segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

AIKIDO E DESENHOS ANIMADOS


Com a popularização do aikido e da crescente febre do MMA era só uma questão de tempo até os sistemas se combinarem num anime. 


Bom, isso ocorreu no anime  Grappler Baki. A série conta a estória do jovem Baki Hamna, que deseja ser mais forte que seu pai, e para isso treina e enfrenta diversos tipos de lutadores. Em cerca de 4 episódios, aparece um mestre de aiki jujutsu (muitíssimo parecido com o saudoso Gozo Shioda) na arena. A tradução foi um pouco mal feita (chamando a arte de jiu jitsu) mas se prestarmos bastante atenção, veremos que - no idioma original - o narrador fala em aiki jujutsu ( a arte marcial precussora do aikido, no qual o sensei Shioda foi diplomado). Gostei dos episódios que assisti, apesar de enfocarem um lado que a maioria dos aikidokas não considera bem : a competição.  Pena, pois o aikido é muito mais do que uma tecnica de luta, muito mais que uma arte marcial.



Particularmente, eu gostei muito de um outro personagem interessante, no estilo das Tartarugas Ninjas com Karate Kid  é  Itachi, The aikido Ferret.  Criado por Robert Hamilton, o herói é um ferret e seu superpoder é o poder do ki. Este sim, combina estorinhas interessantes com a filosofia do aikido. Pena que nunca foi publicado em língua portuguesa.  Existe, inclusive uma série de produtos ( canecas, camisetas, posters, etc)  com o Itachi ensinando katas de jo e de boken.






Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Acredita que a vida não é apenas o que se vive , mas o que ainda se pode viver

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan