" No tempo de uma pétala de rosa cair ao chão, um praticante de Kempo deveria realizar mais de mil movimentos."
(Ditado Oriental)
O Kempo ou kempo ( a grafia não importa) é um termo genérico para designar diversas artes marciais com origem chinesa. O kempo oferece aos seus praticantes a capacidade de adaptação ao meio e à situação envolvente, utilizando de vários golpes de estilos marciais distintos ( golpes traumáticos, arremessos, chaves, estrangulamentos, imobilizações, pontos de pressão, etc). Paralelamente ao desenvolvimento da perícia técnica, o praticante é convidado a avançar no autoconhecimento e desenvolver a sua mente para aprender disciplinas como a filosofia, física, matemática e psicologia. Ao aprender a conhecer-se a si próprio terá a consciência das suas próprias limitações e compreenderá como o corpo humano realmente pode ser fraco, principalmente ao nível espiritual. Os princípios fundamentais que o Kempo valoriza são os seguintes:
- É necessário viver e acreditar no potencial que cada indivíduo tem;
- A vida deve ser seguida pelos ideais que cada um defende e acredita que é melhor para si;
- Em qualquer tipo de ação, deve-se ter sempre em consideração a felicidade dos outros;
- Deve-se agir sempre com justiça, coragem e compaixão;
- Deve-se privilegiar a vida em comunidade ao criar laços de amizade e solidariedade com todos.
ORIGEM
Segundo a lenda, surgiu na China há milhares de anos, quando o monge indiano Bodhidarma chegou à China para expandir o budismo.
Chegando ao templo de Shaolin, onde encontrou alguns monges fracos e debilitados, incapazes de se concentrarem nas suas leituras. O monge indiano ensinou-lhes uma série de exercícios físicos destinados a fortalecer os seus corpos e aumentar a sua capacidade de concentração. Estes exercícios, chamados "Shih pa lo han sho" (as 18 mãos de lohan), constituíram as bases do Shaolin Quan Fa, a arte das "mãos vazias".
A partir daqui, o sistema Quan Fa evoluiu e aperfeiçoou-se e chegou a Okinawa, influenciando diversos estilos de karate. No Japão, por volta de 1235, um monge shaolin fugindo da China, chegou a província de Kyushu e ensinou o Shaolin Quan Fa ao Clã Yoshida. Unindo estas tecnicas a arte marcial da família (um tipo de aikijujutsu), surgiu o Kempo, que tinha o significado de “A lei do punho”.
James Mitose |
Sua implementação no Ocidente se deve ao mestre James Mitose, 21º descendente do fundador do sistema Kosho Shorey Ryu Kempo. Mitose, nascido no Havai, foi ao Japão com 5 anos para estudar o Kempo com os seus familiares e lá permaneceu durante 15 anos. Quando regressou ao Havai começou a ensinar o Kempo a qualquer um que estivesse interessado. isso fez com que o Kempo ganhasse enorme popularidade e crescesse de tal forma que começaram a aparecer diferentes escolas de Kempo em diversos países do mundo.
Estilos
Quando James Mitose retornou ao Havaí, ele graduou diversas pessoas como instrutores. O mais famoso deles foi Willian Chow, que foi o primeiro a utilizar a expressão Kenpo Karate. Seus principais alunos desenvolveram varios estilos de kenpo, mas se três se destacaram : Ed Parker (fundador do American Kenpo), Bill Ryusaki (fundador do Kempo Havaiano) e Adriano D. Emperado (fundador do Kajukembo).
American Kenpo ou Kenpo Americano
Ed Parker |
Edmundo Parker foi possivelmente quem mais difundiu seu sistema. Tendo recebido sua faixa preta em 1954, ele aprimorou, definiu e refinou as tecnicas aprendidas, sistematizando o seu próprio estilo. Por ter um dojo em Hollywood, isso permitiu-lhe ensinar a arte para pessoas como Elvis Presley e Steve McQueen e se tornar amigo pessoa de Bruce Lee. No cinema, alcançou grande divulgação com os filmes de um de seus alunos, Jeff Speakman. No Brasil - até o fechamento desta pauta -tem representante no Mato Grosso e em São Paulo
Hawaii Kenpo ou Kenpo Havaino
Desenvolvida pelo Sensei M. Bill Ryusaki, tem suas raízes no kosho ryu kenpo de Willian Chow e também na formação de Bill Ryusaki em Kajukenbo.
É importante frisar que além dos estilos descritos nesta matéria, existem inúmeras versões do kempo. Assim, temos o kempo chinês ( wu shu), inúmeros estilos de kenpo na América do Norte e ate um kenpo brasileiro, derivado do kenpo havaiano.
Bons treinos!
Bill Ryusaki e Bruce Lee |
Bastante focado em defesa pessoal, a grande base dos movimentos e técnicas do hawaii kenpo são baseados no karate shotokan, judô/ju-jutsu, kenpo e kajukembo. Posteriormente técnicas do kung fu foram adicionadas. Também tem representaçoes no Brasil.
Kajukenbo
O kajukenbo é uma arte marcial híbrida, cujo nome evidencia suas origens: ka ( karate coreano, o tang su do), ju ( judo e jujitsu), ken (kenpo japonês e chinês ) e bo ( boxe chines e americano) . Foi desenvolvido no século XX, na década de 1940, em Oahu (Havaí) como método de auto-defesa contra criminosos e soldados da marinha americana que atacavam os habitantes locais. Kajukenbo é por definição um método em que as defesas e os ataques sempre mudam. É um sistema que continua sempre em evolução, e utiliza qualquer técnica que funcione. Assim, ja foram incorporados golpes do aikido e da eskrima. O sistema utiliza mais arremessos que qualquer outra escola de kempo.
É importante frisar que além dos estilos descritos nesta matéria, existem inúmeras versões do kempo. Assim, temos o kempo chinês ( wu shu), inúmeros estilos de kenpo na América do Norte e ate um kenpo brasileiro, derivado do kenpo havaiano.
Bons treinos!
FELIPE ALBUQUERQUE Sem parar de estudar e aprender |
Referencia:
Imagens: divulgação
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O Kenpo Americano
Concebido pelo Grão-Mestre Ed Parker, o Kenpo Americano é um dos mais abrangentes sistemas de Artes Marciais dos dias de hoje. Reconhecido como o “Pai” incontestado do Karaté Americano, Mr. Parker e os seus esforços pioneiros foram vitais à intrudução do Karaté na América, há mais de 40 anos atrás.
O Kenpo Americano foi influenciado pelas artes Chinesas, as quais Mr. Parker reviu de forma a lidarem com os métodos de “luta” actuais. A necessidade de inovação foi realizada anos atrás por Mr. Parker durante os seus primeiros anos de treino. Enquanto crescia no Hawaii, ele analisou os métodos de combate e viu a necessidade de uma versão mais actualizada das Artes Marciais. Quebrando os laços da tradição, ele testou meios mais lógicos e práticos de “combater” os nossos métodos modernos de “luta” – surgindo assim as suas próprias inovações da Arte.
O relacionamento entre os sistemas de Artes Marciais – as suas diferenças, semelhanças, etc. – é um tanto ou quanto incerto. No entanto, permanece o facto de que é necessário esclarecimento para aqueles que desconhecem esses relacionamentos. Embora haja diferenças entre os três, Judo, Jiu-Jitsu e Aikido têm um factor em comum – são todos meios Orientais de “Wrestling”. Por outro lado, Karaté, Kung-Fu, Kenpo, Tae-kwon-do, Tang-soo-do e outros estilos semelhantes são formas Orientais de “Boxing”.
Karaté, que significa “mãos vazias”, é um termo usado pelos Japoneses para descrever os sistemas do Japão e de Okianawa. Os seus movimentos são principalmente lineares dando mais importância ao poder. Tae-kwon-do e Tang-soo-do são termos Coreanos usados para descrever os seus métodos. Centram-se mais em pontapés altos, pontapés em salto, e também acreditam em poder. Kung-Fu é um termo usado pelos Chineses mais a Oeste para descrever os sistemas da China. Os sistemas de Kung-Fu são graciosos, fluidos, circulares em movimento, e muito flexíveis. A maioria dos sistemas Chineses preocupam-se mais com a velocidade do que com o poder.
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