quarta-feira, 28 de março de 2012

Chin Na Kung Fu (擒拿)

Chin Na, Qin Na ou Chi-Na (擒拿) , pode ser traduzido literalmente como método de imobilização, "Chin" significa agarrar ou segurar, e "Na" significa controlar.É um sistema marcial que utiliza torções, chaves de articulações e pontos de pressão para imobilizar o oponente. Além de ser uma arte marcial distinta, também é estudado ( como disciplina) em em quase todos os estilos de artes marciais chinesas e algumas vezes é combinado com o Shuai Jiao (arte marcial luta chinesa semelhante ao judo). Por exemplo, este é um dos aspectos marciais aplicados no Tai Chi Chuan, que tem como objetivo principal o desenvolvimento da força chí para a saúde e a marcialidade.
Dr. Yang, Jwing- Ming

Os historiadores acreditam que o general Yueh Fei (1103-1114 d.C) aprendeu com o monge Shaolin Jao Tung as 108 técnicas originais de apresamento e torção que ficariam conhecidas por chin na. Dominar o atacante sem a necessidade de ferí-lo demasiadamente, era a intenção original dos monges Shaolin que codificaram o método. Diz-se que um Mestre nesta arte é capaz de matar seu oponente se prolongar a aplicação de certas técnicas.
Dentre os estilos de Wu Shu (Kung Fu), os que maior importância dão a prática do Chin-Na são:
  • o estilo Pai Huo Chuan;
  • o estilo Fan Tzi Ien Jao;
  • o estilo Hung;
  • o estilo Shaolin Norte
Há também um estilo transmitido principalemnte em Macau por um mestre chamado Wong Po Kan (黃寶金), também mestre em Wing Chun. Ao general Yue Fei, os taoístas atribuem a criação do estilo Hsing I, um dos três estilos internos ( Nei Chia ) de Wu Shu.

Existem 4 divisões principais entre os métodos de Chin-Na que são:
  • NÍVEL BÁSICO:
    1) Fen Jin (divisão muscular);
    2) Tsuo Kuo (deslocamento ósseo)
  • NÍVEL AVANÇADO:3) Bih Chi Toan Mie (impedimento do fluxo de ar ou de sangue);
    4) Tien Hsuen (pressão nos pontos de energia)
Ainda hoje a polícia chinesa utiliza técnicas de Chin-Na e Shiau Jiao para imobilização de elementos desarmados.

Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
Veterinário por amor, blogueiro pelo destino, professor por vocação.
Acredita que vencer é uma combinação de talento, dedicação,bons relacionamentos, dinheiro, preparo mental e, claro, destino. Missão pra poucos
Referências:
Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan