sábado, 23 de novembro de 2013

AIKIDO E GEOMETRIAS


O texto de hoje é foi encontrado no blog português   O Caminho da Harmonia,  e é de autoria do sensei Mario Bastos. Espero que achem interessante. 



************************************************************************************************************

 Aikido e Geometrias




Uma das figuras geométricas mais comumente associadas ao aikido é o círculo.
O círculo, a par da elipse, simboliza não só a área de acção do aikidoca, cujo eixo é seu corpo, mas também a base dos movimentos do aikido (fig.1).
A eficácia da aplicação da técnica do aikido por parte daquele que recebe o ataque (tori) é, por sua vez, determinada pela conquista do centro de equilíbrio do que desfere o ataque (uke), trazendo-o, através de movimentos circulares ou elípticos, para a sua área de controlo, para o seu círculo.

"Através do aikido qualquer um pode controlar um oponente simplesmente com um só dedo.
Desenha um circulo imagináro ao teu redor em que o teu próprio centro (o centro do teu corpo) é o ponto central desse círculo.
Dentro dessa esfera (ou círculo) podes controlar até o mais potente atacante. Enquanto te mantiveres dentro dela ele não terá qualquer poder sobre ti, poderás dominá-lo com um só dedo e poderás controlar o ataque.
Mantém-te sempre no centro. Se perderes o centro, perdes o controlo."
 

Morihei Ueshiba (com base na tradução inglesa)


fig. 1

Uma outra figura geométrica associada ao aikido é o triângulo.
O triângulo é a figura geométrica desenhada pelos pés do tori na posição de guarda, tecnicamente é designada por "kamae" (fig. 2). Poderá parecer pouco estável mas é uma posição óptima para desferir o contra-ataque, já que permite toda uma variedade de movimentos de resposta ao ataque, quer sejam movimentos de entrada de antecipação, quer sejam de rotação com saída da linha do ataque.


fig. 2


A última figura geométrica é o quadrado.
O quadrado simboliza a força, a estabilidade, o controlo. É a geometria assumida pelo corpo do tori no momento que antecede a projecção ou a neutralização do uke. O momento em que ele possui total controlo sobre o uke (fig. 3).


fig. 3

É a harmonia total entre estas três geometrias que permite a prática do aikido na sua plenitude.
Se só nos focarmos na geometria triangular, o aikido será incisivo mas frágil; se só nos focarmos na forma circular, o aikido será como um turbilhão mas inconclusivo; se só nos focarmos puramente no quadrado, o aikido será forte mas rígido.

Sejamos, então, triângulo para entrar no círculo do uke, círculo para o desequilibrar e trazê-lo, de modo fluído, para o centro do nosso círculo, aproveitando a sua inércia e, por fim, quadrado para o controlar e neutralizar o ataque.

Sensei Mario Bastos








Bibliografia:
"Aikido Principles", Stefan Stenudd, ed. Arriba, Suécia
"The Secret Teaching of Aikido", Morihei Ueshiba (tradução de John Stevens), ed. Kodansha International

1 comentários:

Mario Bastos disse...

Carissimo amigo
Grato pela partilha do texto acima. O referido texto é da minha autoria. Agradecia-lhe procedesse a duas correcções:
Não sou professor (sensei) de aikido. Em boa verdade quando escrevi este texto deveria ser 4ª ou 3º kyu. Actualmente sou 1º dan mas não tenho qualquer competencia legal para dirigir aulas, nem pretendo vir a ter.
A foto que se encontra por cima da legenda "sensei Mário Bastos" é na realidade do meu sensei Manuel Galrinho, 7º dan de aikido da Associação de Aikido do Sul - Escola Deaikai.
Cumprimentos

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan