quarta-feira, 21 de março de 2012

Transportando um Acidentado II


Apesar do clima de segurança que deve reinar em uma aula de aikido, eventualmente - por se tratar de uma arte marcial - podem ocorrer lesões que impossibilitem um colega de se locomover sozinho. Além disso, lembramos que o aikidoista é um protetor, um benfeitor da humanidade. Podem ocorrer situações onde ele precise prestar os primeiros socorros fora do dojo.

Neste texto abordaremos as técnicas e manobras prestados por mais de um socorrista dentro do dojo (ou fora dele). É importante que um assuma logo o comando da situação, a fim de orientar os demais.
Todas as técnicas aqui colocadas devem ser feitas apenas com a vítima consciente. Se a vítima estiver desmaiada e nao correr risco imediato de vida, o melhor a fazer é chamar ajuda médica ou paramédica (SAMU, Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto, etc), pois movimenta-la de forma inadequada pode causar lesões graves e até irreversíveis na coluna vertebral.
No caso da vítima esteja conciente e se tenha suspeita de fratura, deve ser feita uma imobilização do(s) membro(s) afetado(s) antes de se tentar a locomoção do indivíduo. Se houverem hemorragias (sangramentos) elas devem ser controladas.

Tecnica da Cadeira de Mãos

Esta técnica deve ser empregada nos casos de :
_Fraturas, luxações e enteroses de pe;
_Contusão, distensão muscular e ferimentos nos membros inferiores ;
_Picadas de animais peçonhentos ( cobras, escorpioes, etc);
_Lesões onde o indivíduo consegue ficar de pé, mas não de caminhar sozinho. Pode ser substituída inclusive com uma cadeira com encosto
Técnica do Transporte de Braço

Mesmas indicações da técnica anterior, deve ser empregada em indivíduos semi-conscientes sem riscos de lesões na coluna .
Técnica da Padiola
A padiola é a melhor forma de transporte de acidentado. Pode ser utilizado uma peça de tatame (2mx1m), uma porta ou mesmo vários waguis(casaco de treino) transpassados - nas mangas -)por 2 bastões jo. A descrição parece difícil, mas a prática é tranquila.
Técnica dos 3 Socorristas
Indicadas para os casos de fratura. Mesmo nos casos em que a maca ou padiola serão empregados, é o método preferido para colocar o acidentado na maca/padiola. Sugere-se prender ou amarrar os pés do acidentado e levanta-lo num só bloco (de uma só vez) apoiando o corpo nos joelhos de cada um dos socorristas. Aí erga-o de uma só vez até a maca/cama.
Técnica dos 4 Socorristas
Mesmas indicações e posicionamentos da técnica dos 3 socorristas. A diferença aqui é que uma 4a pessoa segura a cabeça do acidentado, evitando qualquer deslocamento.

Técnica dos 6 Socorristas
Sua indicação é para lesões da coluna vertebral. Devido ao grande risco em sua execução, deve ser reservada aos socorristas profissionais. Inicialmente, deve-se posicionar as mãos como na figura acima. Depois, levanta-se a vítima de um só bloco ( uma só vez) ate a maca/ou padiola.
Esperemos que você nunca precise usar nenhuma das técnicas ilustradas.
Manoel Felipe M de Albuquerque
Amante secreto da paz e da felicidade, tem bom gosto musical e quer deixar o mundo melhor do que encontrou
Imagens: Divulgação
Referências:
http://primeirossocorros.wordpress.com/2009/02/23/transporte-de-acidentados/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/primeiros-socorros/transporte-vitimas-3.php
http://concursoparaenfermagem.blogspot.com.br/2010/06/transporte-de-acidentados.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan