terça-feira, 1 de maio de 2012

Jeet Kune Do


'
Emblema do JKD. Os caracteres ao redor do símbolo do TaiChi significam: "Nenhum meio como meio" e "Nenhuma limitação como limitação". As flechas representam o movimento interminavel e a mudança do universo.

Jeet Kune Do (pronuncia-se Jit Kun Do), Jeet Kun Do ou JKD literalmente significa: O modo do Punho Interceptador ". É um sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator Bruce Lee, também cujo nome chinês era Lee Jun Fan. Em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu usar o nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar o método.
Conforme o próprio criador afirmava, o JKD não era um estilo nem uma arte marcial. Era apenas um novo método de ensino, uma nova ferramenta para o aprendizado.

"Um bom praticante de JKD não opõe força nem cede completamente; é maleável como uma mola; é o complemento e não a oposição à força do oponente. Não tem técnica; faz da técnica do adversário sua técnica. Não tem desígnio; faz da oportunidade seu desígnio."


Origem


Aficcionado pesquisador marcial, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Acreditando na ineficiência para combates reais advindos dos floreios das técnicas clássicas, que chamava de "desespero organizado". Lee considerava que as técnicas clássicas de luta não estavam preparadas para situações reais de combate, preferindo abordagens mais diretas e lineares. Mesmo sua arte mãe o Wing Tsun (WT) não escapou de suas críticas.
Em sua pesquisa, recrutou golpes do boxe, da esgrima, do savate, do Westreling ( luta livre olímpica), do Ju Jutsu e do WT. Não havia limites. Era funcional? Era incorporado por ele, sem rótulos ou estigmas. Era falho? Não interessava a tradição, era urgente desprezar, jogar fora mesmo.


Aproxime-se do JKD com a idéia de dominar a vontade. Esqueça a vitória ou a derrota; esqueça o orgulho e a dor. Deixe o adversário arranhar a tua pele e esmague a carne dele; deixe-o esmagar a tua carne e frature-lhe os ossos; deixe-o fraturar teus ossos e tome a vida dele! Não se preocupe em escapar ileso; deixe sua vida diante dele!"

O respeito pela liberdade de expressão individual do aprendiz
O JKD se desenvolve diretamente em cada tipo de lutador, respeitando suas diferenças físicas e psicológicas. Para Bruce Lee, a “liberdade de expressão” era fundamental numa luta, e um sistema marcial restrito, formal poderia limitar/ prender a habilidade de resposta do lutador. O lutador eficaz deveria ser capaz de responder a qualquer tipo de situação. Em outras palavras: o estilo deve se adaptar a natureza do indivíduo e não o contrário. Assim, o instinto natural é estimulado e o aprendizado, acelerado.
Por exemplo, na maioria dos estilos tradicionais, todos os alunos são obrigados a fazer as mesmas técnicas, independente de seu tamanho, peso ou condição física. Isso faz com que alguns tenham mais dificuldades em adaptar-se/aprender. Se um professor obriga a um aluno a executar um chute alto, porque a técnica sempre foi executada daquela maneira, os que têm menos flexibilidade demorarão a aprender e a executar perfeitamente a técnica, pois o corpo demorará bastante tempo a adaptar-se a movimentos e a posições às quais não está habituado.
No caso do exemplo citado anteriormente, por que chutar alto, se um chute baixo é pode ser tão eficiente quanto? No JKD se questiona o porquê das técnicas... Um aluno pode praticar um chute baixo, enquanto o outro, mais flexível, praticará um chute alto, porém os dois estarão praticando um chute, de igual eficiência, e nenhum deles deixará de aprender novas técnicas porque ficou "preso", aprendendo uma técnica que talvez demorasse um mês ou mais para chegar a uma razoável eficiência e precisão.
No JKD existe ainda o treinamento nas áreas de anatomia e física, utilizadas nas Artes Marciais, tais como pontos de pressão, alavanca efetiva, ação e reação, inércia, etc.




Entre as principais contribuições técnicas das pesquisas de Bruce Lee estão as teorias sobre a eficiência dos golpes diretos e simples, jabs com os dedos, técnicas e solo, e principalmente, as interceptações.
Do ponto de vista teórico a importância do controle da “distância”, do “timing” e da “cadência”, da velocidade, das quebras de ritmo e dos fatores psicológicos do combate.
Sobre o ponto de vista físico, seus métodos de treinamento, alimentação e principalmente da coordenação e acurácia para desenvolvimento de maior potência dos golpes, através do domínio da tensão, do relaxamento das fibras musculares no momento dos golpes, além dos processos mecânicos envolvidos em cada um.


Conceitos principais
  • A totalidade de combate: o lutador deve estar o mais atento possível a todo o tipo de abordagens que um combate pode vir a ter: golpes longos ou curtos, chutes altos ou baixos, arremessos, aprisionamentos e luta de solo. O lutador deve retirar/utilizar - em outros estilos - apenas as técnicas que mais lhe convém utilizar para uma(s) determinada(s) situação(ões). A totalidade não é a acumulação de técnicas, mas a simplificação das técnicas essenciais para um combate direto;
  • A máxima eficácia: Quanto maior for seu conhecimento, maior é sua experiência de combate, maior o domínio dos tempos de combate e maior a eficiência do praticante. Cada um tem a sua própria forma de lutar e sua interpretação do estilo /arte marcial. É um erro ficar preso a um sistema/estilo;
  • A autodefesa: Fazer o que for necessário para se defender, independente de formas ou estilos.
  • A velocidade de execução: Quanto maior for a velocidade de execução/reação dos golpes, mais hipóteses tem um lutador de vencer os seus adversários;
  • O ataque forte: Praticamente não existem movimentos de defesa. A melhor defesa é o ataque, a interceptação dos movimentos de um adversário e o controle do confronto.

"As defesas não precisam ser fortes; apenas o suficiente para evitar o ataque. No JKD, evitar é tão eficiente quanto bloquear."

Dos ataques mais importantes, distinguem-se cinco formas de ataque distintos:

    1. Ataque angular simples/Ataque direto simples: Trata-se de um ataque simples com alguns golpes que são fáceis de serem realizados (socos ou chutes). São aplicados da forma mais rápida possível com o intuito de surpreender os adversários;
    2. Ataque por combinações: Trata-se de um tipo de ataque que combina vários ataques rápidos e diferentes;
    3. Ataque indireto progressista: Este ataque simula uma ofensiva a uma parte do corpo do oponente de modo a criar uma abertura para atacar uma parte totalmente diferente. São as fintas;
    4. Ataque de imobilização de mão e pé: É um ataque específico que visa imobilizar um determinado pé ou mão de um adversário;
    5. Ataque em desenho: Este é um ataque de construção em que um lutador “desenha” o seu adversário através de vários movimentos realizados com as mãos e ataca-o quando ele está menos à espera.





    No Brasil


    Muitos locais que hoje lecionam a arte têm procedência duvidosa, com professores formados por cursos via internet ou dvd's. De acordo com o site da Bruce Lee Fundation (Fundação Bruce Lee), apenas instrutores e professores que possam traçar uma linha de ligação até alunos diretos de Lee podem lecionar a arte do JKD . Deve-se tomar um cuidado também sobre instrutores formados em instituições estrangeiras ou nacionais de JKD, pois muitas delas vivem da venda de diplomas e certificados on-line. A informação é a única ferramenta capaz de ajudar a evitar o charlatanismo.

    Com a popularização do método no Brasil, mais e mais escolas e associações (assim como instrutores e professores) tem surgido pelo Brasil, buscando explorar pessoas de boa fé e que não saibam onde recorrer para encontrar as informações corretas. Antes de treinar com alguém que se diga instrutor ou professor de JKD ou JFJKD, cheque quem foi seu professor, quais são suas credenciais, qual a linhagem a que ele diz pertencer.



    Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
    Ex-mochileiro, é apaixonado pela medicina veterinário, por aikido, bons vinhos e chocolates. Acredita que cães das raças pastor alemão, são bernardo, boxer e cocker spaniel inglês ainda vão dominar o mundo.



    Imagens: Divulgação



    Referências:
    Associação Bras de JKD
    wikipédia
    Bruce Lee Brasil

    Se vc gostou deste texto poderá gostar também de:
    Bruce Lee
    Wing Chun
    Kung Fu

    2 comentários:

    Unknown disse...

    Sobre aprender em videos ou a distancia isso vem crescendo muito no mundo, não vejo problema algum. Da mesma forma que tem pessoas ligadas a associações e com faixas pretas que não deveriam estar lecionando. O individuo deve ser capaz de fazer aquilo que esta promovendo e a pessoa que esta procurando deve ter a sanidade de perceber potencial ou não. As coisas mudaram muito e ate mesmo os Grace dão aulas online em um portal para membros. Devemos ser como a água e evoluir sempre!

    Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

    Si Fu Adriano, concordo que, a modernização do ensino deve acompanhar todas as áreas, inclusive as artes marciais. E, sim, no início, muitos representantes de sistemas novos no Brasil (e no mundo) só tinham a opção de aprender com o "Mestre Semp Toshiba",rs. Talvez eu nao tenha sido claro. Uma coisa é um praticante esforçado formar um grupo de estudo e - tendo como meio de aprendizado a internet ou um DVD - estudar o referido estilo. Mas isso se ele estiver filiado a um professor que esteja disposto a tirar as dúvidas que certamente virão. Conheço diversos professores sérios que iniciaram assim e hoje são apenas excelentes. Eles utilizaram a tecnologia como um recurso para estudar e aprender, mas não se formaram por ela. A maioria dos praticantes sérios buscou orientação de um professor e foi oficialmente testado e graduado por ele. É obvio que existem gênios que são autodidatas (Lee Jun Fan era um deles), mas gênios são raros. O que quis dizer é que se deve ter cuidado quando se procura um professor, pois hoje são muitos os charlatães na área. Sobre o trabalho do senhor, eu tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente e só posso falar bem. Abraços!

    Postar um comentário

     
    Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan