sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A postura: Evitando o agressor

Um bom número de mulheres que são atacadas são escolhidas por causa da maneira como elas se apresentaram em público. Algo sobre a sua postura disse ao assaltante, "esta aqui é uma mulher fraca, posso assalta-la, posso levá-la, posso agredi-la". Se você está com medo , ele irá se revelar em sua postura.
Um exemplo de postura de medo é andar de ombros retraídos, cabeça para baixo, braços cruzados na frente ou nos bolsos. Quando você mostra confiança, não anda curvada, os ombros ficam para trás, cabeça erguida, olho no olho, braços ao lado. Uma estatística revelou que aqueles treinados em artes marciais são menos propensos a serem menos atacados por causa da maneira que eles se portam, como caminham. Eles foram treinados para se defender e não tomar uma posição fraca. Eles têm confiança.

1. Aprenda a olhar nos olhos

Quando você olha nos olhos, de alguma forma subconsciente você está comunicando que não tem medo. Você não está enviando sinais não-verbais que lhe falta confiança. Caso seja difícil para você, experimente dar um passo adiante e - numa olha rápida- veja qual a cor dos olhos da outra pessoa . Se mesmo assim for difícil , experimente olhar para a orelha esquerda da pessoa.
Agora, tente esta experiência: a próxima vez que você estiver em um lugar público (shopping, supermercado, da praia,etc), tente passar por todas as pessoas e olhar diretamente nos olhos. (para evitar que elas achem que você as está perseguindo/assediando, cumprimente-as).
Você ficará surpreso com o número de pessoas que não vão olhar para você. Eles vão olhar para baixo ou para longe, mas não para você. É claro que devemos dar um desconto, pois em algumas culturas não é próprio olhar as pessoas nos olhos. Mas, mesmo nas culturas onde não existem esses tabus, em muitos círculos, você vai achar que é difícil encontrar 10 pessoas que vão olhar para você!


2. Cuidado com os braços e ombros

Tire suas mãos fora de seus bolsos quando você anda. Descruze os braços. É bem mais seguro. Caso  você precise se livrar de um invasor, você vai precisar de seus braços para isso. Além disso é muito mais fácil para alguém vir de trás e agarrá-lo se seus braços estão cruzados ou suas mãos no bolso. É um ataque mais fácil e efetivo para o meliante. Não facilite para o agressor .

3. Pelo menos metade de sua batalha é travada na sua mente

"Mas estou com medo", confessa você. "Não sei me defender", argumenta. Saiba que defesa pessoal é muito diferente de esporte de combate. No esporte de combate é importantíssimo ser habilidoso e aprender diversas técnicas de confronto. Se tratando de defesa pessoal, muito mais importante que aprender técnicas de combate é ter uma mente forte, segura. A maioria dos confrontos é vencida pela mente, não pela habilidade corporal. Se você disser para si mesmo que não tem medo - mesmo que você eventualmente tenha - insconscientemente obterá a linguagem corporal adequada e passará a ideia de que não é uma presa fácil .

4. Tenha olhos atras da cabeça.

Ao caminhar, ao atender ao telefone, ao fazer um passeio, eventualmente olhe para os lados ou vire-se para olhar para trás. Caso veja alguém em atitude suspeita, ou que pareça estar lhe seguindo, lhe acompanhando, mude seu itinerário e entre em um local mais movimentado (loja, shopping, supermercado, órgão público, etc). Se a pessoa não lhe acompanhar, desencane. Caso ela lhe siga, ou pode ser coincidência (basta se dirigir a outra loja, para tirar a dúvida). Se a perseguição se confirmar, procure localizar a equipe de segurança da loja (a maioria tem uma) ou a gerência. Caso o problema persista, chame a polícia .

Lembre-se que o marginal é - por sua propria natureza- preguiçoso. Ele não quer ter trabalho. Assim, se dedica a conseguir vítimas frágeis ou pelo menos que pareçam ser frágeis. Não seja uma delas!





Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan