segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

As Regras do Aikido

O fundador do aikido em 1938



Uma vez, perguntaram ao fundador do Aikido quais seriam as regras do Aikido. Ele sorriu e disse...bom os tempos mudaram...e escreveu as regras abaixo:

1. O Aikido decide a vida e a morte em um único golpe, por isso os alunos devem seguir cuidadosamente os ensinamentos do instrutor e não competir para testar quem é o mais forte.
2. O Aikido é o caminho que ensina como alguém pode manejar vários inimigos. Os estudantes devem treinar a si mesmos para estarem alertas não somente à sua frente, mas em todos os lados e por trás.
3. O treinamento deve ser sempre conduzido de maneira agradável e alegre.
4. O instrutor ensina somente um pequeno aspecto da arte. Sua aplicação versátil deve ser descoberta por cada aluno, através de treinamento e prática incessante.
5. Na prática diária, primeiro comece movendo seu corpo e em seguida avance para o treinamento mais intenso. Nunca force nada de maneira irracional ou de forma que não seja natural. Se essa regra for seguida, até pessoas de idade avançada não se machucarão e serão capazes de treinar em uma atmosfera alegre e agradável.
6. O propósito do Aikido é treinar a mente e o corpo e produzir pessoas sinceras e determinadas, pois todas as técnicas devem ser transmitidas de pessoa a pessoa, não para revelá-las descaradamente a um outro qualquer, porque isso pode acabar sendo usado por pessoas violentas.

Adendo feito pelo Doshu Kishomaru às regras :

1. O verdadeiro Aikido nunca será dominado a não ser que se siga estritamente aos ensinamentos do instrutor.
2. O Aikido como arte marcial, é completado ao estarmos alertas a tudo que acontece em nosso redor, não deixando nenhuma abertura vulnerável (suki).
3. A prática se torna alegre e agradável, uma vez que se tenha treinado o suficiente para não se incomodar com a dor.
4. Não fique satisfeito com o que é ensinado no dojo. Devemos constantemente assimilar, absorver, experimentar e desenvolver o que aprendemos.
5. Nunca se deve forçar as coisas de maneira que não seja natural ou irracional nos treinamentos. As pessoas devem estudar sempre em acordo com a constituição de seu corpo, condição física e idade.
6. O objetivo do Aikido é desenvolver o verdadeiro lado humano. Não deve ser usado para expôr o ego.

(Retirado do blog do Gansekikai Aikido. A imagem foi adicionada apenas como divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan