado moda. Ele estudou Kendo por um ano ou mais. Em 1880 ele estudou a arte da lança no Kumamoto Dojo.
• Passou a ter grande domínio das 18 artes samurais: Jiu Jutsu (combate desarmado, Ken jitsu (espada), Bo Jutsu (bastão longo), shuriken (lançamento de dardos), Kyu Jitsu (arco), So Jitsu (lança), Naginata (alabarda), Kusarigama (foice e corrente), Henso Jitsu (técnicas para ocultar-se), Shinobi (infiltracão), Sui Jitsu (natação), Boryaku (estrategia), Jutte (bastão de ferro), Inton (técnicas de fuga), Tenmon (meteorología), Chimon (geografía), Kiba Jitsu (equitacão) e Nawa (formas de amarrar o oponente). Era tão seguro de sua superioridade, que combatia com a arma mais forte do oponente. E raramente perdia;
• Devido à sua pequena estatura (menos de 1,5m) e notável ferocidade nos combates, passa a ser chamado de “O pequeno demônio do clã Aizu” (Aizu no Ko Tengu).

Takeda era um homem que seguia a linha tradicional do Bushido. Se em seu caminho encontrava malfeitores, não se desviava deles, os enfrentava. Nessa época foi atacado por um enorme grupo de trabalhadores de construção (40 ou 60 pessoas), enquanto estava andando numa rodovia, que parecia conter elementos pertencentes a bandidos, e foi diretamente atacado e teve sua vida ameaçada por diversos deles. Sokaku Takeda sobreviveu abrindo sua saída com sua espada, forjada , e matou diversos deles. Na corte foi acusado de homicídio, mas não foi decretado culpado e foi solto. Entretanto sua preciosa espada (forjada pelo grande Kotetsu) foi confiscada.

Fatos como esse faziam a fama de sensei Takeda e tinham o lado positivo e negativo. Por um lado, forças policiais frequentemente recorriam a seus préstimos para prisão de maus elementos. Por outro, chegou a incomodar setores mais progressistas de pessoas ligadas ao governo que cogitaram sua morte. Além disso, sempre havia a possibilidade de vingança por parte das famílias de pessoas mortas por ele. Em virtude disso, Takeda reforçou cuidados com sua segurança: ao chegar numa cidade, não dormia 2 noites no mesmo hotel. Se a cidade tivesse apenas uma hospedaria, mudava de quarto constantemente e acordava durante a noite a fim de mudar a posição de sua cama. Sua comida tinha de ser preparada na sua frente e por pessoas de sua confiança.






Entre 1898 e 1910, Sensei Sokaku Takeda viajou extensivamente pelo Japão, a fim de ensinar Daito-Ryu Aikijujutsu. Ele ensinava em forma de seminários de 10 dias e teve cerca de 30.000 alunos, muitos deles membros de altos escalões do governo. Todos tiveram seus nomes inscritos no livro de matrícula de sensei Takeda, que existe até hoje. Pouco mais de 20 alunos se destacaram. Um deles foi Morihei Ueshiba.

Ueshiba participou de 2 seminários de 10 dias. Depois procurou treinar o mais frequentemente possível com seu novo mestre, a ponto de convidá-lo a morar em sua casa em Shiratakke, servindo-o como um vassalo. Em 1919 Morihei foi embora de Hokaido (passando sua casa para o nome de Takeda) devido o delicado estado de saúde de seu pai. No caminho para Tanabe, ouviu falar sobre a religião Oomoto e o carismático Onisaburo Deguchi em Ayabe perto de Kyoto. Conhecendo Deguchi, este lhe disse que “seu pai estava se preparando para ir a um lugar melhor”. Logo se converteu à seita.

Nessa época, Ueshiba apesar de não ter o Meykyo Kaiden (certificado máximo de maestria) tinha autorização oficial (Kyoju Dairi) para ensinar o Daito ryu. Os primeiros certificados concedidos pelo sensei Ueshiba a Mochizuki, Kenji Tomiki, Shirata e Gozo Shioda eram de Daito Ryu. Entretanto, o caráter de sensei Takeda e suas exigências financeiras começaram a pesar. Nessa ocasião Takeda chegou a Ayabae (não se sabe se convidado ou não) e ensinou Daito ryu por 4 meses na seita Omote. Diz-se que o encontro entre os dois mestres de Ueshiba foi desastroso: “este homem cheira a sangue e violência”, disse Deguchi. E aconselhou Ueshiba a separar-se dele.

Essa relação de amor e ódio entre Ueshiba e Takeda levou a uma gradativa ruptura entre mestre e discípulo. A ruptura se tornou clara especialmente em 1936, quando Sensei Ueshiba ensinava Daito-Ryu Aikijujutsu na sede do Jornal Asahi em Osaka. Um dia, Sokaku apareceu no dojo, dizendo que ele era a pessoa certa a continuar a ensinar na sede, uma vez que ele era professor de Ueshiba. Desde então, Sensei Ueshiba chamou seu ensinamento de Aiki-budo, Ueshiba-ryu, e nomes similares, durante alguns anos, e então a guerra começou. Foi somente após a segunda guerra mundial, que Sensei Morihei Ueshiba começou a chamar seu caminho de AIKIDO. Na época, a separação foi considerada uma traição pelos praticantes do Daito-ryu.

Sensei Sokaku Takeda continuou a ensinar Daito-Ryu Aikijujutsu até sua morte em 1943. Seu falecimento foi controverso. Há quem diga que, tomado de depressão pela derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, ele cometeu suicídio deixando de se alimentar. Outros, que ele faleceu subitamente após retornar de um de seus seminários. O certificado Meikyo Kainde (nada mais a aprender) foi dado apenas a Takuma Hisa, a Masao Tonedate e , obviamente a seu filho, Tokimune Takeda. As técnicas do Daito ryu influenciaram também outras artes marciais como o Hapkido, o Nippon Shorinji kempo , o Shin n' Taido e um kata de judô chamado goshin jutsu no kata. se o leitor tiver mais interesse, podera ler sobre estas artes marciais em nosso blog.


Provavelmente já durante os anos de 1920, Morihei Ueshiba mudou muitas coisas no curriculum do Aikijujutsu, da mesma forma que Jigoro Kano mudou o velho Kito-ryu jujutsu e outra arte jujutsu para Judo. Ele diminuiu o número de técnicas, as maneiras de fazê-las, mas incorporou também muitas partes filosóficas e esotéricas à arte, da qual não existia no Daito-Ryu Aikijujutsu.

As mudanças feitas por Sensei Morihei Ueshiba, significam que Aikido é outra arte e não Daito-Ryu Aikijujutsu, mas no repertório de técnicas há muitas semelhanças. A semelhança no Daito-Ryu Aikijujutsu foi, na realidade, idêntica antes da guerra, mas após a guerra, pode-se notar uma grande diferença nos modos. Os movimentos tinham então se tornado mais circulares e fluidos.

Hoje Daito-Ryu Aikijujutsu e Aikido vivem lado a lado. O Aikido é muito mais amplo, mas o Daito-Ryu está evoluindo muito nesse momento. Há também indicações de cooperação entre as organizações do Aikido e do Daito-Ryu.







Imagens: Divulgação





2 comentários:

COLARES, K. Ψ disse...

Muito bom...

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Obrigado, prezado Colares, K

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan