domingo, 11 de agosto de 2013

DAIDO JUKU KUDO


Daido Juku Kudo: "O Templo sem porta"


O Daido Juku é direcionado exclusivamente para o combate livre esportivo


Daido = Termo budista significando Verdade Suprema.

Juku = Escola.

Daido-Juku = Escola/Estilo  que tem como filosofia: A Verdade Suprema não tem Portal.

Kudo = Mixed Martial Arts (MMA)

Originalmente o sistema era conhecido como Karate-do Daido Juku e depois Kakuto Karate Daido Juku. Seu fundador,  Jukucho Takashi Azuma – 8º Dan de Karate Full Contact, 3º Dan de Judo,e Campeão de Karate Kyokushinkai , formulou suas máximas em 1981. Pode-se dizer que tecnicamente o Daido-Juku é uma síntese  entre o  Karate Kyokushinkai, Muay-Thai, Grappling e submission. Não existe o treino com armas, nem é explorado o aspecto da defesa pessoal.

Fiel à sua filosofia (Daido-Mumon), o Daido-Juku não se limita a um estilo de combate. A arte marcial é praticada sem limites ou barreiras, com uma mente aberta e com elevados valores morais e espirituais.
Em 2001, na conferência oficial realizada pela Daido Juku, o fundador Azuma Takashi e o presidente da Daido Juku, N.P.O., renomearam a arte marcial mista seguidora do Budo para Kudo.

Esta renomeação permitiu ao Kudo a oportunidade de se tornar um esporte oficial da Japanese Cultural Budo, a mesma categoria do Judô, Aikidô e Kendô. Kudo e Daido Juku são marcas registradas e todos os seus instrutores e chefes de filiais são certificados pela Kudo International Federation, também conhecida como K.I.F.

No Brasil, a Organização Daido Juku iniciou seus trabalhos oficialmente em agosto de 2008, com o Seminário Internacional contando com a presença do Mestre “Jukucho” Azuma Takashi, onde foi conferida a autorização e certificando o Sensei Carlos Torres como representante oficial da K.I.F. Daido Juku Brasil, sua matriz, atualmente, está situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande
do Sul.

14 comentários:

Outsiders disse...

KUDO DAIDO JUKU

Histórico:

Daido Juku, também conhecido como Karate-do Daido-Juku, mais tarde como Kakuto Karate Daido Juku, é uma organização de artes marciais fundada, em 1981, por Azuma Takashi. Azuma, originalmente, um campeão de Karate Kyokushin de 1977, se desligou da Organização Kyokushin para formar a DaidoJuku na cidade de Sendai, localizada em Honshu do Norte, Japão. Daido Juku, que traduzida de forma literal significa "O Grande Caminho", incorporou técnicas que não estavam presentes até aquele momento nos estilos de Karate de Contato. Naquele tempo, sendo um faixa preta de terceiro dan em Judô bem como um faixa preta de quarto dan em Karate Kyokushin, Azuma criou uma arte marcial híbrida, não restrita às fronteiras de um único estilo, que utilizava técnicas de várias artes marciais, especificamente, ao tempo de sua criação em 1980: Karate e Judô. No final dos anos 80 e início dos anos 90 o estilo começou a incorporar várias técnicas do Boxe, Jiu Jitsu, Sambô e outras artes marciais, afinando cada técnica para o uso no Daido Juku. Tendo em mente a elaboração de um estilo de luta versátil e realista que não comprometesse a segurança dos seus praticantes, um dos objetivos fundamentais do Daido Juku, Azuma criou um estilo que incorporou várias técnicas, tanto defensivas quanto ofensivas, que incluem socos na cabeça, cotoveladas, cabeçadas, projeções de Judô, chaves de Jiu-Jitsu e outras técnicas de lutas no chão e em pé. Em 1981, o Daido Juku fez sua estreia pública no "1981 Hokutoki Karate Championships", também conhecido como "Hokutoki".
Originalmente conhecido como Karate-do Daido Juku e depois KakutoKarate Daido Juku, o nome do estilo foi, inevitavelmente, modificado para reconhecer suas técnicas únicas e heterodoxas como uma arte marcial misturada. Em 2001, na conferência oficial realizada pela Daido Juku, o fundador Azuma Takashi e o presidente da DaidoJuku, N.P.O., renomearam aarte marcial misturada Budo paraKudo. Esta renomeação permitiu ao Kudo a oportunidade de se tornar um esporte oficial da Japanese Cultural Budo, a mesma categoria do Judô, Aikidô e Kendô. Kudoe Daido Juku são marcas registradas e todos os seus instrutores e chefes de filiais são certificados pela Kudo International Federation, também conhecida como K.I.F.
Azuma, atualmente, é faixa preta de oitavo dan em Daido Juku, título conferido pelo quadro de diretores da Daido Juku e faixa preta de oitavo dan em Kyokushin, título conferido pelo Shihan John Bluming.
No Brasil, a Organização Daido Juku iniciou seus trabalhos oficialmente em agosto de 2008, com o Seminário Internacional contando com a presença do Mestre “Jukucho” Azuma Takashi, onde foi conferida a autorização e certificando o Sensei Carlos Torres como representante oficial da K.I.F. Daido Juku Brasil, sua matriz, atualmente, está situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Outsiders disse...

EQUIPAMENTOS

KIMONO OU DOGUI: Os competidores de Daido Juku utilizam kimonos típicos do Kyokushin (com calças mais longas e mangas muito mais curtas que os kimonos de Judô), no Daido Juku são permitidos duas cores de dogui, o tradicional branco e o de cor azul, para diferenciar os competidores nas lutas.

LUVAS: Luvas típicas de MMA as quais cobrem os punhos, o dorso das mãos, as articulações metacarpo-falangeanas e falanges proximais.

COQUILHA: Protetor genital visando a integridade física dos lutadores.

CAPACETE: Um capacete de espuma nas laterais, parte posterior e superior da cabeça com um protetor anterior (facial) forjada em acrílico para prevenir cortes e fraturas da face e do crânio devido a socos, cotoveladas e cabeçadas. É este capacete que permite aos lutadores de Daido Juku socar e acotovelar a face dos seus oponentes, algo que não é permitido em variantes mais populares de outros estilos de Karate de Combate. Este capacete é jocosamente conhecido fora dos círculos de Daido Juku como "capacete espacial".


--------------------------------------------------------------------------------

EXAMES DE FAIXA
Nos exames de Daido Juku para promover a troca de faixa é necessário passar por várias etapas começando com o conhecimento teórico, avaliação das condições físicas e técnicas. Na avaliação das técnicas são observados as combinações de golpes e “sombras”. As lutas abrangem desde o Karate de Contato, sem projeção, com projeção, introduzindo mais tarde a projeção com técnicas de chão e depois a mistura de todos esses elementos como MMA.

ORDEM DAS FAIXAS: Branca, laranja, azul, amarela, verde, marrom e preta.

SENSEI CARLOS TORRES

Sensei Carlos Torres iniciou sua trajetória nas artes marciais em 1983, aos 8 anos, no judô. Em 1987, aos 12 anos ingressou no Karate Kyokushin, treinando as duas artes marciais por 1 ano. Com a exigência dos treinamentos teve que optar por uma delas, resolveu permanecer no Karate Kyokushin, onde treinou durante 10 anos. Ao longo de sua trajetória conquistou títulos no judô e Kyokushin. Deixa de treinar Kyokushin. Vai morar no Rio de Janeiro para trabalhar e lá pratica Kickboxing, retorna ao Rio Grande do Sul, onde começa a ministrar aulas de Toshinkai onde permaneceu na organização por 7 anos. Desliga-se da mesma.
Em agosto de 2008 filia-se a Daido Juku onde inicia, oficialmente, os trabalhos no Brasil como representante.
Estudante de educação física, trabalha também como Personal Fight, treinamento específico para praticantes de artes marcial que visam a competição.

Outsiders disse...

Daido Juku (大道塾, Daidō Juku) é a organização da arte marcial kudô (空道, Kūdō), fundada em 1981 pelo mestre 9º dan Takashi Azuma. Inicialmente era uma vertente de caratê, foi mais tarde classificada como arte marcial distinta. Mistura, inicialmente, o Karate Kyukushin com judô, posteriormente, técnicas de jiu jitsu, ampliando ainda mais o seu arsenal técnico, inclui técnicas de wrestling e sambo, arte marcial russa.

Incansável pesquisador de artes marciais, Jukucho Azuma vai à Tailândia periodicamente, durante cinco anos, para incorporar em seu sistema técnicas e conceitos de Muay Thai, desenvolvendo assim uma arte marcial que abrange todos os campos do combate corpo a corpo: luta em pé, quedas e luta de chão. Diferentemente do caratê tradicional ou clássico, o daido juku é uma arte marcial na qual são válidos socos, cabeçadas e cotovelas no rosto.

O Daido Juku Kudo (MMA Japonês) é praticado com um capacete de acrílico que protege o rosto, luvas, kudô-Gi e coquilha para os homens. O capacete tem o intuito de evitar danos faciais, pois o que conta no daido juku é a evolução do pensamento junto com seu adversário.

Outsiders disse...

Imagine uma luta onde se vê muita técnica, não só do karate kyukuhin, e também do judô e do Muay Thay. As regras do Kudo foram designadas para serem usadas no Kyukushin. Quando prontas as regras, Azuma conversou com Oyama, criador do kyukushin, que se poderia criar um novo estilo de arte marcial baseada nestas regras.

Azuma, que além de karateca tinha experiência em Muay Thay e BJJ criou o estilo Daido Juku. Kudo é então a forma desportiva do Daido Juko que era originalmente a mistura de karate Kyukushin e Judô mas que ao longo do tempo vai tendo influências de outras artes marciais.

Uma série de golpes são permitidos no Kudo, contudo a segurança no esporte não está esquecida. Atualmente o capacete de segurança passou por um melhoramento o que o deixou mais seguro para o competidor.

Outsiders disse...

O que sabemos sobre Kudo?
Kudo Daido Juku é uma arte marcial japonesa composta por elementos de outras artes marciais como karatê, judo, muay thai, sambo, wrestling e jiu-jitsu.
É um estilo de luta que se treina com kimono e vale praticamente tudo. A fim de se manter a integridade física dos praticantes, usa-se um capacete com proteção de rosto, uma vez que são permitidas cabeçadas, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

Com bastante liberdade de técnicas, com contato total que tornam os treinos e competições bastante próximos de uma luta real, porém, com o máximo de segurança.​
É a arte marcial do samurai moderno!!!

História ... O Kudo nasceu e desenvolveu-se a partir do Kakuto Karate-Do, fundado oficialmente em 1981 por Jukucho Azuma Takashi. O Kudo integra vários estilos de artes marciais em um único. Esta modalidade proporciona uma gama maior de opções para o praticante, que se torna capaz de agir de maneira eficaz diante de seu oponente, uma vez que o Kudo maximiza as habilidades treinadas.

Objetivo ... Treinar esta modalidade permite ao indivíduo compreender as vantagens de usar diferentes estilos de lutas para a sua melhor habilidade. Encoraja a construção da autoconfiança sem arrogância, considerado hoje por muitos profissionais e estrelas do mundo das lutas como o Novo MMA.

Reconhecimento Cultural:
Jukucho Azuma Takashi também estabeleceu a sede mundial do Kudo Daido Juku em 1981. Com isso, o Kudo Daido Juku foi qualificado, por uma comissão avaliadora no Japão, como uma arte marcial japonesa OFICIAL enquadrada nos princípios do Budo em 2001.

​A KIF (Federação Internacional de Kudo) tem filiais em mais de 100 localidades no Japão e em mais de 50 países em todo o mundo, sendo que este número cresce a cada ano.

Outsiders disse...

Muay Boran ou Daido juku?
No Muay Boran é um dos sistemas de combate mais práticos do mundo para uma defesa pessoal realista. Por isso, é fortemente empregado pela polícia, forças armadas e MMA. Há um número de torneios Daido Juku em que pugilistas tailandeses estão autorizados a competir sem ter que mudar para uma escola Daido Juku.
Daido Juku é um estilo mais eficaz de Kickboxing junto com Sanshou e Muay thai. Um ataque de pés mais rápido e mais realista (para autodefesa), mais ângulos de ataque, maior variedade de socos e pontapés. Agressão de tipo explosivo (que é normal porque Daido Juku deriva do Karate). Bom movimento de cabeçada e defesa. E não pára no nível do Clinch. Você aprende luta de pés, lançamentos, nocautes, estrangulamentos, submissões, fechamentos.

Você deve ficar com o Muay Thai + Kudo por várias razões.

Outsiders disse...

KUDO é uma técnica para toda a vida, um sistema para educação de jovens, método de autodefesa e manutenção da saúde para adultos. Junto com esses elementos, destaca o "Reigi" ou respeito e etiqueta em sua tradição. Nesse sentido, é um "Budô Moderno" que já se espalhou em mais de 60 países ao redor do mundo.
É uma arte marcial mista de Budô que inclui socos de contato total, chutes, lançamentos e técnicas de submissão no solo. O Kudo tem suas origens no Kakuto Karate (Karatê de Combate), e não é apenas uma luta mista com ênfase no lado da competição.

O que kudo significa
Um dos propósitos das artes marciais, especialmente BUDÔ (Judo, Karatê-do, Kendo, Aikido, “Kudo” e assim por diante) é treinar a mente e o corpo para se tornarem fortes e utilizar essa força para a melhoria de nossa comunidade.

* Como é sabido, a palavra “do” no Budô significa “um modo de vida”

Também é um método útil de cultivar os jovens que irão contribuir para a sociedade através dos tempos difíceis e eventos em sua vida.

Hoje em dia, a educação para os jovens no mundo está à beira da decadência. O budo é, podemos nos atrever a dizer, uma “ferramenta” vital para discipliná-los e um guia mesmo em nós mesmos.

Então, temos que fugir da incompreensão sobre o valor do “Budo” devido à má impressão de que meras artes marciais são capazes de dar às pessoas a “violência sem filosofia”.

Escolhendo esta palavra filosófica “KU” como nosso lema / ideia, nomeamos este Budo, “KUDO” significa três importantes conceitos filosóficos

Mujou kan

Uma visão da vida / mundo como algo transitório e vazio "Em outras palavras, qualquer coisa que tenha uma forma pode ser esmagada ou alterada em sua forma algum dia. (Portanto, não é bom para nós ficarmos obcecados por coisas)

Sougo izon

Interdependência "Todas as coisas existem apenas porque dependem umas das outras (Portanto, não se deve ser auto-justificável ou auto-contido)

Acima mencionado duas idéias levam a seguir um terceiro

Huhen Huto

Mente aberta, imparcialidade, liberalismo "Podemos ganhar todas as coisas se tentarmos fazê-lo com sinceridade, mas para sermos livres nunca devemos persistir com elas, nem mesmo no dia-a-dia, separando-nos do preconceito, preconceito e assim por diante.

Essa perspectiva pode ser expressa em “Mente Aberta (termo Original do Grande Mestre Azuma)”

Mas isso nunca significa o caminho de “egocêntrico”, “egoísta”, mas “mente aberta com generosidade”, “coração humilde na crença robusta”

Então, para aqueles que escolhem “Kudo” como Budo da nossa vida, devem pensar muito sobre essas três palavras

Ou seja, se nos depararmos com qualquer tipo de dificuldade, devemos enfrentá-los positivamente e nunca fugir sem o desafio contra eles, a fim de obter a suprema e suprema verdade.

NOTA: Budô (em japonês: 武道; lit. caminho marcial) são as artes ou caminhos marciais de origem japonesa.
São considerados a versão moderna do antigo bujutsu (em japonês: 武術; lit. técnica marcial), as artes marciais tradicionais.

Outsiders disse...

O objetivo do KUDO é chegar o mais próximo possível de combates realistas e reais, com roupas de proteção adequadas. Para conseguir isso, Kudo é um combate com muito poucos regulamentos e tem técnicas e ações especializadas. As técnicas de Kudo incluem todo o espectro de um verdadeiro combate de luta em pé, técnicas de arremesso, luta e luta no solo.
KUDO é uma modalidade de combate misto full-contact com cabeça de guarda e luvas, técnicas de arremesso e de agarrar também são permitidas na competição, incluindo contenção, bloqueios e estrangulamento. Pode ser chamado de arte marcial mista com equipamento de proteção para a cabeça.
O treinamento de Kudo consiste principalmente de kihon , treinamento físico geral e combate. Os kata de Kyokushin foram eliminados sem reposição.

Uma arte marcial e filosofia abrangente, em que tanto o desenvolvimento físico quanto mental são considerados. A etiqueta tradicional japonesa Budo (como Reigi) é seguida, há certos rituais de saudação em japonês, um keikogi de treinamento tradicional é usado, os nomes das técnicas são em japonês, etc.
Kudo ( 空道 Kūdō ) (ex- Kakutō karate (格 闘 空手); muitas vezes Daidōjuku ) é uma arte marcial híbrida japonesa .

Outsiders disse...

Kudo - Aquilo que o jiu jitsu deixou de ser?

Kudo, basicamente MMA de kimono, ou o que o jiu jitsu já foi. Certamente quem treinou em centro de treinamento mais antigos já trocou porrada assim de kimono. Ou então o clássico: jiu jitsu vs. colega com luva de boxe e capacete podendo te descer o sarrafo. Era mais tapão visando o mata-leão, ou o estrangulamento da montada, enfim... Vale ver!

Era uma vez uma arte marcial que tinha muitas técnicas básicas de defesa pessoal e porrada para uma pessoa pequena vencer uma pessoa mais forte. Com o treino adequado, o curso básico de alguns meses capacitava crianças, mulheres, idosos a se defenderem.

Além destas técnicas básicas, entravam técnicas que a arte usava para se defender contra si mesma. O que acontece quando a arte foca apenas em atacar e defender a si mesma e ignora o propósito inicial?
Acontece uma coisa chamada berimbelo.

O que é um treinamento marcial de verdade deve buscar essa essência, sob pena de transformar-se em esporte? O jiu-jitsu buscava isso, mas sem socos. Fintar, proteger, baianar e jogar no chão.

Obs.: Em campeonatos de jiu-jitsu como mestre Hélio Gracie fala que o jiu-jitsu está se estragando muita burocracia nos campeonatos o jiu-jitsu e focado em finalização e nos campeonatos de judô que e focado em quedas mais porque vale finalização.

Outsiders disse...


Uma breve história do Kudo GI...
A expressão KUDO é uma palavra japonesa que pode ser interpretada como "o caminho da mente aberta", uma arte marcial moderna de full contact que inclui os elementos e técnicas mais eficazes do karatê, boxe, wrestling e outras artes marciais, sua principal característica é a similaridade com uma luta real.

O fundador do Kudo Azuma Takashi, nasceu em 22 de maio de 1949 em Kesennuma Japão, apos terminar a escola foi recrutado para a Japonese national defense force, ele estudou filosofia e ao mesmo tempo se tornou um estudante na escola de kyokushin karatê.
Azuma Takashi se tornou um mestre nas artes marciais, ensinando karatê em varias escolas, ele viajava muito e foi aprendendo mais sobre diversas artes marciais de varias origens.
Em 1981 Azuma Takashi criou uma arte marcial realista e efetiva que foi batizada de Daido Juku Karate-do, no Japão essa arte marcial se tornou bastante popular e foi chamada de karatê furioso.
Em 1994 resolveu expandir sua arte, para países como Russia, Austrália, Brasil, Ucrânia, Chile e Estados Unidos.
Já no ano de 2000 a Daido Juku estava presente em mais de 30 países ao redor do mundo, com milhares de praticantes e, em 12 de maio de 2001, durante uma conferencia em Tóquio foi decidido renomear Daido Juku Karate-do para Kudo, para que essa arte se tornasse mais independente e aceita pelo Comité Olímpico Internacional.
Ainda no ano de 2001 acontece no Japão o primeiro campeonato mundial de Kudo, em 2005 o segundo, em 2007 acontece o campeonato europeu na Bulgária, em 2011 a primeira copa do mundo em Moscou.
Atualmente o criador da arte marcial Kudo, Azuma Takashi é o presidente da Kudo Internacional Federation, ele possui as graduações de 9° dan em Kudo e 3º dan em Judo.
Em 2001 durante o primeiro campeonato mundial Sensei Azuma quebrou 14 blocos de gelo e foi incluído no Guiness Book, o livro dos recordes.

A arte marcial do Kudo permite qualquer tipo de ataque usando socos, chutes, cotovelos, joelhos, cabeçadas projeções e técnicas de solo. Acertar o pescoço, genitais e nuca é proibido, assim como golpear a cabeça e juntas de um oponente no solo, os equipamentos de proteção e as regras restritas guiadas pelos árbitros são uma garantia contra danos físicos graves.

Os principais equipamentos de proteção são: protetores bucais, bandagem para as mãos, luvas, protetores genitais, e um capacete que protege a face, para mulheres, adolescentes e crianças, alguns equipamentos adicionais devem ser usados como caneleiras e protetores de tórax.

O processo de treino do Kudo inclui uma serie de atividades físicas complexas, as principais partes do treino são o treinamento físico especial usando equipamento esportivo, treinos de golpes nas manoplas e saco de pancadas, treino em dupla, sparring, exercícios de wrestling e o mais importante; o Kihon ( técnicas de luta básicas usadas no Kudo).

No link abaixo esta um site para comprar equipamentos para pratica do KUDO
https://www.chokesports.com/products/kudo-helmet-bundle

Outsiders disse...

Na minha HUMILDE opinião, parece muito bom para mim. Muitos de nós somos grandes defensores de disputas contínuas, de contato total e igualmente importante, disputando todas as áreas de combate. E para quem nunca escutou falar de KUDO até agora, então isso também é bem legal de se aprender. Não há dúvida de que Kudo é BRUTAL. Basicamente MMA com equipamento e um kimono (GI).
Os principais equipamentos de proteção são: protetores bucais, bandagem para as mãos, luvas, protetores genitais, caneleiras, protetores de tórax e um capacete que protege a face.
KUDO é um combate que quer que seus lutadores possam continuar usando o GI como arma. É isso que separa o Kudo do MMA tradicional. Alguns podem pensar que o Kudo não vai se tornar tão popular fora da Europa e da Ásia porque o MMA tem um público tão dedicado... AINDA!!!!

Eu creio que é um formato interessante que apresenta variáveis ​​(cabeçada, trabalhar com GI) que não são encontradas no MMA moderno. No entanto, é um sistema "fechado" em que você só pode treinar com outro praticante do Kudo, então o time de adeptos é pequeno - POR ORA. Fora isso, é o conjunto de regras de karatê mais completo já visto!

Espero que outras organizações de karatê considerem adicionar alguns de seus elementos.
Muito parecido com o MMA (e creio que será sombreado por ele). No entanto, parece ser muito mais emocionante graças à mentalidade de kyokushin que transferiu mais dureza. Esse estilo foi uma excelente evolução do kyokushin.

Lutas reais não são bonitas. Alguns gostam do fato de que nessas lutas permitem cabeçadas. Não é quer dano cerebral, no entanto. E não é para pensar em um grande fã clube dos "capacetes espaciais", e sim porque eles reduzem os cortes superficiais. Também permitem golpes na virilha, para isso nas lutas tem que usar protetores genitais, você pode usá-los, e deve SEMPRE. E cuidado com o fato de que o combate de pé é tão restrito, no tempo.

O problema dessas máscaras especais é que podem prejudicam totalmente a sua visão, então você não pode ver metade ou mais dos socos e outras técnicas que surgem diante de você, e então não pode nem mesmo se defender adequadamente.

O que a pessoa pode não gosta ao treinar com GI é que se você treinar por muito tempo com um kimono, então o que acontece quando você está em uma luta de rua e você não tem kimono (NO GI)?
Por esta razão, entre outras, alguns centros de lutas de Jiu-Jitsu não dão tanta aplicação de GI e em outros Centros de Treinamento de MMA também não dão tanta enfase. O GI pode ser usado como arma, como vimos com Royce Gracie nos primeiros UFCs.

Outsiders disse...

Quais são opiniões sobre o Kudo?

Kudo tem apenas 30 segundos de luta de solo, muito pouco.
Realmente 30 segundos é pouco no solo, poderia ser 1 minuto, pois este limite de tempo, pelo menos deixa a luta mais dinâmica, a troca de golpe é mais empolgante de se ver e agrada o publico.

O uso do capacete é paradoxal
POSITIVOS: protege a cabeça, protege os olhos, visor pode ser feito com grau para lutadores míopes.
NEGATIVOS: respirar usando o capacete é difícil, depois de ter feitos vários rounds.

Tende a crescer muito no mundo todo. Gostei do nome Kudo-Gi. O Karatê de contato deveria adotar este capacete, apesar do paradoxo citado.
A inclusão de Karate + Judo torna a arte bem interessante.
Só do fato de não ter katas (formas) já merece meus parabéns, pois é um diferencial.
Espero que NÃO se torne um esporte olímpico.

Unknown disse...

Onde posso treinar no Rio de Janeiro?

Unknown disse...

Infelizmente ainda nao tem aqui no nordeste...

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan