terça-feira, 27 de março de 2012

Xing Yi Quan / MaXingyiquan


O saudoso Marcello Teixeira

Forte estilo de Arte Marcial de origem chinesa, o Xing Yi Quan é o mais antigo dos estilos internos de Kung Fu (Wu Shu). Os detalhes exatos da origem do estilo são desconhecidos. A criação da arte é tradicionalmente atribuído ao General Yue Fei durante a Dinastia Sung (960-1127).


Não há uma tradução especifica para o termo Xing Yi Quan (ação/movimento, mente/intenção, punho/golpe). Alguns autores traduzem como “usar a forma para se alcançar a mente e usar a mente para dominar a forma” e outros como "uma forma de golpear onde o movimento é originado pela mente" . O estilo era originalmente chamado de Xyin Yi Liu He Quan (coração, mente, seis coordenações, punho). Atualmente é conhecido por MaXingyi.

É um estilo de Wu Shu muito peculiar. Antigamente, no templo Shaolin, era tratado como um segredo muito valioso. Somente o abade podia praticá-lo, transmitindo os seus conhecimentos apenas para o seu sucessor. Só aproximadamente há dois séculos passou a ser conhecido fora do templo Shaolin.

Os maiores expoentes do estilo foram Li Luo Neng e Guo Yun Shen, deixando suas marcas na história da arte marcial da China. Guo Yun Shen era famoso pelo seu golpe chamado Ban Bu Beng Quan. Fala-se inclusive que o criador do estilo, apos vencer torneios no exército chinês, criou o estilo Garra de Águia para preparar os soldados, mas reservou o Xing Yi Quan para os oficiais (não há provas desta afirmação).

A prática do Xing Yi Quan envolve dois sistemas principais: o de cinco movimentos (elementos) e o de 12 animais (praticado basicamente pela comunidade muçulmana).
O sistema dos cinco movimentos, mais difundido e praticado em nossa escola, tem dois ramos principais: Shanxi e Hopei.O aprendizado básico do estilo caracteriza-se pela prática de posturas estáticas (Zhan Zhong), sendo a mais importante a postura San Ti Shi (três energias: céu, terra e homem). Após o aprendizado das posturas, o aluno começa então o estudo propriamente dito dos cinco movimentos, errôneamente traduzido como cinco elementos. Os cinco movimentos são o fundamento da arte e estão representados fisicamente como:

Metal (pi tchuen) - rachar / cortar / força circular
Madeira (pon tchuen) - esmagar / força reta
Água (tsuan tchuen) - perfurar / força para cima
Fogo (paw tchuen) - força de explosão / conduzir batendo
Terra (ron tchuen) - atravessar / cruzar / força horizontal e para frente


O nível mais elevado dos 5 elementos é o Wu Xing Lian Huan Zu He Quan, especialmente o movimento Gui Che Duan . Após dominar os 5 elementos, o estudante é introduzido nas 12 formas de animais neste estilo: cavalo, leão, galo, cobra, águia, gibão, garça, dragão, urso, tigre, macaco e gavião cuja essência está na força e não na imitação de seus movimentos. A força do cavalo está no galope, do leão no urro, do galo no andar, da cobra na maleabilidade, da águia no olhar, do gibão na esperteza, da garça no pousar, do dragão na flexibilidade, do urso na firmeza da postura em pé, do tigre no sentar, do macaco na agilidade da garra e do gavião na violência com que utiliza a garra

No Brasil a arte foi introduzida em 1960 pelo mestre Chan Kowk Wai . Nos anos 70 o Si Fu Wu Xiao Xiang introduziu o estilo original. Seu melhor aluno foi o saudoso Si Fu Marcello Teixeira. Após sua morte seu aluno mais antigo, o Si Fu Bruno Rocha que reside em Porto Alegre, deu continuidade ao legado do mestre passando a chamar o método de MaXingyiquan
Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
Veterinário por opção, blogueiro pelo destino . Valoriza os bons amigos, os bons vinhos e tem pouca tolerância a papo furado e política desonesta.


Referências:
Ma Xing Yi Tchuan
Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan