segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NINJUTSU (忍術)

Quando falamos em ninjutsu, logo nos vem à mente a imagem hollywoodiana  do misterioso assassino vestido de negro que ataca furtivamente e logo desaparece envolto em fumaça. Nada mais falso.

O grão mestre Toshitsugu Takamatsu também era amigo de Jigoro Kano e de O-sensei


























"Masaaki Hatsumi, ao saber que tinha sido escolhido para ser herdeiro das nove escolas de ninpo perguntou a seu mestre Takamatsu:
_Mestre, desejas que me torne um grande guerreiro?
_Não meu filho, desejo que te tornes um grande ser humano."




O NinJutsu (忍術), também conhecido pelo termo Ninpō (忍法), é uma arte marcial japonesa não competitiva que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas que capacitavam os agentes (ninjas) a agir em todas as situações num campo de batalha. Os praticantes também podem ser chamados de shinobis (no caso dos homens) ou kinoichis ( quando mulheres).

História do NinJutsu

O Ninjutsu remonta há mais de 900 anos, quando os samurais dominavam o Japão . Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde, chamado de Daimiō ( 大名) era a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência.
Os shinobis não serviam a nenhum samurai ou a um daimyo e vivam nas regiões montanhosas de Iga e Koga. Eram treinados desde a infancia em 18 diferentes artes guerreiras e os relatos sobre suas habilidades só fazem crescer a lenda e o temor dos ninjas. Independente disso, sua extrema eficiência fez com que frequentemente fossem empregados como espiões.
Haviam diversos clãs ninja. Só em Koga haviam cerca de 53 famílias. Entretanto, o conhecimento ninja sempre foi envolto em bastante mistério e tradição, o que dificultava muito sua disseminação. Isso mudou com o grão mestre  Toshitsugu Takamatsu (高松 寿嗣). Takamatasu pode ser considerado o último dguerreiro ninja, era herdeiro de 9 escolas de ninjutsu. Ele também se envolveu em divesos combates reais na China, na Coreia e no Japão, sendo na época conhecido como Moku no Torah ( Tigre da Mongólica). 

Sentindo a necessidade de transmissão do conhecimento shinobi, o Grão mestre Takamatsu escolheu como soke (herdeiro) seu aluno (hoje grão mestre) Masaaki Htasumi. Hatsumi foi o responsavel pela criação da Bujinkan (Escola do Guerreiro Divino).

Hatsumi é  O Grao mestre Hatsumi também médico traumatologista, diretor de cinema e ator. Este autor o considera  o maior responsavel pela popularização do ninjutsu no mundo.

Masaaki Hatsumi


A difusão do ninjutsu no mundo

A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjútsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente. Além disso, a criação da Bujinkan, aliado ao trabalho de Hatsumi na mídia - como o seriado infantil Jiraya - divulgaram bastante o ninjutsu nos meios de comunicação

No Brasil existem algumas organizações presentes, mas a mais forte e conceituada é a Bujinkan, existindo diversos faixas pretas e, até o fechamento desta matéria  5 shihans (graduados acima de 10º dan). O estado que mais tem praticante é São Paulo. Em Sergipe o ninjutsu tem sido introduzido pelo Shidoshi-ho Galleni Júnior ( 3º dan).



Algumas Armas estudadas no NinJutsu


Ninja-to: Antigamente feita de restos de estadas samurais quebradas, difundiu-se a ideia de que era reta. Hoje as ninja to sao feitas especificamente para o ninjutusu;
Bō: Bastão longo (1,8 a 2,20 metros).Em japonês bo quer dizer madeira;
Boken: Ninja-to de madeira para treinos.
Fukiya: Zarabatana
Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
Hanbō: Bastão curto. Em japonês, Han quer dizer meio, metade (0,90 a 1,1 metro).
Jutte: Utilizado para lutar contra espada. Muitos policiais a empregavam para desarmar samurais.
Kaginawa: Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.
Kama: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.
Kama yari: Bastão longo com foice.
Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.
Kodachi: espada pequena semelhante á wakizachi, mas sem guarda, cabo um pouco maior e mais curva
Kunai: Era um tipo de shuriken, uma lâmina de ferro usada para arremessar e as vezes escalar.
Kusarigama: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-lo. Kusari quer dizer corrente;
Kusari-fundo: Corrente com dois pesos nas extremidades
Kyoketsu Shoge: Similar a kusarigama, corrente e arco metálico.
Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
Naginata: Alabarda
Shaken/Shuriken- Dardos de arremesso. Alguns podiam ter forma de estrela, ou pregos (bo-shuriken);
Shikomi Zue: Bengala, cajado, boken com espada camuflada.
Shinobi Zue: Bastão com corrente camuflada.
Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
Tanto: Faca japonesa.
Tessen: Leque metálico
Tetsubishi: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição
Te yari: Lança pequena com gancho.
Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.

Yumi ya - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).


O Shidoshi Ho Galleni Júnior no 2º Treino Intensivo de Ninjutsu em Aracaju (2012)


As 18 Disciplinas Ninja (Ninja Jūhakkei)

Taijutsu (Combate Desarmado)
Kenjutsu (Arte da Espada)
Shurikenjutsu (Lançamento de Shurikens)
Sōjutsu (Arte da Lança)
Bōjutsu (Arte do Bastão Longo)
Naginatajutsu (Luta com a Naginata)
Kusarigamajutsu (Luta com Foice com Corrente)
Kayakujutsu (Arte dos Explosivos e Pirotecnia)
Hensōjutsu (Arte dos Disfarces e Camuflagem)
Shinobi Iri (Métodos de caminhar silencioso)
Bajutsu (Equitação)
Sui-ren (Treino Aquático)
Bōryaku (Estratégia Militar)
Chōhō (Espionagem)
Intonjutsu (Arte da Evasão)
Tenmon (Meteorologia)
Chi-mon (Geografia)
Seishinteki Kyōyō (Refinamento Espiritual)


Shihan Roberto Correia de Andre (Mugen Dojo)



As Ryuha ( Escolas) da Bujinkan


TOGAKURE RYU NINJUTSU

Fundada por Daisuke Nishima em meados de 1100. É a segunda mais velha escola do sistema Bujinkan, além de ser uma das melhores escolas de luta pois cobre todos os aspectos de combate. Este sistema possui também métodos secretos e armas ocultas.

GYOKKO RYU KOSHIJUTSU

Foi fundada em meados de 1100 por Tozawa Hakuunsai. É a mais velha escola da Bujinkan. É conhecida pelo kihon happo e san shin. Koshijutsu significa “derrubar o adversário com um dedo” então sua característica é derrubar o adversário através de músculos e pontos vitais do corpo.

KUKISHINDEN RYU (happo hiken jutsu)

Foi fundada em meados de 1300 por Izumo Kanja Yoshitero. É famosa por ter técnicas diferentes com várias armas, além de ter também no seu currículo técnicas de Amatsu Tatara (terapia japonesa).

SHINDEN FUDO RYU (dakentai jutsu)

Foi fundada por Genpachiro Temeyoshi. O que a faz famosa são suas duras técnicas de jutai jutsu alem de técnicas de dakentai jutsu. Também inclui YARI (lança), Naginata, Ono (espécie de machado gigante), o tsuchi (grande martelo de madeira), hojo jutsu (utilização da corda ) entre outras.

GYOKUSHIN RYU NINJUTSU

Foi fundada em meados de 1500 por Sasaki Goeman Teruyoshi. Esta escola é muito pouco conhecida, mas suas características principais são a utilização de kihaku (explosão de energia) em suas técnicas, além de koppo jutsu e técnicas com kusarifundo (corrente com pesos).

KOTO RYU (koppo jutsu)

Foi fundada em meados de 1500 por Sakagami Taro kunishige. Conhecida pelo koppo jutsu (quebramento ósseo) além também de armas ocultas.

GIKAN RYU (koppo jutsu)

Fundada em meados de 1500 por Uryu Hangan Gikanbo, este ryu é caracterizado pelos kamaes difíceis e desequilibrados, e também koppo jutsu.

TAKAGI YOSHIN RYU (jutai jutsu)

Foi fundada no inicio de 1600 por Takagi Oriuemon Shigenobu. Mais conhecida na Bujinkan como uma “Escola de guarda costas”. Ela tem técnicas rápidas e eficientes e Daishosabaki gata.

KUMOGAKURE RYU (ninjutsu)

Foi fundada em meados de 1500 por Iga Heinaizaemon Ienaga. Famosa pelo kamayari e técnicas de saltos.








MANOEL FELIPE M DE ALBUQUERQUE
Acredita que devemos deixar o passado ir embora para que o presente possa chegar



Referências e imagens:


Bujinkan Shimuryu Dojo
Wikipedia: Takamatsu
Wikipédia: Ninjutsu
Artes Marciales: Bujinkan
Muken Dojo
Bujinkan

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan