sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Shin' ei Taido

A ARTE IRMÃ DO AIKIDO

Inoue sensei numa de suas raras demonstrações

Quando se fala em Shin'ei Taido ou se assiste uma demonstração da arte é inevitável sua comparação com o aikido em diversos aspectos ( vestimentas, armas, tecnicas, etc). Na verdade o Shin' ei Taido e o aikido tem raízes semelhantes, inclusive familiares. Seu criador, Noriaki (Yoichiro) Inoue Sensei (1902-1994) era sobrinho de Morihei Ueshiba, o fundador do aikido.

O processo de estudos de artes marciais do Kaiso Morihei Ueshiba, foi auxiliado tanto pelo enorme talento natural que Ueshiba tinha como também da disponibilidade de tempo e dinheiro. Sokaku Takeda, o principal professor de Ueshiba era extremamente dispendioso. Além disso, era costume nos koryus ( escolas antigas) que quando um artista marcial recebesse o Meikyo Kaiden ( certificado de maestria) que ele seguisse seu proprio caminho e pesquisasse outras escolas, outras artes marciais. Os recursos das famílias Ueshiba e Inoue permitiram toda dedicação com que ambos abraçaram as artes marciais.

Grande parte da inafancia de Inoue sensei foi gasto na companhia de Ueshiba. Ele se juntou a seu tio em Shirataki no assentamento da ilha de Hokkaido (1912 -1919) e estudou o Daito ryu aikijutsu com Sokaku Takeda e estava associado com a descoberta de Ushiba da seita Omote-ryu.

Inicialmente, Inoue sensei colaborava ativamente para a propagação do aikibudo ( um dos primeiros nomes do aikido). Porém, com a perseguição da seita Omote, Inoue sensei separou-se do sensei Ueshiba, acusando-o de traição por não compartilhar o destino dos demais líderes da seita.

Inicialmente Inoue sensei ensinava o aikibudo original, chamando-o de Shinawa Taido. A partir de 1956, o estudo passa a ter como foco maior a atualização das tecnicas, sem perder a tradição. Resolve então chamar seu estudo de Shin'en Taido como "O Estilo Marcial para o Despertar Interior ".

Shin (親英体道親) – Âmago, Interior

Ei (英 )- Excelência, coragem, honra, heroísmo

Tai ( 体 )- Forma, estilo, corpo, estrutura

Do (道) - Caminho, Estilo, Forma, Jeito


Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque

Estuda Aikido, despreza quem maltrata animais e não dispensa um bom papo com os amigos

Referências:

http://legendmirror.com/?q=node/285

http://en.wikipedia.org/wiki/Noriaki_Inoue

http://shineitaido.blogspot.com.br/2010/06/shinei-taido-por-inoue-sensei.html

http://www.orkut.com/Main#Main$Community?cmm=107190061&hl=pt-BR

Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan