sábado, 23 de novembro de 2013

Kempo/Kenpo (拳法)


" No tempo de uma pétala de rosa cair ao chão, um praticante de Kempo deveria realizar mais de mil movimentos."

(Ditado Oriental)



O Kempo ou  kempo ( a grafia não importa) é  um termo genérico para designar diversas artes marciais com origem chinesa. O kempo oferece aos seus praticantes a capacidade de adaptação ao meio e à situação envolvente, utilizando de vários golpes de estilos marciais distintos ( golpes traumáticos, arremessos, chaves, estrangulamentos, imobilizações, pontos de pressão, etc). Paralelamente ao desenvolvimento da perícia técnica, o praticante é convidado a avançar no autoconhecimento e   desenvolver a sua mente para aprender disciplinas como a filosofia, física, matemática e psicologia. Ao aprender a conhecer-se a si próprio terá a consciência das suas próprias limitações e compreenderá como o corpo humano realmente pode ser fraco, principalmente ao nível espiritual. Os princípios fundamentais que o Kempo valoriza são os seguintes:


  • É necessário viver e acreditar no potencial que cada indivíduo tem;
  • A vida deve ser seguida pelos ideais que cada um defende e acredita que é melhor para si;
  • Em qualquer tipo de ação, deve-se ter sempre em consideração a felicidade dos outros;
  • Deve-se agir sempre com justiça, coragem e compaixão;
  • Deve-se privilegiar a vida em comunidade ao criar laços de amizade e solidariedade com todos.

ORIGEM

Segundo a lenda, surgiu na China há milhares de anos, quando o monge indiano Bodhidarma chegou à China para expandir o budismo.

Chegando ao templo de Shaolin, onde encontrou alguns monges fracos e debilitados, incapazes de se concentrarem nas suas leituras. O monge indiano ensinou-lhes uma série de exercícios físicos destinados a fortalecer os seus corpos e aumentar a sua capacidade de concentração. Estes exercícios, chamados "Shih pa lo han sho" (as 18 mãos de lohan), constituíram as bases do Shaolin Quan Fa, a arte das "mãos vazias".

A partir daqui, o sistema Quan Fa evoluiu e aperfeiçoou-se e chegou a Okinawa, influenciando diversos estilos de karate. No Japão, por volta de 1235, um monge shaolin fugindo da China, chegou a província de Kyushu e ensinou o Shaolin Quan Fa ao Clã Yoshida. Unindo estas tecnicas a arte marcial da família (um tipo de aikijujutsu), surgiu  o  Kempo, que tinha o significado de “A lei do punho”.


James Mitose

Sua implementação no Ocidente se deve ao mestre James Mitose, 21º descendente do fundador do sistema Kosho Shorey Ryu Kempo. Mitose, nascido no Havai, foi ao Japão com 5 anos para estudar o Kempo com os seus familiares e lá permaneceu durante 15 anos. Quando regressou  ao Havai  começou a ensinar o Kempo a qualquer um que estivesse  interessado. isso fez com que  o Kempo ganhasse enorme popularidade e crescesse de tal forma que começaram a aparecer diferentes escolas de Kempo em diversos países do mundo.


Estilos

Quando James Mitose retornou ao Havaí, ele graduou diversas pessoas como instrutores. O mais famoso deles foi Willian Chow, que foi o primeiro a utilizar a expressão Kenpo Karate. Seus principais alunos desenvolveram varios estilos de kenpo, mas se três se destacaram :  Ed Parker (fundador do American Kenpo), Bill Ryusaki (fundador do Kempo Havaiano) e Adriano D. Emperado (fundador do Kajukembo).  

American Kenpo ou Kenpo Americano

Ed Parker
Edmundo Parker foi possivelmente quem mais difundiu seu sistema. Tendo recebido sua faixa preta em 1954, ele aprimorou, definiu e refinou as tecnicas aprendidas, sistematizando o seu próprio estilo. Por ter um dojo em Hollywood, isso permitiu-lhe ensinar a arte para pessoas como Elvis Presley e Steve McQueen e se tornar amigo pessoa de Bruce Lee. No cinema, alcançou  grande divulgação com os filmes de um de seus alunos, Jeff Speakman. No Brasil - até o fechamento desta pauta -tem representante no Mato Grosso e em São Paulo



Hawaii Kenpo ou Kenpo Havaino

Bill Ryusaki e Bruce Lee
Desenvolvida pelo Sensei M. Bill Ryusaki, tem suas raízes no kosho ryu kenpo de Willian  Chow e também na formação de Bill Ryusaki em Kajukenbo.
Bastante focado em defesa pessoal,  a grande base dos movimentos e técnicas do hawaii kenpo são baseados no karate  shotokan, judô/ju-jutsu, kenpo e kajukembo. Posteriormente  técnicas do kung fu foram adicionadas. Também tem representaçoes no Brasil.

Kajukenbo
O kajukenbo é uma arte marcial híbrida, cujo nome evidencia suas origens: ka ( karate coreano, o tang su do), ju ( judo e jujitsu), ken (kenpo japonês e chinês ) e bo ( boxe chines e americano) . Foi desenvolvido no século XX, na década de 1940, em Oahu (Havaí) como método de auto-defesa contra criminosos e soldados da marinha americana que atacavam os habitantes locais. Kajukenbo é por definição um método em que as defesas e os ataques sempre mudam. É um sistema que continua sempre em evolução, e utiliza qualquer técnica que funcione. Assim, ja foram incorporados golpes do aikido e da eskrima. O sistema utiliza mais arremessos que qualquer outra escola de kempo.

É importante frisar que além dos estilos descritos nesta matéria, existem inúmeras versões do kempo. Assim, temos o kempo chinês ( wu shu), inúmeros estilos de kenpo na América do Norte e ate um kenpo brasileiro, derivado do kenpo havaiano. 

Bons treinos!

FELIPE ALBUQUERQUE
Sem parar de estudar e aprender




Referencia:

Imagens: divulgação

1 comentários:

Outsiders disse...

O Kenpo Americano
Concebido pelo Grão-Mestre Ed Parker, o Kenpo Americano é um dos mais abrangentes sistemas de Artes Marciais dos dias de hoje. Reconhecido como o “Pai” incontestado do Karaté Americano, Mr. Parker e os seus esforços pioneiros foram vitais à intrudução do Karaté na América, há mais de 40 anos atrás.

O Kenpo Americano foi influenciado pelas artes Chinesas, as quais Mr. Parker reviu de forma a lidarem com os métodos de “luta” actuais. A necessidade de inovação foi realizada anos atrás por Mr. Parker durante os seus primeiros anos de treino. Enquanto crescia no Hawaii, ele analisou os métodos de combate e viu a necessidade de uma versão mais actualizada das Artes Marciais. Quebrando os laços da tradição, ele testou meios mais lógicos e práticos de “combater” os nossos métodos modernos de “luta” – surgindo assim as suas próprias inovações da Arte.

O relacionamento entre os sistemas de Artes Marciais – as suas diferenças, semelhanças, etc. – é um tanto ou quanto incerto. No entanto, permanece o facto de que é necessário esclarecimento para aqueles que desconhecem esses relacionamentos. Embora haja diferenças entre os três, Judo, Jiu-Jitsu e Aikido têm um factor em comum – são todos meios Orientais de “Wrestling”. Por outro lado, Karaté, Kung-Fu, Kenpo, Tae-kwon-do, Tang-soo-do e outros estilos semelhantes são formas Orientais de “Boxing”.

Karaté, que significa “mãos vazias”, é um termo usado pelos Japoneses para descrever os sistemas do Japão e de Okianawa. Os seus movimentos são principalmente lineares dando mais importância ao poder. Tae-kwon-do e Tang-soo-do são termos Coreanos usados para descrever os seus métodos. Centram-se mais em pontapés altos, pontapés em salto, e também acreditam em poder. Kung-Fu é um termo usado pelos Chineses mais a Oeste para descrever os sistemas da China. Os sistemas de Kung-Fu são graciosos, fluidos, circulares em movimento, e muito flexíveis. A maioria dos sistemas Chineses preocupam-se mais com a velocidade do que com o poder.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan