domingo, 1 de abril de 2012

Yi Quan : o Boxe da Mente



Mestre Wang Xiang Zhai


Yi Quan, Yi Qan ou mesmo Boxe da Mente é um estilo de Wu Shu Interno que foi fundado pelo Mestre Wang Xiang Zhai, por volta de 1925 na China. Ele nasceu em 1885 na província de Hebei e começou sua prática de artes marciais no estilo Xing Yi Quan ainda na infância, com seu mestre Guo Yun Shen. A partir de 1907, Wang Xiang Zhai começou sua busca por conhecimentos e também viajou pela China, testando suas habilidades.

Ao criar o Yi Quan ele se baseou nos estilos Xing Yi Quan, Ba Qua Zhang, Tai Chi Chuan e utilizando também Qi Gong e Chan Xue. Por fim, Wang Xiang Zhai adaptou as técnicas provenientes do templo Shaolin. Somando a tudo isso, acrescentou técnicas de treinamento com bases científicas.


Essencialmente, Yiquan é amorfo, que não contém conjuntos fixos de combate movimentos ou técnicas. Em vez disso, o foco é colocado no desenvolvimento de um movimento natural e habilidades de luta. Os   métodos de treinamento e conceitos, objetivam melhorar  a percepção do próprio corpo, seu movimento e da força. Existem algumas posturas típicas, como Zhan Zhuang e a postura dragão, e formas de pratica de combate como o shiau jiau ...Mas o sistema é - como foi dito antes -essencialmente amorfo. Outro aspecto bem  diferenciado  é que não se  estudam conceitos como  qi , os meridianos , dantian etc, vez que ter conceitos fixos podem bloquear o processo de desenvolvimento natural de marcialidade.

O exercício básico de Yi Quan é o Zhan Zhuang, que é uma postura aparentemente estática onde o indivíduo exercita tensão e relaxamento, treinando a mente e o corpo. A teoria do Yi Quan baseia-se no fato de que o movimento do corpo constitui a contradição entre tensão e relaxamento, o que influencia o estado psíquico e físico. A metodologia de treinamento do Yi Quan pode ser aplicada a qualquer outra modalidade esportiva.

A partir de 1940, Wang Xiang Zhai concentrou seus esforços para desenvolver e popularizar seu Wu Shu , publicando sempre suas matérias nos jornais, onde sugeria  que não houvesse uma separação dos estilos de artes marciais, mas que eles fossem estudados em um único sistema. Hj o Yi Qan é praticado por aproximadamente 15 milhões de pessoas, além de ganhar popularidade no mundo, em países como Japão, Hong Kong, Cingapura, Rússia, França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Brasil.

No Brasil, a arte começou a ser ensinada em setembro  de 1986, na cidade de São Paulo pelo  mestre Wang Tie Cheng. Os primeiros locais foramna missão católica chinesa e no centro social chinês, mais tarde no restaurante da família, no bairro da Liberdade tendo ensinado diversos alunos alguns inciantes e outros de várias artes marciais, após ensinar por cerca de 20 anos no Brasil mudou-se para Beijing em 2005.


Referências:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan