segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SHURIKEN: Uma arma "esquecida" do aikido ?


A lâmina da palma da mão


Nos tempo antigos o shuriken (SHU= mão; RI= palma  e KEN= lâmina) era considerado um HIBUKI (arma secreta) . A primeira crônica falando sobre ele é o HYORI NO KI. Existem basicamente 2 tipos de SHURIKEN:



  • HIRA SHURIKEN ou SHAKEN- lâminas em forma de estrela ou losango. Ficaram muito conhecidas pelos filmes sobre ninjas;
Vários tipos de Shaken
  • BO SHURIKEN- Lâminas longas e finas. São muito mais práticos para o arremesso. 
Bo Shuriken do Daito Ryu

Existem diversas escolas de SHURIKEN, cada uma com sua forma própria de arremessos e armas. O próprio Misamoto Musashi fundou uma escola (Enmei Ryu). especializada me lançamento do tanto. Sokaku Takeda, o professor de artes marciais que mais influenciou o criador do aikido era perito em diversas formas de combate, entre elas o SHURIKEN . Assim, era natural que tivesse ensinado a arte do SHURIKEN ao fundador do Aikido.  Mas... se o SHURIKEN já foi estudado dentro do AIKIDO...Por que hoje praticamente não é visto?

Talvez a melhor explicação seja a dada na página do Aikido FAQ. Pelo que esta escrito ali - nas palavra de Chiba Sensei - o estudo do SHURIKEN JUTSU era comum. Os alunos tinham de praticar com um tatame na distancia de 2m. Isso acabou quando um dos alunos pediu ao então Waka Sensei Kishomaru Ueshiba  para ficar de costas, com as mãos e pernas abertas e enquanto o nague agia como um atirador de facas circense. No fim , uma das SHURIKEN atingiu a perna do futuro doshu. Quando O-sensei descobriu... Não gostou nada da história  e proibiu a pratica.

Atualmente o estudo do SHURIKEN no AIKIDO está reservado ao estilo Iwama Ryu, que , como é sabido - ensinam um aikido bastante focado em armas. O estudo é paralelo ao do aikido, como o Jodo ( (bastão Jo),  Ken jutsu (espada) e shuriken jutsu. O Yoseikan Budo também estuda esta arma



Bons treinos
Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Esperançoso, acha que politico ladrão só existe em terra em que eleitor não fiscaliza seus eleitos




Referências:
Shuriken Jutsu
Iwama Ryu
Aikido FAQ
Aikido Portugal
Goshin Aikido


Imagens:
Shuriken Jutsu

Se você gostou deste texto, pode gostar também de:
Ninjutsu
Chakkar
Kenjutsu
Kobudo Japones

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan