"Faça o que você consegue, mas faça certo."
(Imi Lichtenfeld.)
Commando Krav Maga- Mestre Moni Aizik
Krav magá (em hebraico : קרב מגע, "combate próximo/de contato") é um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de diversos: golpes traumáticos, arremessos e chaves. Não há regras, muito menos competições.O objetivo: neutralizar - ou em alguns casos antecipar - a agressão eficaz e rapidamente. A sua integridade física é importante. A do agressor, não.
É o único sistema registrado internacionalmente não como arte marcial , mas como arte de defesa pessoal.
Imi Lichtenfeld |
A ORIGEM
A origem do krav maga (KM) – e sua história – está intimamente ligada a de seu criador - Imi Lichtenfeld.
Imi Lichtenfeld (1910-1998) , em Budapeste, porém, cresceu e foi criado em Bratislava, capital da Eslováquia. Na época seu pai era chefe do serviço secreto local e instrutor de defesa pessoal.
Incentivado por seu pai, Imi teve contato e praticou muitas e diferentes lutas chegando a ser campeão de vários campeonatos de westler e boxe. Além disso, Imi tinha também um certo conhecimento médico adquirido através de muita leitura (seu tio era médico ). Isso o capacitou a entender melhor o corpo humano.
Por volta de 1930 grupos fascistas e anti semitas invadiram as ruas de Bratislava e Imi liderou um grupo de resistência. Nessa época, começava a surgir o esboço do KM, pois a situação rapidamente mostrou que as técnicas tradicionais de lutas precisavam ser adaptadas e simplificadas para serem efetivas. Apesar do relativo sucesso do grupo, o crescimento do nazismo foi veloz e Imi teve que deixar seu país. Em 1940 ele embarcou na balsa chamada de Pentcho que deixava a Europa rumo à Israel. São inúmeras as histórias sobre a viagem que durou dois anos.
A sua chegada em Israel mudou a sua história e a daquele país. Rapidamente Imi foi nomeado como responsável pela preparação física e defesa pessoal de grupos paramilitares de defesa como Haganah e Palmach . Na época, o sistema estudado era chamada de Kapap. Após a independência do Estado de Israel, Imi passou a ser o principal treinador do Tzahal, exército israelense, ao se juntar à IDF (Israel Defense Force). Durante mais de 20 anos na IDF, seus ensinamentos foram devidamente lapidado e refinado. Ao dar baixa, em 1970, já tinha aperfeiçoado seus ensinamentos e criado um novo sistema, mais adaptado para o mundo civil e acessível para qualquer pessoa: o Krav Maga (KM). A versão militar do sistema continua sendo chamado de Kapap.
A fim de divulgar sua prática, procurou formar rapidamente instrutores e nao alunos comuns. Seus instrutores difundiram seu sistema em diversos paises, inclusive no cinema.
Apos a morte do fundador, em 1998, uma série de estilos e derivações do KM começaram a aparecer. O próprio KAPAP passou a ter uma versões para os civis. A maioria dos chefes de cada um dos estilos de KM alega ser o escolhido de Imi para sucede-lo. Talvez nunca saibamos a verdade.
Mestre Alain Cohen
Mas, o fato é que o sistema é simples e eficaz. Procura atingir pontos vitais como alvos prioritários. A preparação física é bastante valorizada. Diversas organizações , ao redor do mundo utilizam-no: SWAT, Mossad, Shabak FBI e Forças Especiais de países europeus e americanos, inclusive o Brasil.
No Brasil, até o fechamento desta matéria, existem 3 grandes grupos: a Federação Sul Americana de Krav Maga e a Bukan e a Federação Brasileira de Krav Maga e Kapap. Existem cursos especiais para instrutores e podem ser feitas avaliações de pessoas com conhecimento prévio que desejem divulgar o KM. O nível de conhecimento indicara a graduação do individuo.
![]() |
Manoel Felipe M de Albuquerque Tendo cada vez mais a certeza de que nada sabe |
Referências
Wikipédia
Federação Sul Americana de Krav Maga
Bukan
Federação Brasileira de Krav Maga e Kapap
Imagens: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário