segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESTILOS NÃO FUNCIONAM


Nev Sagiba





Estilos não funcionam. Você não traz um estilo a uma luta ou qualquer emergência. Estilos são para desfilar na passarela, não mais. Metodologias de treino variam. Cada uma e todas, no próprio contexto, têm algum mérito e grau de eficácia com base em uma aplicação prática. Entender estes métodos de treinamento como "estilos" é um exercício inútil e enganador.

Métodos de treinamento são para o desenvolvimento de habilidades e não meros hábitos previsíveis. Qualquer estratégia deve ser imprevisível para o adversário. Em uma luta, você faz o que precisa ser feito, independentemente do que seja. Para isso, recorremos fortemente ao treinamento para fornecer certo grau de imprevisibilidade ao adversário. Mas há também um grande grau de imprevisibilidade presente para você também. Ou isso é o que o adversário estará tentando fazer.

Os caminhos para a consciência e ação numa luta só podem desenvolver-se através de treinos sérios. Se algo não é prático, também não é "espiritual", e, definitivamente, não é Aikido e nada relacionado à aiki. A razão pela qual o Aikijujutsu foi abraçado por mil anos ou mais é uma: funciona e funciona bem. Mas não como um exercício intelectual. Traga a sua capacidade intelectual para uma luta e você será derrotado rapidamente, especialmente se esta capacidade se manifestar através da boca.

A sabedoria para ação numa luta usa mecanismos do cérebro totalmente diferentes do que os necessários para organizar uma lista de compras, filosofar, discutir política ou somar e multiplicar. Eles estão relacionados, mas como parentes distantes, cada um tem seu próprio propósito. Pensar estrategicamente é um mecanismo natural de sobrevivência, ligando os instintos primitivos às adquiridas habilidades conscientes. É preciso treino. Muito treino. Através do treinamento que se desenvolve a estratégia.

Você não pode usar a lógica contra um leão faminto. Você pode tentar, mas não vai funcionar. Primeiro, ele não fala a sua língua. Segundo, ele é mais forte e mais rápido do que você. E... você entendeu.

O treinamento tem que ser efetivo. Descrições floreadas sobre técnicas não servem para ensinar. Elas podem inspirar, mas, a menos que haja com regularidade ação física, repetições, situações de aprendizagem e de luta, não esperem significativos ganhos na compreensão de técnicas e estratégias. Descrições floreadas podem entusiasmar, mas também confundir.

Como é fácil ver um mestre desportista ou um músico ou um ator ou alguém qualificado em sua arte, e como um perito instantâneo, fazer comentários baseado em nada. Isso é o que a opinião vale, a menos que também se tenha trilhado o caminho e também seja bom naquela prática.

Estilo. Eu odeio a palavra. É enganosa. É perniciosa. Gera inércia. Ela impede a exploração. Distorce o pensamento claro. Mata a iniciativa. Quando você pega algo que está vivo e o põe em uma caixa sem ar e sem variedade de vida ou de desafios, em primeiro lugar ele pára de crescer e, em seguida, ele morre.

O meu conselho é este: jogue fora os estilos. Pratique com uma mente limpa e atenta, refletindo sobre como você usaria o que você faz para sobreviver. Em seguida, leve isto para o dojo. Teste em segurança. Reconsidere. Mude. Refina. Mude novamente. Refina mais um pouco. Esqueça e depois volte a praticar um pouco mais, sempre com respeitosa alegria.

Se o "estilo" ou metodologia de treino que você usa não leva você a descobrir o ki no nagare, desbloqueando o seu potencial infinito, então é falho, é inútil, ou é você quem está preguiçoso e não treina suficiente ou sinceramente.

Coloque a efetividade em primeiro lugar.

Texto foi postado originalmente no site do Aikido Journal e livremente traduzido pelo Shodan Bruno Giudicelli em 04/01/2011, no blog do Massaki Dojo




Referência: MASSAKI AIKIDO
Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan