segunda-feira, 3 de setembro de 2012

YOSEIKAN: AIKIDO OU BUDO?




Símbolo do Yoseikan: O circulo representa  a busca pela perfeição; a montanha a honestidade e a claridade,  a água , a flexibilidade e o  sol simboliza a compreensão.




Aikido ou Budo? Em se tratando do Yoseikan, esta não é uma pergunta fácil de responder.

Minoru Mochizuki (1907-2003)
Minoru Michozuki ,o criador desse sistema foi um dos primeiros judocas enviados por Jigoro Kano para estudar com o Kaiso Ueshiba, em 1930. Minoru já tinha treinamento em  judo, jujutsu, kendo e kenjutsu, e  progrediu rapidamente e foi nomeado uchi dechi. Infelizmente uma tuberculose quase um ano depois retardou o treinamento de Mochizuki. Durante sua internação- durante 3 meses- seus amigos construiram o dojo Yoseikan (Lugar de cultivar a verdade). O Kaiso Ueshiba frequentemente dava seminários no Yoseikan. Recuperado, voltou a trienar e em 1932, recebeu o Goshinyo no Te (certificado para ensinar o Daito Ryu).

Assim, o jovem Mochizuki começou a ensinar um sistema filosoficamente influenciado por Ueshiba e tecnicamente mais endividado com o judo, como nos casos de análises científicas dos movimentos e dos treinamentos de kata. Entretanto, a fome de conhecimento do professor leva-o mais longe:  judo (8º dan), Ju-jutsu(9º), Iado (8º Dan), karate (5º Dan) e Katori Shinto Ryu Kobudo, 5º Dan em Karate.dan. O conhecimento adquirido logo é analisado cientificamente e repassado a seus alunos, resultando num sistema abrangente.  
Em 1951, Minoru Michozuki (já com o 8º Dan de Aikido) introduziu na Europa - especificamente na França- ,  o judo e o aikido (estilo pre-guerra). Devido à sua experiencia em combates, desde o inicio seu aikido começou a se destacar como forte, com pouca ênfase no sincronismo e mais comprometido com o ataque. Exsitem diversas técnicas de sacrifício, onde o nague ( deensor) gira como  uma esfera, preservando o seu centro.

"Eu lhe dou a matéria-prima. Voce deve  refiná-la".
(Minoru Michozuki)



Ainda na década de 50, Hiroo Michozuki - seu filho mais velho - introduziu o karate na Europa. Em 1972, houve necessidade de algumas decisoes sore o Yoseikan. Assim foi criado o Yoseikan no Budo, ensinado por Hiroo Michozuki, sob a supervisão de seu pai. Era considerado a fusao das arts ensinadas por seu pai e mais as tecnicas apendidas por Hiroo de boxe, kick boxe, savate, kenjutsu, westler e algumas artes marciais chinesas. Ele também estudou aikido com o Kaiso Ueshiba .

Entretanto, diversas pessoas continuaram preservando o "velho estilo" ( Yoseikan no Aikido).  Além disso, foi criado o karate Yoseikan, sob a supervisão de Hiroo. Eles o chamam de Yoseikan Aikido ou de Yoseikan Aikijujutsu)

                          
""Nunca ensinar apenas o que lhe foi ensinado" (Minoru Michozuki)

É importante frisar que a cada dia, é cada vez maior o numero de praticantes do estilo classico (Yoseikan Aikido) que passam para o Yoseikan Budo. No Yoseikan no Budo existem algumas caracterisitcas diferenciais:

  • O uniforme: wagui azul marinho( simbolizando o yin), shitabaki branco com banda lateral azul (simbolizando o yang) e uma obi ( faixa)  azul e branco;
  • Competições: de várias formas
  • Randori:
  • Sude Randori : com golpes traumaticos, quedas e imobilizações; 
  • Emono Randori : com armas com espuma alcochoada
  • Emono Sude Randori  
  • Shite Randori: 2 atacantes, o ataque conjunto e de defesa
  • Jyu Randori: combate livre (dois atacantes, qualquer ataque e defesa)
  • Chigara Randori: faca e luta de bastoes;
  • Randori Kyoe:  envolve todas as técnicas (atemi / aiki / jujutsu) e sem equipamentos de proteção, e os combatentes devem manter perfeito controle sobre todas as técnicas. 

  •  Kata

  • Aiki

  • Kenjutsu



O sistema tem boa difusão na Europa (principalmente na França), Austrália, Canada e EUA. No Brasil, foram encontrados registros do sistema apenas em Belo Horizonte, no Yoseikan Budo Brasil


Felipe Albuquerque
Baixinho, insone e cheio de planos.  Acha que o fim  da arte marcial é melhorar as  pessoas


Referências
Clube de Defesa Pessoal Yoseikan
Yoseikan_Budo
Yoseikan_Aikido
Yoseikan Budo Brasil

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan