segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SILAT


Silat (luta) ou Penkat Silat (lutar em defesa própria)é um termo genérico de origem indonésica usado para artes marciais da região que hoje compreende a Indonésia, a Malásia Peninsular, o sul da Tailância e Singapura. Também era tradicionalmente praticado em Brunei, Filipinas , Cambodja, Mianmar e parte do Vietnã. Está ainda  intimamente relacionado a outras artes marciais do sudeste asiático, como o krabi krabong (antecessor do muay thai) . Os praticantes são chamados de pesilat. A fusão de silat com estilos chineses é conhecido como kuntao. 



Caracteristicas e origem


Supõe-se que o Pencak Silat tenha se desenvolvido pela observação e imitação dos movimentos de vários animais, como o macaco, a águia ou o tigre, mas suas origens são difíceis de serem rastreadas devido à falta de registros escritos. Acredita-se que tenha se originado de ermitões religiosos da Índia, que teriam viajado e vivida na região em tempos remotos. O Pencak Silat teria adotado uma reputação filosófica e quase mística devido à influência de professores religiosos ao ponto de seus praticantes serem bastante respeitados.

O sistema é complexo, possui uma grande variedade de movimentos ofensivos e defensivos e é baseado em diversos golpes de braço, chutes, agarramentos, arremessos, movimentos com os pés e técnicas que usam armas. As técnicas Silat se concentram na fluidez e na precisão do movimento, tendo a surpresa como elemento-chave na eficácia da luta. Armas como facas, barras de metal longas e curtas, e espadas são usadas no treinamento de Silat. Por ter se desenvolvido em mais de um país, existem centenas de estilos.

Penchak Silat

Os pesilat (praticantes) estudam quatro aspectos principais da arte:  o aspecto mental e espiritual, o aspecto da auto-defesa, o aspecto cultural e artístico e o aspecto esportivo 


O desenvolvimento

Durante a época da colonização européia, pesilat usavam o silat de sua região como uma forma de se libertar das autoridades estrangeiras, assim como aconteceu nas Filipinas (ex-colônia espanhola), onde os combatentes revolucionários também utilizavam a arte marcial nos confrontos contra o exército espanhol a fim de derrotá-los e assim conquistar independência da Espanha.


O Pencak Silat se desenvolveu rapidamente durante o século 20, e se tornou um esporte competitivo em alguns países, fazendo parte - inclusive- dos Jogos do Sudeste Asiático. É altamente valorizado pela comunidade malaia, como um bastião da cultura local – uma arte marcial que é também um modo de vida, um esporte, uma tradição e uma forma de educação moral e espiritual.

Os estudioso concordam em dividir as centenas de estilos do silat nos seguintes grupos:
  • Silat Pattani (norte da Malásia e sul da Tailandia)- é o estilo mais clássico, também conhecido como velho silat;
  • Silat Malaio (silat melayu) - Malásia, Tailânida, Brunei e Singapura. Se divide em Seni silat (arte do silat), seni bela diri (arte da auto defesa) e ilmu silat ( conhecimento do silat);
  • Silat indonésio (pencak silat ou penchak silat)- oriundo do silat malaio, é o que tem mais escolas. Os nomes e as ortografias mudam bastante. É o esporte nacional da indonésia ;
  • Silat filipino - também conhecido como eskrima ou kali. 



No uso moderno, pencak e silat são considerados como sendo dois aspectos da mesma prática. Pencak é o aspecto do desempenho da arte marcial, enquanto silat é a essência da luta e da auto-defesa.




Silat Suffian Bella Diri (arte marcial de auto defesa). Não tente fazer isso em casa.


Referências: 
Wikipedia
Discovery Channel

Imagens: Divulgação

Se vc gostou dessa matéria, vai gostar também de:

Krabi Krabong
Silat

3 comentários:

Outsiders disse...

Silat é um termo genérico usado para generalizar as formas de artes marciais doarquipélago malaio e da península malaia no sudeste asiático. Originalmente desenvolvido onde são hoje a Indonésia, a Malásia Peninsular, o sul da Tailândia e Singapura, também era tradicionalmente praticado em Brunei, Filipinas, Camboja, Mianmar e Vietnã. Como resultado, ela está intimamente relacionado a outras artes marciais do sudeste asiático, incluindo o krabi krabong e a eskrima. Os praticantes são chamados de pesilat. A fusão de silat com estilos chineses é conhecido como kuntao.

Existem centenas de estilos diferentes, mas eles tendem a se concentrar tanto em pancadas, manipulação articular, armas brancas, arremessos, técnicas baseadas em animais, ou alguma combinação destes. O silat é um dos esportes incluídos nos Jogos do Sudeste Asiático e outras competições em toda a região. Salões de treinamento são supervisionados por distintas organizações nacionais em cada um dos principais países onde a arte é praticada. Estes são Ikatan Pesilat Indonésia (IPSI) da Indonésia,Persekutuan Silat Kebangsaan Malásia (PESAKA) da Malásia, Persekutuan Silat Brunei Darussalam (PERSIB) de Brunei e Persekutuan Silat Singapura (PERSISI) de Singapura.
História

Artes marciais

Chinesas
Japonesas
Tailandesas
Coreanas
Vietnamitas
Outras orientais
Ocidentais
Relacionados
Listas

O silat é uma arte marcial de combate e sobrevivência que durante séculos foi evoluindo dentro dacultura social e da tradição das civilizações da Indonésia, Malásia e Brunei.

A palavra silat é de origem indonésia, mais comumente utilizada na ilha de Sumatra. O substantivo silat tem um formidável arsenal de termos utilizados para referir-se a artes marciais no Sudeste daÁsia. Pode-se dizer, na Malásia como seni silat (arte do silat), seni bela-diri (arte da auto-defesa) e algumas vezes ilmu silat (conhecimento de silat).

Durante a época da colonização, tanto na Malásia e na Singapura (ex-colônias britânicas), como naIndonésia (ex-colônia holandesa), praticantes do silat (conhecidos como pesilat) usavam a arte marcial como uma forma de se libertar das autoridades estrangeiras, assim como aconteceu nasFilipinas (ex-colônia espanhola), onde os combatentes revolucionários também utilizavam a arte marcial nos confrontos contra o exército espanhol a fim de derrotá-los e assim conquistar independência da Espanha.
Classificação

Devido ao fato de existir em mais de um país, o silat sofreu modificações e variações em cada um dos países em que era praticado. Portanto, o silat possui peculiaridades que o difere de região para região.

Assim, o silat foi dividido em três principais grupos:
Silat malaio (silat melayu);
Silat indonésio (pencak silat);
Silat filipino (eskrima ou kali);
Silat malaio.

Outsiders disse...

Kali Silat é a letal arte tribal das ilhas filipinas,que era ensinada de guerreiro para guerreiro, de pai para filho, para protegerem suas famílias, e também para a guerra.

http://kalisilat.com.br/

Unknown disse...

aeee acheiiii

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan