sábado, 7 de abril de 2012

MENBARIGATA TESSEN (Leque de Ferro)




Tão pouco é esta arma estudada no aikido que a maioria dos ocidentais se espanta ao saber que o MENBARIGATA TESSEN (Leque de Ferro) não é apenas um acessório diário de elegância, mas também uma eficiente arma para a curta distância.
Na verdade, armas leves como o Leque, o Jutte e o Tanto requerem refinamento técnico, destreza e retidão da mente e do espirito. Acredita-se que, quanto maior o grau, menor a arma até que a alma do guerreiro se torne a arma.
No Japão antigo os leques eram feitos de madeira e/ou metal, a fim de funcionar - quando aberto- como um pequeno escudo contra SHURIKEN (dardos). Alguns também traziam lâminas em sua ponta, e podiam efetuar cortes na garganta e no pulso. Podiam ainda, quando abertos, esconder/disfarçar armas como o TANTO (faca). Quando fechados, funcionavam como um bastão curto. Haviam basicamente 2 tipo de TESSEN:
  • GUMBAI - leque de guerra com a folha fixa, usado pelos líderes militares para dar sinais e comandos às tropas;
  • GUNSSEN- leque que podia ser aberto e fechado.

    Alguma dúvida sobre a eficiência como arma?
Sobre a eficiencia do TESSEN na batalha, há um conto de um famoso Senhor da Guerra do século XVI:
"Em 1561, durante a 4a batalha da KAWANAKAJIMA, TAKEDA SHINGEN foi atacado por um samurai montado, portando uma espada. Como defesa, usou calmamente o seu GUMBAI para aparar os ataques da espada do seu arqui-rival. Finalmente, um dos soldados de SHIGEN lançou o atacante para longe com sua lança e encerrou o combate."
Tudo o que se pode fazer com a espada, se pode fazer com o leque

Em nível de mundo, diversos aikidokas tradicionais estudam o TESSEN e o KATANA separadamente do aikido. No aikido o estilo que mais estuda o TESSEN é o Ten Chin, do mestre Georges Stobaerts . este estilo realiza - com o TESSEN - os movimentos do boken, porém de uma forma mais plástica e terapeutica, não objetivando o seu estudo especifico da eficiencia em combate. No Brasil, quem desejar aprender a manejar o TESSEN como arma deve procurar a escola SHINTO RYU SHINKEN BUJUTSU.

O emprego do leque como arma não é exclusividade japonesa. O Hapkido , o Tai Chi Chuan e diversos estilos de Wu Shu ( Kung Fu) também o utilizam. No aspecto estético, além de aliviar o calor, ainda servia para disfarçar a falta de dentes de seu usuário.

Bons treinos!

MANOEL FELIPE MESQUITA DE ALBUQUERQUE
Estudante de aikido, sabe aonde quer chegar e estuda como chegar lá. 
Jura que se ganhar na loteria vai doar algum (pero no mucho) 
 pra caridade ( e não há Cristo que o faça mudar de idéia).
Referencias:
Imagens: Divulgação

Se vc gostou desse artigo vai gostar também de :
Tanto - a faca
Hapkido
Tai Chi Chuan
Pa Kua Chang
Kung Fu, Wu Shu e Kuo Shu. O que é isso?

2 comentários:

Cássia Piccinin disse...

Manoel, por gentileza, saberia onde eu poderia comprar um leque desses aqui no país? Não encontro em lugar algum...

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezada, vc pode tentar comprar leques de bambu, que são bastante resistentes e flexíveis, se adaptando bem à prática marcial. Voce encontra vários modelos disponíveis no Mercado Livre. Se, no entanto, o seu objetivo for manufaturar um leque semelhante à era dos samurais, terá um trabalho árduo, pois os de madeira atualmente confeccionados são muito finos e/ou curtos. Vc pode comprar um de madeira ( para servir de modelo) e contactar 2 artesões: um para fazer as placas (alumínio, madeira ou fibra de vidro) e outro para montar o leque de ferro. Caso consiga, por favor, me informe o contato dos artesãos. Boa sorte! (A propósito, gostei do seu blog)

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan