segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

OS 5 ESPIRITOS DO BUDO

Pesquisando na net, encontrei um texto bastante interessante do sensei Dan Penrod (postado em 27 de agosto de 2006). Em portugues o texto foi traduzido por Jaqueline Sá Freire do Hikari Dojo (Brazil Aikikai - Rio de Janeiro). O texto original pode ser visto no site do BUDO DOJO e a tradução no site do HIKARI DOJO. As ilustrações foram postadas por nós como forma de divulgação.




Os Cinco Espíritos do Budo
Parte 1

Shoshin: (初心) Mente de principiante
Zanshin: (残心) Mente que permanece
Mushin: (無心) Não Mente
Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel
Senshin: () Espírito Purificado; atitude iluminada


Existem 5 mentes fundamentais ou espíritos do budo; shoshin, zanshin, mushin, fudoshin, e senshin.  Estes conceitos muito antigos são geralmente ignorados nos dojo modernos de aikido.  O budoka que se esforça para compreender as lições destes 5 espíritos em seu coração amadurecerá para se tornar um artista marcial e um ser humano forte e competente. O aluno que não se esforça para conhecer e receber estes espíritos sempre terá uma falha em seu treinamento.

 Shoshin (初心) Mente de principiante


O estado de shoshin é aquele da mente de principiante. É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de shoshin é essencial para continuar o aprendizado.  O-Sensei uma vez disse, “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas sozinho”. O aluno deve ter um papel ativo em cada aula, observando com a mente shoshin, para conseguir roubar a lição de cada dia.


Zanshin: (残心) Mente que permanece


O espírito de zanshin é o estado do espírito que permanece, que continua. É frequentemente descrito como um estado continuado de atenção aumentada e de decisão. Mas o verdadeiro zanshin é um estado de foco ou concentração antes, durante e depois da execução de uma técnica, em que uma ligação ou conexão entre o uke e o nage é mantida.  Zanshin é o estado da mente que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas a um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo a um contexto completo; um espaço, um tempo, um evento.


Mushin: (無心) Não Mente

O manual da ASU define mushin como a “Não mente, uma mente sem ego. Uma mente como um espelho que reflete e não julga”.  O termo original era “mushin no shin”, que significa “mente da não mente.”  É um estado mental sem medo, raiva ou ansiedade.  Mushin é frequentemente descrito pela frase, “mizu no kokoro”, que significa “mente como a água”.  Esta frase é uma metáfora que descreve o lago que reflete claramente o que o cerca quando suas águas estão calmas, mas as imagens são obscurecidas quando uma pedra é jogada em suas águas.



Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel


Uma mente que não é abalada e um espírito que não se move é o estado de fudoshin. É a coragem e a estabilidade demonstradas mentalmente e fisicamente. Mas ao invés de indicar rigidez e inflexibilidade, fudoshin descreve uma condição que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas.  É capaz de receber um ataque forte e manter a postura e o equilíbrio.  Recebe e devolve com leveza, está firmemente aterrado, e reflete a agressão de volta à sua fonte.  



Senshin: () Espírito Purificado


Senshin é o espírito que transcende os primeiros quatro estados da mente.  É um espírito que protege e se harmoniza com o universo.  Senshin é um espírito de compaixão que abraça e serve a toda a humanidade e cuja função é reconciliar e dissipar a discórdia no mundo. Ele considera que todos os tipos de vida são sagrados.  É a mente de Buda e é a percepção de O-Sensei da função do aikido.

Aceitar completamente o senshin é essencialmente a mesma coisa que se tornar iluminado, e pode ir muito além da abrangência do treinamento diário do aikido. 

Entretanto, os primeiros 4 espíritos são provavelmente atingíveis por qualquer aluno sério através de atenção concentrada e treinamento firme. Abraçar estes estados da mente pode ser recompensador de diversas formas. 

Shoshin pode libertar um aluno do “vale” frustrante do aprendizado, dando-lhe a visão para enxergar o que ele não poderia ver antes.  Zanshin pode aumentar a atenção total, melhorando o treinamento de randori e de estilo livre.  Mushin pode liberar a ansiedade do aluno quando está sob pressão, capacitando-o para uma performance melhor durante um exame.  Fudoshin, pode lhe dar a confiança para proteger seu território em face de ataques físicos esmagadores.  O aikidoka sério deve encontrar formas de incorporar estes espíritos do budo em seu treinamento diário.





Referencias: HIKARI DOJO

Imagens: Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan